Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perrusi Alves Brandão, Ana Carolina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Rocha Bezerra, Ana Raquel, Pereira da Silva, Jane Rafaela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7752
Resumo:  O estudo analisa a mediação da leitura e conversa sobre textos literários, identificando que aspectos dessa mediação poderiam contribuir para a formação de “leitores pensantes” (CHAMBERS, 2011) e que, ativamente, buscam construir sentidos. Para isso três rodas de história conduzidas com crianças entre 4-5 anos por três professoras de instituições públicas do Recife foram videogravadas e transcritas. Os livros de literatura selecionados pelas professoras também foram analisados, indicando-se as “oportunidades” oferecidas pelos textos e ilustrações para engajar as crianças na atividade de construção de sentidos. Em seguida, foi examinado o processo de produção conjunta de significados entre cada professora e seu grupo de crianças com vistas a refletir sobre as interações que propiciavam uma maior aproximação com os implícitos da narrativa e com as pistas dadas pelas ilustrações. Conduzir a leitura de livros de literatura nessa perspectiva revelou-se uma atividade complexa, mas possível, como se constatou na mediação realizada por uma das três professoras.
id UNEB-3_9260e8492e22025746448c0ca4c7acb3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7752
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”Mediação de leituraLeitores pensantesEducação Infantil. O estudo analisa a mediação da leitura e conversa sobre textos literários, identificando que aspectos dessa mediação poderiam contribuir para a formação de “leitores pensantes” (CHAMBERS, 2011) e que, ativamente, buscam construir sentidos. Para isso três rodas de história conduzidas com crianças entre 4-5 anos por três professoras de instituições públicas do Recife foram videogravadas e transcritas. Os livros de literatura selecionados pelas professoras também foram analisados, indicando-se as “oportunidades” oferecidas pelos textos e ilustrações para engajar as crianças na atividade de construção de sentidos. Em seguida, foi examinado o processo de produção conjunta de significados entre cada professora e seu grupo de crianças com vistas a refletir sobre as interações que propiciavam uma maior aproximação com os implícitos da narrativa e com as pistas dadas pelas ilustrações. Conduzir a leitura de livros de literatura nessa perspectiva revelou-se uma atividade complexa, mas possível, como se constatou na mediação realizada por uma das três professoras.UNEB2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/775210.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p310-326Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 63 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 310-3262358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v30.n63reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7752/8754Copyright (c) 2021 Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, Ana Raquel da Rocha Bezerra, Jane Rafaela Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessPerrusi Alves Brandão, Ana Carolinada Rocha Bezerra, Ana RaquelPereira da Silva, Jane Rafaela2021-10-20T21:32:03Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7752Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-10-20T21:32:03Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”
title Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”
spellingShingle Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”
Perrusi Alves Brandão, Ana Carolina
Mediação de leitura
Leitores pensantes
Educação Infantil.
title_short Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”
title_full Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”
title_fullStr Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”
title_full_unstemmed Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”
title_sort Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”
author Perrusi Alves Brandão, Ana Carolina
author_facet Perrusi Alves Brandão, Ana Carolina
da Rocha Bezerra, Ana Raquel
Pereira da Silva, Jane Rafaela
author_role author
author2 da Rocha Bezerra, Ana Raquel
Pereira da Silva, Jane Rafaela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perrusi Alves Brandão, Ana Carolina
da Rocha Bezerra, Ana Raquel
Pereira da Silva, Jane Rafaela
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação de leitura
Leitores pensantes
Educação Infantil.
topic Mediação de leitura
Leitores pensantes
Educação Infantil.
description  O estudo analisa a mediação da leitura e conversa sobre textos literários, identificando que aspectos dessa mediação poderiam contribuir para a formação de “leitores pensantes” (CHAMBERS, 2011) e que, ativamente, buscam construir sentidos. Para isso três rodas de história conduzidas com crianças entre 4-5 anos por três professoras de instituições públicas do Recife foram videogravadas e transcritas. Os livros de literatura selecionados pelas professoras também foram analisados, indicando-se as “oportunidades” oferecidas pelos textos e ilustrações para engajar as crianças na atividade de construção de sentidos. Em seguida, foi examinado o processo de produção conjunta de significados entre cada professora e seu grupo de crianças com vistas a refletir sobre as interações que propiciavam uma maior aproximação com os implícitos da narrativa e com as pistas dadas pelas ilustrações. Conduzir a leitura de livros de literatura nessa perspectiva revelou-se uma atividade complexa, mas possível, como se constatou na mediação realizada por uma das três professoras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7752
10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p310-326
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7752
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p310-326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7752/8754
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 63 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 310-326
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v30.n63
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957172998144