Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Micellyna Lima da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24309
Resumo: This course completion work aimed to investigate ways to arouse sensitive experiences by instigating the curious and thoughtful look of children. Assuming that if there is a mediating relationship between the subject, the object, and the constitution of a creative imagination through observation, especially through the bias of art and nature, there is the possibility of a meaningful learning for the constitution of the sensitive thinker kid. For that, an intervention research was developed through strategies and pedagogical proposals made by the author in order to reflect and improve her educational practice and develop the possibilities of children's art taste. The results indicate the importance of art teaching combined with nature in the construction and constitution of a sensitive thinking view of children and teachers in the teaching and learning process in Early Childhood Education.
id UFU_58b511d8454d5e41a23ba6c806193cdc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/24309
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças.Art, nature and childhood: paths that cross to the constitution of a sensitive thinking gaze of the teacher and the children.Arte, naturaleza e infancia: caminos que se cruzan hacia la constitución de una sensible mirada pensante del profesor y de los niños.ArteNaturezaFotografiaSensível olhar-pensanteCriançaPropostas pedagógicasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESThis course completion work aimed to investigate ways to arouse sensitive experiences by instigating the curious and thoughtful look of children. Assuming that if there is a mediating relationship between the subject, the object, and the constitution of a creative imagination through observation, especially through the bias of art and nature, there is the possibility of a meaningful learning for the constitution of the sensitive thinker kid. For that, an intervention research was developed through strategies and pedagogical proposals made by the author in order to reflect and improve her educational practice and develop the possibilities of children's art taste. The results indicate the importance of art teaching combined with nature in the construction and constitution of a sensitive thinking view of children and teachers in the teaching and learning process in Early Childhood Education.UFU - Universidade Federal de UberlândiaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho de conclusão de curso visou investigar maneiras de despertar experiências sensíveis, instigando o olhar curioso e pensante das crianças. Tendo como pressuposto que se há uma relação mediadora entre o sujeito, o objeto e constituição de uma imaginação criadora por meio da observação, sobretudo pelo viés da arte e da natureza há a possibilidade de uma aprendizagem significativa para a constituição de sensível olhar-pensante da criança. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de intervenção por meio de estratégias e propostas pedagógicas realizadas pela autora a fim de refletir e aperfeiçoar sua prática educacional e desenvolver as possibilidades do gosto pela arte nas crianças. Os resultados indicam a importância do ensino da arte conjugada com a natureza na construção e constituição de um sensível olhar pensante das crianças e do professor no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.Universidade Federal de UberlândiaBrasilArtes VisuaisResende, Valéria Aparecida Dias Lacerda dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233687D8Melo, Roberta Maira deOliveira, Jesiane Maria Fernandes deSilva, Micellyna Lima da2019-02-14T12:39:58Z2019-02-14T12:39:58Z2018-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Micellyna Lima. Arte, Natureza e Infância: Caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação no curso de Artes Visuais)- Universidade Federal de Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-02-14T12:39:59Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/24309Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-02-14T12:39:59Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças.
Art, nature and childhood: paths that cross to the constitution of a sensitive thinking gaze of the teacher and the children.
Arte, naturaleza e infancia: caminos que se cruzan hacia la constitución de una sensible mirada pensante del profesor y de los niños.
title Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças.
spellingShingle Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças.
Silva, Micellyna Lima da
Arte
Natureza
Fotografia
Sensível olhar-pensante
Criança
Propostas pedagógicas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças.
title_full Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças.
title_fullStr Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças.
title_full_unstemmed Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças.
title_sort Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças.
author Silva, Micellyna Lima da
author_facet Silva, Micellyna Lima da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233687D8
Melo, Roberta Maira de
Oliveira, Jesiane Maria Fernandes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Micellyna Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Natureza
Fotografia
Sensível olhar-pensante
Criança
Propostas pedagógicas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Arte
Natureza
Fotografia
Sensível olhar-pensante
Criança
Propostas pedagógicas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This course completion work aimed to investigate ways to arouse sensitive experiences by instigating the curious and thoughtful look of children. Assuming that if there is a mediating relationship between the subject, the object, and the constitution of a creative imagination through observation, especially through the bias of art and nature, there is the possibility of a meaningful learning for the constitution of the sensitive thinker kid. For that, an intervention research was developed through strategies and pedagogical proposals made by the author in order to reflect and improve her educational practice and develop the possibilities of children's art taste. The results indicate the importance of art teaching combined with nature in the construction and constitution of a sensitive thinking view of children and teachers in the teaching and learning process in Early Childhood Education.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
2019-02-14T12:39:58Z
2019-02-14T12:39:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Micellyna Lima. Arte, Natureza e Infância: Caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação no curso de Artes Visuais)- Universidade Federal de Uberlândia, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24309
identifier_str_mv SILVA, Micellyna Lima. Arte, Natureza e Infância: Caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação no curso de Artes Visuais)- Universidade Federal de Uberlândia, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Artes Visuais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Artes Visuais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569609484468224