Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42259 |
Resumo: | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento |
id |
UFU_56fdc8d77fa82ba2af0b1670d90ff50d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/42259 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERPSistemas de gestão empresarial (ERP)Indicadores estratégicosEficácia de investimentosBenchmarkingLifetime Value (LTV)Custo de Aquisição do Cliente (CAC)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOPesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Os sistemas de gestão empresarial, como o ERP, são amplamente utilizados para proporcionar uma visão abrangente da empresa, facilitando a tomada de decisões. Objetivou-se com esse relato tecnológico, descrever o processo de implementação de indicadores de performance em um ERP para suportar o processo de tomada de decisão. Neste estudo, focou-se na implementação e análise dos indicadores estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e Lifetime Value (LTV) em uma empresa de ERP em Uberlândia, Minas Gerais. A empresa enfrentava desafios na eficácia dos investimentos em marketing e digital e na retenção de clientes. Realizou-se análises de benchmarking com outras empresas para melhorar suas práticas, focando em indicadores como CAC e LTV. Como intervenção adotada, foram estabelecidas áreas e regras de cálculo para os indicadores CAC e LTV, seguidas pela coleta e tratamento de dados. Utilizou-se consultas SQL e ferramentas como Mitra para desenvolver os indicadores. Como resultados alcançados, a partir da construção dos indicadores, permitiu uma visão clara dos custos de aquisição de clientes e do retorno sobre o investimento. Foram desenvolvidos dashboards que fornecem informações detalhadas sobre CAC, LTV e Payback, permitindo à empresa avaliar a eficácia de seus investimentos em marketing e vendas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilGestão da InformaçãoLopes, Joséhttp://lattes.cnpq.br/1181111177305483Penedo, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/6987375118761399Soares, Déborahttp://lattes.cnpq.br/7489956449419199Silva, Larissa2024-08-20T13:44:56Z2024-08-20T13:44:56Z2024-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Larissa Beatriz Santos. Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERP. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-08-21T06:18:31Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/42259Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-08-21T06:18:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERP |
title |
Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERP |
spellingShingle |
Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERP Silva, Larissa Sistemas de gestão empresarial (ERP) Indicadores estratégicos Eficácia de investimentos Benchmarking Lifetime Value (LTV) Custo de Aquisição do Cliente (CAC) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO |
title_short |
Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERP |
title_full |
Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERP |
title_fullStr |
Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERP |
title_full_unstemmed |
Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERP |
title_sort |
Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERP |
author |
Silva, Larissa |
author_facet |
Silva, Larissa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, José http://lattes.cnpq.br/1181111177305483 Penedo, Antonio http://lattes.cnpq.br/6987375118761399 Soares, Débora http://lattes.cnpq.br/7489956449419199 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Larissa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas de gestão empresarial (ERP) Indicadores estratégicos Eficácia de investimentos Benchmarking Lifetime Value (LTV) Custo de Aquisição do Cliente (CAC) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO |
topic |
Sistemas de gestão empresarial (ERP) Indicadores estratégicos Eficácia de investimentos Benchmarking Lifetime Value (LTV) Custo de Aquisição do Cliente (CAC) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO |
description |
Pesquisa sem auxílio de agências de fomento |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-20T13:44:56Z 2024-08-20T13:44:56Z 2024-04-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Larissa Beatriz Santos. Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERP. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42259 |
identifier_str_mv |
SILVA, Larissa Beatriz Santos. Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERP. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Gestão da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Gestão da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711295627657216 |