Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4032 |
Resumo: | O presente artigo centra sua atenção no desenvolvimento de uma abordagem interdisciplinar das funções trigonométricas através da análise da representação matemática do conceito de timbre. Numa primeira etapa, apresentamos um resumo dos conceitos necessários ao estudo do timbre de instrumentos musicais, onde as séries de Fourier e as séries harmônicas jogam papel fundamental. Numa segunda etapa, levantamos um quadro da apresentação do citado conceito a partir de uma revisão de alguns dos principais textos didáticos do segundo ano do ensino médio. Nesta etapa, apontamos possíveis falhas destas apresentações textuais, à luz do referencial teórico da acústica. Por fim, apresentamos duas experiências didáticas no ensino do conceito de timbre que podem ser utilizadas tanto por professores de matemática no estudo das funções trigonométricas quanto por professores de física, no estudo da mecânica ondulatória, interessados numa prática de ensino construtivista. |
id |
UNESP-14_a5fe02320ce19cc508ce7ae0a3fd1aff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4032 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicasSéries de Fourier. Timbre. Instrumentos Musicais. Educação Matemática. Educação em Física.O presente artigo centra sua atenção no desenvolvimento de uma abordagem interdisciplinar das funções trigonométricas através da análise da representação matemática do conceito de timbre. Numa primeira etapa, apresentamos um resumo dos conceitos necessários ao estudo do timbre de instrumentos musicais, onde as séries de Fourier e as séries harmônicas jogam papel fundamental. Numa segunda etapa, levantamos um quadro da apresentação do citado conceito a partir de uma revisão de alguns dos principais textos didáticos do segundo ano do ensino médio. Nesta etapa, apontamos possíveis falhas destas apresentações textuais, à luz do referencial teórico da acústica. Por fim, apresentamos duas experiências didáticas no ensino do conceito de timbre que podem ser utilizadas tanto por professores de matemática no estudo das funções trigonométricas quanto por professores de física, no estudo da mecânica ondulatória, interessados numa prática de ensino construtivista.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2010-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4032Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 597-6241980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4032/3268Monteiro Jr., Francisco Naironinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:05:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4032Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:05:13Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas |
title |
Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas |
spellingShingle |
Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas Monteiro Jr., Francisco Nairon Séries de Fourier. Timbre. Instrumentos Musicais. Educação Matemática. Educação em Física. |
title_short |
Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas |
title_full |
Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas |
title_fullStr |
Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas |
title_sort |
Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas |
author |
Monteiro Jr., Francisco Nairon |
author_facet |
Monteiro Jr., Francisco Nairon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro Jr., Francisco Nairon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Séries de Fourier. Timbre. Instrumentos Musicais. Educação Matemática. Educação em Física. |
topic |
Séries de Fourier. Timbre. Instrumentos Musicais. Educação Matemática. Educação em Física. |
description |
O presente artigo centra sua atenção no desenvolvimento de uma abordagem interdisciplinar das funções trigonométricas através da análise da representação matemática do conceito de timbre. Numa primeira etapa, apresentamos um resumo dos conceitos necessários ao estudo do timbre de instrumentos musicais, onde as séries de Fourier e as séries harmônicas jogam papel fundamental. Numa segunda etapa, levantamos um quadro da apresentação do citado conceito a partir de uma revisão de alguns dos principais textos didáticos do segundo ano do ensino médio. Nesta etapa, apontamos possíveis falhas destas apresentações textuais, à luz do referencial teórico da acústica. Por fim, apresentamos duas experiências didáticas no ensino do conceito de timbre que podem ser utilizadas tanto por professores de matemática no estudo das funções trigonométricas quanto por professores de física, no estudo da mecânica ondulatória, interessados numa prática de ensino construtivista. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4032 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4032/3268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 597-624 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215873888190464 |