Percepção de estudantes quanto aos conhecimentos e comportamentos relacionados à educação financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Bárbara Aparecida Carlos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36839
Resumo: The objective of this study is to identify the perceptions of young students about knowledge and behavior related to financial education, before and after they have undergone training on the subject. For this, high school and higher education students, participants in a Financial Education project of the PET (Tutorial Education Program) Accounting Sciences of the UFU (Federal University of Uberlândia) were surveyed. Bearing in mind the need to improve financial education for young people, at secondary and higher levels, to ensure that the methods applied in the courses contribute to the development and capacity for the conscious use of money through financial planning. Finally, it was possible to see the improvement in the students' knowledge after the project, with everything we see that having financial education present in the curriculum from the initial teachings, can help people's quality of life.
id UFU_5ce4a9b1dac8882f960cc3455fe5c7f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/36839
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Percepção de estudantes quanto aos conhecimentos e comportamentos relacionados à educação financeiraEducação financeiraFinancial educationPlanejamento financeiroFinancial planningEstudos educaçãoStudies educationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISThe objective of this study is to identify the perceptions of young students about knowledge and behavior related to financial education, before and after they have undergone training on the subject. For this, high school and higher education students, participants in a Financial Education project of the PET (Tutorial Education Program) Accounting Sciences of the UFU (Federal University of Uberlândia) were surveyed. Bearing in mind the need to improve financial education for young people, at secondary and higher levels, to ensure that the methods applied in the courses contribute to the development and capacity for the conscious use of money through financial planning. Finally, it was possible to see the improvement in the students' knowledge after the project, with everything we see that having financial education present in the curriculum from the initial teachings, can help people's quality of life.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O objetivo deste estudo é identificar as percepções de jovens estudantes sobre os conhecimentos e comportamentos relacionados à educação financeira, antes e depois de terem passado por um treinamento acerca do assunto. Para isso, foram pesquisados os estudantes de ensino médio e superior, participantes de um projeto de Educação Financeira do PET (Programa de Educação Tutorial) Ciências Contábeis da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Tendo invista a necessidade da melhoria da educação financeira para jovens, em nível médio e superior, para garantir que os métodos aplicados nos cursos contribuam para o desenvolvimento e capacidade para o uso consciente do dinheiro por meio do planejamento financeiro. Por fim foi possível ver a melhoria que houve no conhecimento dos estudantes depois do projeto, com tudo vemos que ter a educação financeira presente na grade curricular desde os ensinos iniciais, pode auxiliar a qualidade de vida das pessoas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisSilva, Denise Mendes dahttp://lattes.cnpq.br/7299311437340135Blind Review, Blind ReviewxBlind Review, Blind ReviewxRibeiro, Bárbara Aparecida Carlos2023-01-30T16:54:42Z2023-01-30T16:54:42Z2023-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Bárbara Aparecida Carlos. Percepção de estudantes quanto aos conhecimentos e comportamentos relacionados à educação financeira. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Contábeis) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-01-31T06:18:21Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/36839Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-01-31T06:18:21Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de estudantes quanto aos conhecimentos e comportamentos relacionados à educação financeira
title Percepção de estudantes quanto aos conhecimentos e comportamentos relacionados à educação financeira
spellingShingle Percepção de estudantes quanto aos conhecimentos e comportamentos relacionados à educação financeira
Ribeiro, Bárbara Aparecida Carlos
Educação financeira
Financial education
Planejamento financeiro
Financial planning
Estudos educação
Studies education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Percepção de estudantes quanto aos conhecimentos e comportamentos relacionados à educação financeira
title_full Percepção de estudantes quanto aos conhecimentos e comportamentos relacionados à educação financeira
title_fullStr Percepção de estudantes quanto aos conhecimentos e comportamentos relacionados à educação financeira
title_full_unstemmed Percepção de estudantes quanto aos conhecimentos e comportamentos relacionados à educação financeira
title_sort Percepção de estudantes quanto aos conhecimentos e comportamentos relacionados à educação financeira
author Ribeiro, Bárbara Aparecida Carlos
author_facet Ribeiro, Bárbara Aparecida Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Denise Mendes da
http://lattes.cnpq.br/7299311437340135
Blind Review, Blind Review
x
Blind Review, Blind Review
x
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Bárbara Aparecida Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Financial education
Planejamento financeiro
Financial planning
Estudos educação
Studies education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Educação financeira
Financial education
Planejamento financeiro
Financial planning
Estudos educação
Studies education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description The objective of this study is to identify the perceptions of young students about knowledge and behavior related to financial education, before and after they have undergone training on the subject. For this, high school and higher education students, participants in a Financial Education project of the PET (Tutorial Education Program) Accounting Sciences of the UFU (Federal University of Uberlândia) were surveyed. Bearing in mind the need to improve financial education for young people, at secondary and higher levels, to ensure that the methods applied in the courses contribute to the development and capacity for the conscious use of money through financial planning. Finally, it was possible to see the improvement in the students' knowledge after the project, with everything we see that having financial education present in the curriculum from the initial teachings, can help people's quality of life.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-30T16:54:42Z
2023-01-30T16:54:42Z
2023-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Bárbara Aparecida Carlos. Percepção de estudantes quanto aos conhecimentos e comportamentos relacionados à educação financeira. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Contábeis) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36839
identifier_str_mv RIBEIRO, Bárbara Aparecida Carlos. Percepção de estudantes quanto aos conhecimentos e comportamentos relacionados à educação financeira. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Contábeis) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711430721994752