Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19891 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.5 |
Resumo: | The research seeks to determine the elements that condition the formulation of the public policy agenda, in the field of education, that deal with the textbook. It was concluded from the analysis of primary sources, especially official documentation and articles published in newspapers, that the textbook policies in Brazil had as a concern control over the content of the books and the creation of conditions that would guarantee the access of Students to the textbook. On the other hand, the policies of the didactic book in Brazil were constructed from the following factors: 1) that the books adopted in the schools should be chosen by the teachers; 2) that textbooks would be produced by the Brazilian publishing market; 3) that the State could exercise only the pedagogical evaluation of the textbook without, however, interfering in the textbook market nor in the choice of the book by that of the teacher. |
id |
UFU_606cc8b50b4576368c3c93943ec92e28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/19891 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no BrasilPublic policies of textbooks: elements for understanding the agenda of public policies in education in BrazilLivro didático no BrasilPolíticas públicas de educaçãoPolíticas públicas de livros didáticosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISThe research seeks to determine the elements that condition the formulation of the public policy agenda, in the field of education, that deal with the textbook. It was concluded from the analysis of primary sources, especially official documentation and articles published in newspapers, that the textbook policies in Brazil had as a concern control over the content of the books and the creation of conditions that would guarantee the access of Students to the textbook. On the other hand, the policies of the didactic book in Brazil were constructed from the following factors: 1) that the books adopted in the schools should be chosen by the teachers; 2) that textbooks would be produced by the Brazilian publishing market; 3) that the State could exercise only the pedagogical evaluation of the textbook without, however, interfering in the textbook market nor in the choice of the book by that of the teacher.Tese (Doutorado)A pesquisa procura determinar os elementos que condicionam a formulação da agenda das políticas públicas, no campo da educação, que tratam do livro didático. A partir da análise de fontes primárias, especialmente documentação oficial e matérias publicadas em jornais, concluiu-se que as políticas de livros didáticos, no Brasil, tiveram como preocupação o controle sobre o conteúdo dos livros e a criação de condições que garantissem o acesso dos estudantes ao livro didático. De outro lado, as políticas do livro didático, no Brasil, foram construídas a partir seguintes fatores: 1) que os livros adotados nas escolas deveriam ser escolhidos pelos professores; 2) que os livros didáticos seriam produzidos pelo mercado editorial brasileiro; 3) que o Estado poderia exercer, apenas, a avaliação pedagógica do livro didático sem, contudo, interferir no mercado do livro didático e nem na escolha do livro pelo do professor.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Marcelo Soares Pereira daJesus, Wilson Pereira deOliveira, José Mário AleluiaDanelon, MárcioLucena, Carlos AlbertoGonçalves, Paulo Celso Costa2017-11-08T18:53:04Z2017-11-08T18:53:04Z2017-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGONÇALVES, Paulo Celso Costa. Políticas públicas de livro didático: Elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19891http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-10-19T19:01:38Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19891Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-10-19T19:01:38Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil Public policies of textbooks: elements for understanding the agenda of public policies in education in Brazil |
title |
Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil |
spellingShingle |
Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil Gonçalves, Paulo Celso Costa Livro didático no Brasil Políticas públicas de educação Políticas públicas de livros didáticos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS |
title_short |
Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil |
title_full |
Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil |
title_fullStr |
Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil |
title_sort |
Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil |
author |
Gonçalves, Paulo Celso Costa |
author_facet |
Gonçalves, Paulo Celso Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marcelo Soares Pereira da Jesus, Wilson Pereira de Oliveira, José Mário Aleluia Danelon, Márcio Lucena, Carlos Alberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Paulo Celso Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático no Brasil Políticas públicas de educação Políticas públicas de livros didáticos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS |
topic |
Livro didático no Brasil Políticas públicas de educação Políticas públicas de livros didáticos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS |
description |
The research seeks to determine the elements that condition the formulation of the public policy agenda, in the field of education, that deal with the textbook. It was concluded from the analysis of primary sources, especially official documentation and articles published in newspapers, that the textbook policies in Brazil had as a concern control over the content of the books and the creation of conditions that would guarantee the access of Students to the textbook. On the other hand, the policies of the didactic book in Brazil were constructed from the following factors: 1) that the books adopted in the schools should be chosen by the teachers; 2) that textbooks would be produced by the Brazilian publishing market; 3) that the State could exercise only the pedagogical evaluation of the textbook without, however, interfering in the textbook market nor in the choice of the book by that of the teacher. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-08T18:53:04Z 2017-11-08T18:53:04Z 2017-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONÇALVES, Paulo Celso Costa. Políticas públicas de livro didático: Elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19891 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.5 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Paulo Celso Costa. Políticas públicas de livro didático: Elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19891 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711368234205184 |