Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24309 |
Resumo: | This course completion work aimed to investigate ways to arouse sensitive experiences by instigating the curious and thoughtful look of children. Assuming that if there is a mediating relationship between the subject, the object, and the constitution of a creative imagination through observation, especially through the bias of art and nature, there is the possibility of a meaningful learning for the constitution of the sensitive thinker kid. For that, an intervention research was developed through strategies and pedagogical proposals made by the author in order to reflect and improve her educational practice and develop the possibilities of children's art taste. The results indicate the importance of art teaching combined with nature in the construction and constitution of a sensitive thinking view of children and teachers in the teaching and learning process in Early Childhood Education. |
id |
UFU_58b511d8454d5e41a23ba6c806193cdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/24309 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças.Art, nature and childhood: paths that cross to the constitution of a sensitive thinking gaze of the teacher and the children.Arte, naturaleza e infancia: caminos que se cruzan hacia la constitución de una sensible mirada pensante del profesor y de los niños.ArteNaturezaFotografiaSensível olhar-pensanteCriançaPropostas pedagógicasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESThis course completion work aimed to investigate ways to arouse sensitive experiences by instigating the curious and thoughtful look of children. Assuming that if there is a mediating relationship between the subject, the object, and the constitution of a creative imagination through observation, especially through the bias of art and nature, there is the possibility of a meaningful learning for the constitution of the sensitive thinker kid. For that, an intervention research was developed through strategies and pedagogical proposals made by the author in order to reflect and improve her educational practice and develop the possibilities of children's art taste. The results indicate the importance of art teaching combined with nature in the construction and constitution of a sensitive thinking view of children and teachers in the teaching and learning process in Early Childhood Education.UFU - Universidade Federal de UberlândiaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho de conclusão de curso visou investigar maneiras de despertar experiências sensíveis, instigando o olhar curioso e pensante das crianças. Tendo como pressuposto que se há uma relação mediadora entre o sujeito, o objeto e constituição de uma imaginação criadora por meio da observação, sobretudo pelo viés da arte e da natureza há a possibilidade de uma aprendizagem significativa para a constituição de sensível olhar-pensante da criança. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de intervenção por meio de estratégias e propostas pedagógicas realizadas pela autora a fim de refletir e aperfeiçoar sua prática educacional e desenvolver as possibilidades do gosto pela arte nas crianças. Os resultados indicam a importância do ensino da arte conjugada com a natureza na construção e constituição de um sensível olhar pensante das crianças e do professor no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.Universidade Federal de UberlândiaBrasilArtes VisuaisResende, Valéria Aparecida Dias Lacerda dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233687D8Melo, Roberta Maira deOliveira, Jesiane Maria Fernandes deSilva, Micellyna Lima da2019-02-14T12:39:58Z2019-02-14T12:39:58Z2018-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Micellyna Lima. Arte, Natureza e Infância: Caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação no curso de Artes Visuais)- Universidade Federal de Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-02-14T12:39:59Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/24309Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-02-14T12:39:59Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. Art, nature and childhood: paths that cross to the constitution of a sensitive thinking gaze of the teacher and the children. Arte, naturaleza e infancia: caminos que se cruzan hacia la constitución de una sensible mirada pensante del profesor y de los niños. |
title |
Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. |
spellingShingle |
Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. Silva, Micellyna Lima da Arte Natureza Fotografia Sensível olhar-pensante Criança Propostas pedagógicas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. |
title_full |
Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. |
title_fullStr |
Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. |
title_full_unstemmed |
Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. |
title_sort |
Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. |
author |
Silva, Micellyna Lima da |
author_facet |
Silva, Micellyna Lima da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233687D8 Melo, Roberta Maira de Oliveira, Jesiane Maria Fernandes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Micellyna Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Natureza Fotografia Sensível olhar-pensante Criança Propostas pedagógicas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Arte Natureza Fotografia Sensível olhar-pensante Criança Propostas pedagógicas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
This course completion work aimed to investigate ways to arouse sensitive experiences by instigating the curious and thoughtful look of children. Assuming that if there is a mediating relationship between the subject, the object, and the constitution of a creative imagination through observation, especially through the bias of art and nature, there is the possibility of a meaningful learning for the constitution of the sensitive thinker kid. For that, an intervention research was developed through strategies and pedagogical proposals made by the author in order to reflect and improve her educational practice and develop the possibilities of children's art taste. The results indicate the importance of art teaching combined with nature in the construction and constitution of a sensitive thinking view of children and teachers in the teaching and learning process in Early Childhood Education. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 2019-02-14T12:39:58Z 2019-02-14T12:39:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Micellyna Lima. Arte, Natureza e Infância: Caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação no curso de Artes Visuais)- Universidade Federal de Uberlândia, 2018. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24309 |
identifier_str_mv |
SILVA, Micellyna Lima. Arte, Natureza e Infância: Caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação no curso de Artes Visuais)- Universidade Federal de Uberlândia, 2018. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Artes Visuais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Artes Visuais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569609484468224 |