Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro Jr., Francisco Nairon
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4032
Resumo: O presente artigo centra sua atenção no desenvolvimento de uma abordagem interdisciplinar das funções trigonométricas através da análise da representação matemática do conceito de timbre. Numa primeira etapa, apresentamos um resumo dos conceitos necessários ao estudo do timbre de instrumentos musicais, onde as séries de Fourier e as séries harmônicas jogam papel fundamental. Numa segunda etapa, levantamos um quadro da apresentação do citado conceito a partir de uma revisão de alguns dos principais textos didáticos do segundo ano do ensino médio. Nesta etapa, apontamos possíveis falhas destas apresentações textuais, à luz do referencial teórico da acústica. Por fim, apresentamos duas experiências didáticas no ensino do conceito de timbre que podem ser utilizadas tanto por professores de matemática no estudo das funções trigonométricas quanto por professores de física, no estudo da mecânica ondulatória, interessados numa prática de ensino construtivista.
id UNESP-14_a5fe02320ce19cc508ce7ae0a3fd1aff
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4032
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicasSéries de Fourier. Timbre. Instrumentos Musicais. Educação Matemática. Educação em Física.O presente artigo centra sua atenção no desenvolvimento de uma abordagem interdisciplinar das funções trigonométricas através da análise da representação matemática do conceito de timbre. Numa primeira etapa, apresentamos um resumo dos conceitos necessários ao estudo do timbre de instrumentos musicais, onde as séries de Fourier e as séries harmônicas jogam papel fundamental. Numa segunda etapa, levantamos um quadro da apresentação do citado conceito a partir de uma revisão de alguns dos principais textos didáticos do segundo ano do ensino médio. Nesta etapa, apontamos possíveis falhas destas apresentações textuais, à luz do referencial teórico da acústica. Por fim, apresentamos duas experiências didáticas no ensino do conceito de timbre que podem ser utilizadas tanto por professores de matemática no estudo das funções trigonométricas quanto por professores de física, no estudo da mecânica ondulatória, interessados numa prática de ensino construtivista.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2010-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4032Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 597-6241980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4032/3268Monteiro Jr., Francisco Naironinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:05:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4032Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:05:13Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas
title Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas
spellingShingle Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas
Monteiro Jr., Francisco Nairon
Séries de Fourier. Timbre. Instrumentos Musicais. Educação Matemática. Educação em Física.
title_short Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas
title_full Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas
title_fullStr Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas
title_full_unstemmed Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas
title_sort Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas
author Monteiro Jr., Francisco Nairon
author_facet Monteiro Jr., Francisco Nairon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro Jr., Francisco Nairon
dc.subject.por.fl_str_mv Séries de Fourier. Timbre. Instrumentos Musicais. Educação Matemática. Educação em Física.
topic Séries de Fourier. Timbre. Instrumentos Musicais. Educação Matemática. Educação em Física.
description O presente artigo centra sua atenção no desenvolvimento de uma abordagem interdisciplinar das funções trigonométricas através da análise da representação matemática do conceito de timbre. Numa primeira etapa, apresentamos um resumo dos conceitos necessários ao estudo do timbre de instrumentos musicais, onde as séries de Fourier e as séries harmônicas jogam papel fundamental. Numa segunda etapa, levantamos um quadro da apresentação do citado conceito a partir de uma revisão de alguns dos principais textos didáticos do segundo ano do ensino médio. Nesta etapa, apontamos possíveis falhas destas apresentações textuais, à luz do referencial teórico da acústica. Por fim, apresentamos duas experiências didáticas no ensino do conceito de timbre que podem ser utilizadas tanto por professores de matemática no estudo das funções trigonométricas quanto por professores de física, no estudo da mecânica ondulatória, interessados numa prática de ensino construtivista.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4032
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4032/3268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 597-624
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873888190464