Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Paulo Celso Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19891
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.5
Resumo: The research seeks to determine the elements that condition the formulation of the public policy agenda, in the field of education, that deal with the textbook. It was concluded from the analysis of primary sources, especially official documentation and articles published in newspapers, that the textbook policies in Brazil had as a concern control over the content of the books and the creation of conditions that would guarantee the access of Students to the textbook. On the other hand, the policies of the didactic book in Brazil were constructed from the following factors: 1) that the books adopted in the schools should be chosen by the teachers; 2) that textbooks would be produced by the Brazilian publishing market; 3) that the State could exercise only the pedagogical evaluation of the textbook without, however, interfering in the textbook market nor in the choice of the book by that of the teacher.
id UFU_606cc8b50b4576368c3c93943ec92e28
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/19891
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no BrasilPublic policies of textbooks: elements for understanding the agenda of public policies in education in BrazilLivro didático no BrasilPolíticas públicas de educaçãoPolíticas públicas de livros didáticosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISThe research seeks to determine the elements that condition the formulation of the public policy agenda, in the field of education, that deal with the textbook. It was concluded from the analysis of primary sources, especially official documentation and articles published in newspapers, that the textbook policies in Brazil had as a concern control over the content of the books and the creation of conditions that would guarantee the access of Students to the textbook. On the other hand, the policies of the didactic book in Brazil were constructed from the following factors: 1) that the books adopted in the schools should be chosen by the teachers; 2) that textbooks would be produced by the Brazilian publishing market; 3) that the State could exercise only the pedagogical evaluation of the textbook without, however, interfering in the textbook market nor in the choice of the book by that of the teacher.Tese (Doutorado)A pesquisa procura determinar os elementos que condicionam a formulação da agenda das políticas públicas, no campo da educação, que tratam do livro didático. A partir da análise de fontes primárias, especialmente documentação oficial e matérias publicadas em jornais, concluiu-se que as políticas de livros didáticos, no Brasil, tiveram como preocupação o controle sobre o conteúdo dos livros e a criação de condições que garantissem o acesso dos estudantes ao livro didático. De outro lado, as políticas do livro didático, no Brasil, foram construídas a partir seguintes fatores: 1) que os livros adotados nas escolas deveriam ser escolhidos pelos professores; 2) que os livros didáticos seriam produzidos pelo mercado editorial brasileiro; 3) que o Estado poderia exercer, apenas, a avaliação pedagógica do livro didático sem, contudo, interferir no mercado do livro didático e nem na escolha do livro pelo do professor.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Marcelo Soares Pereira daJesus, Wilson Pereira deOliveira, José Mário AleluiaDanelon, MárcioLucena, Carlos AlbertoGonçalves, Paulo Celso Costa2017-11-08T18:53:04Z2017-11-08T18:53:04Z2017-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGONÇALVES, Paulo Celso Costa. Políticas públicas de livro didático: Elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19891http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-10-19T19:01:38Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19891Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-10-19T19:01:38Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil
Public policies of textbooks: elements for understanding the agenda of public policies in education in Brazil
title Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil
spellingShingle Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil
Gonçalves, Paulo Celso Costa
Livro didático no Brasil
Políticas públicas de educação
Políticas públicas de livros didáticos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
title_short Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil
title_full Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil
title_fullStr Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil
title_full_unstemmed Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil
title_sort Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil
author Gonçalves, Paulo Celso Costa
author_facet Gonçalves, Paulo Celso Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcelo Soares Pereira da
Jesus, Wilson Pereira de
Oliveira, José Mário Aleluia
Danelon, Márcio
Lucena, Carlos Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Paulo Celso Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático no Brasil
Políticas públicas de educação
Políticas públicas de livros didáticos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
topic Livro didático no Brasil
Políticas públicas de educação
Políticas públicas de livros didáticos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
description The research seeks to determine the elements that condition the formulation of the public policy agenda, in the field of education, that deal with the textbook. It was concluded from the analysis of primary sources, especially official documentation and articles published in newspapers, that the textbook policies in Brazil had as a concern control over the content of the books and the creation of conditions that would guarantee the access of Students to the textbook. On the other hand, the policies of the didactic book in Brazil were constructed from the following factors: 1) that the books adopted in the schools should be chosen by the teachers; 2) that textbooks would be produced by the Brazilian publishing market; 3) that the State could exercise only the pedagogical evaluation of the textbook without, however, interfering in the textbook market nor in the choice of the book by that of the teacher.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-08T18:53:04Z
2017-11-08T18:53:04Z
2017-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Paulo Celso Costa. Políticas públicas de livro didático: Elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19891
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.5
identifier_str_mv GONÇALVES, Paulo Celso Costa. Políticas públicas de livro didático: Elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19891
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569595487027200