Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7752 |
Resumo: | O estudo analisa a mediação da leitura e conversa sobre textos literários, identificando que aspectos dessa mediação poderiam contribuir para a formação de “leitores pensantes” (CHAMBERS, 2011) e que, ativamente, buscam construir sentidos. Para isso três rodas de história conduzidas com crianças entre 4-5 anos por três professoras de instituições públicas do Recife foram videogravadas e transcritas. Os livros de literatura selecionados pelas professoras também foram analisados, indicando-se as “oportunidades” oferecidas pelos textos e ilustrações para engajar as crianças na atividade de construção de sentidos. Em seguida, foi examinado o processo de produção conjunta de significados entre cada professora e seu grupo de crianças com vistas a refletir sobre as interações que propiciavam uma maior aproximação com os implícitos da narrativa e com as pistas dadas pelas ilustrações. Conduzir a leitura de livros de literatura nessa perspectiva revelou-se uma atividade complexa, mas possível, como se constatou na mediação realizada por uma das três professoras. |
id |
UNEB-3_9260e8492e22025746448c0ca4c7acb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7752 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”Mediação de leituraLeitores pensantesEducação Infantil. O estudo analisa a mediação da leitura e conversa sobre textos literários, identificando que aspectos dessa mediação poderiam contribuir para a formação de “leitores pensantes” (CHAMBERS, 2011) e que, ativamente, buscam construir sentidos. Para isso três rodas de história conduzidas com crianças entre 4-5 anos por três professoras de instituições públicas do Recife foram videogravadas e transcritas. Os livros de literatura selecionados pelas professoras também foram analisados, indicando-se as “oportunidades” oferecidas pelos textos e ilustrações para engajar as crianças na atividade de construção de sentidos. Em seguida, foi examinado o processo de produção conjunta de significados entre cada professora e seu grupo de crianças com vistas a refletir sobre as interações que propiciavam uma maior aproximação com os implícitos da narrativa e com as pistas dadas pelas ilustrações. Conduzir a leitura de livros de literatura nessa perspectiva revelou-se uma atividade complexa, mas possível, como se constatou na mediação realizada por uma das três professoras.UNEB2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/775210.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p310-326Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 63 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 310-3262358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v30.n63reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7752/8754Copyright (c) 2021 Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, Ana Raquel da Rocha Bezerra, Jane Rafaela Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessPerrusi Alves Brandão, Ana Carolinada Rocha Bezerra, Ana RaquelPereira da Silva, Jane Rafaela2021-10-20T21:32:03Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7752Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-10-20T21:32:03Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes” |
title |
Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes” |
spellingShingle |
Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes” Perrusi Alves Brandão, Ana Carolina Mediação de leitura Leitores pensantes Educação Infantil. |
title_short |
Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes” |
title_full |
Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes” |
title_fullStr |
Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes” |
title_full_unstemmed |
Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes” |
title_sort |
Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes” |
author |
Perrusi Alves Brandão, Ana Carolina |
author_facet |
Perrusi Alves Brandão, Ana Carolina da Rocha Bezerra, Ana Raquel Pereira da Silva, Jane Rafaela |
author_role |
author |
author2 |
da Rocha Bezerra, Ana Raquel Pereira da Silva, Jane Rafaela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perrusi Alves Brandão, Ana Carolina da Rocha Bezerra, Ana Raquel Pereira da Silva, Jane Rafaela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação de leitura Leitores pensantes Educação Infantil. |
topic |
Mediação de leitura Leitores pensantes Educação Infantil. |
description |
O estudo analisa a mediação da leitura e conversa sobre textos literários, identificando que aspectos dessa mediação poderiam contribuir para a formação de “leitores pensantes” (CHAMBERS, 2011) e que, ativamente, buscam construir sentidos. Para isso três rodas de história conduzidas com crianças entre 4-5 anos por três professoras de instituições públicas do Recife foram videogravadas e transcritas. Os livros de literatura selecionados pelas professoras também foram analisados, indicando-se as “oportunidades” oferecidas pelos textos e ilustrações para engajar as crianças na atividade de construção de sentidos. Em seguida, foi examinado o processo de produção conjunta de significados entre cada professora e seu grupo de crianças com vistas a refletir sobre as interações que propiciavam uma maior aproximação com os implícitos da narrativa e com as pistas dadas pelas ilustrações. Conduzir a leitura de livros de literatura nessa perspectiva revelou-se uma atividade complexa, mas possível, como se constatou na mediação realizada por uma das três professoras. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double-blinded peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7752 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p310-326 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7752 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p310-326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7752/8754 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 63 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 310-326 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v30.n63 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210957172998144 |