Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social Twitter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31831 |
Resumo: | This paper examines how famous athletes, according to ESPN (2019) classification, communicate through Twitter, identifying and categorizing different types of communication. The choice of this issue is due to the great popularity of social networking services and the increase in the number of users who use them as a source of information in real time, with Twitter having a great visibility with regard to sports. This paper was also carried out in order to further discuss this topic, since digital world has undergone significant transformations in the last decade. The data was collected using the documentary research method, composing a sample of 240 tweets. Finally, data analysis was carried out and new categories that had not been identified in Pegoraro (2010) and Frederick et al. (2012) studies were discovered, such as: matters of primary importance, amenities and related to celebrities.It was found that the main way this tool is used is to promote someone else's product, business or brand, which allows brands to promote marketing actions through the image of sportsmen. |
id |
UFU_5bec10c3a41c7095087954366c835231 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/31831 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social TwitterTypes of communications used by famous athletes: an analysis on the social network TwitterTwitterMarketing digitalMarketing esportivoAtletasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOThis paper examines how famous athletes, according to ESPN (2019) classification, communicate through Twitter, identifying and categorizing different types of communication. The choice of this issue is due to the great popularity of social networking services and the increase in the number of users who use them as a source of information in real time, with Twitter having a great visibility with regard to sports. This paper was also carried out in order to further discuss this topic, since digital world has undergone significant transformations in the last decade. The data was collected using the documentary research method, composing a sample of 240 tweets. Finally, data analysis was carried out and new categories that had not been identified in Pegoraro (2010) and Frederick et al. (2012) studies were discovered, such as: matters of primary importance, amenities and related to celebrities.It was found that the main way this tool is used is to promote someone else's product, business or brand, which allows brands to promote marketing actions through the image of sportsmen.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente estudo analisa como os atletas famosos, segundo classificação da ESPN (2019), se comunicam por meio do Twitter, identificando e categorizando os diferentes tipos de comunicação. A escolha desse problema se deve à grande popularidade das redes sociais e ao aumento do número de usuários que as utilizam como fontes de informação em tempo real, sendo que o Twitter tem uma grande visibilidade no que se refere a esportes. O trabalho foi executado também com o fim de enriquecer os estudos que abordam o tema e que precisam ser revisitados, pois o mundo digital sofreu transformações significativas na última década. Os dados foram coletados pelo método da pesquisa documental, compondo uma amostra de 240 tuítes. Por fim, foi realizada a análise dos tuítes e descobriram-se novas categorias que não tinham sido identificadas nos trabalhos de Pegoraro (2010) e Frederick et al. (2012), tais como: assuntos de importância primária, amenidades e relacionado às celebridades. Verificou-se que a principal forma de utilização dessa ferramenta foi para a promoção de produto, negócio e/ou marca de outrem, o que permite às marcas promoverem ações mercadológicas por meio da figura dos esportistas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilAdministraçãoSantana, Élcio Eduardo de Paulahttp://lattes.cnpq.br/7567021432621129Fagundes, André Francisco Alcântarahttp://lattes.cnpq.br/4605993276758331Paula, Verônica Freitas dehttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691Ferreira, Renata Costa2021-05-31T15:28:23Z2021-05-31T15:28:23Z2021-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Renata Costa. Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social Twitter. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31831porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-06-01T06:32:10Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31831Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-06-01T06:32:10Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social Twitter Types of communications used by famous athletes: an analysis on the social network Twitter |
title |
Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social Twitter |
spellingShingle |
Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social Twitter Ferreira, Renata Costa Marketing digital Marketing esportivo Atletas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social Twitter |
title_full |
Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social Twitter |
title_fullStr |
Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social Twitter |
title_full_unstemmed |
Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social Twitter |
title_sort |
Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social Twitter |
author |
Ferreira, Renata Costa |
author_facet |
Ferreira, Renata Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santana, Élcio Eduardo de Paula http://lattes.cnpq.br/7567021432621129 Fagundes, André Francisco Alcântara http://lattes.cnpq.br/4605993276758331 Paula, Verônica Freitas de http://lattes.cnpq.br/0116513470932691 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Renata Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Twitter Marketing digital Marketing esportivo Atletas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Twitter Marketing digital Marketing esportivo Atletas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
This paper examines how famous athletes, according to ESPN (2019) classification, communicate through Twitter, identifying and categorizing different types of communication. The choice of this issue is due to the great popularity of social networking services and the increase in the number of users who use them as a source of information in real time, with Twitter having a great visibility with regard to sports. This paper was also carried out in order to further discuss this topic, since digital world has undergone significant transformations in the last decade. The data was collected using the documentary research method, composing a sample of 240 tweets. Finally, data analysis was carried out and new categories that had not been identified in Pegoraro (2010) and Frederick et al. (2012) studies were discovered, such as: matters of primary importance, amenities and related to celebrities.It was found that the main way this tool is used is to promote someone else's product, business or brand, which allows brands to promote marketing actions through the image of sportsmen. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31T15:28:23Z 2021-05-31T15:28:23Z 2021-05-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Renata Costa. Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social Twitter. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31831 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Renata Costa. Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social Twitter. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569578019848192 |