Problema de transporte: roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de latícinios do triângulo mineiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Vitor Lucas de Menezes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34043
Resumo: In an increasingly globalized world and with its production processes becoming more and more interconnected, the proper collection and analysis of data concerning logistic costs and expenses becomes a competitive advantage for organizations, taking into account that such disbursements represent impacts considerable in the financial results of institutions that need to transport their manufactured products. Related to the above, the study in question seeks to collect and analyze data regarding the distribution of finished products in an industry operating in the dairy sector and located in the Minas triangle. For comparative means, two quantitative analysis models were structured, a first traditional model of the Vehicle Routing Problem, covering all conventional restrictions except the time window, which is not observed in the restrictions faced by the company, and a second simplified model, which returns a satisfactory result in a considerably less time frame and supporting a larger input data capacity. For both cases, homogeneous fleets belonging to the studied company were considered, with the warehouses having deterministic demands and as a result of this study, the best routes to be taken to meet the respective demands of the warehouses together with the time taken to obtain the functions are presented. objectives in each model, using as a focus criterion the shortest possible distance between courses.
id UFU_640b02cb2c4517a41e46fb65493689a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/34043
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Problema de transporte: roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de latícinios do triângulo mineiroTransportation problem: vehicle routing applied in an industry in the dairy sector of the Triângulo MineiroPesquisa operacionalLogísticaRoteamento de veículosModelagem matemáticaGurobiCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALIn an increasingly globalized world and with its production processes becoming more and more interconnected, the proper collection and analysis of data concerning logistic costs and expenses becomes a competitive advantage for organizations, taking into account that such disbursements represent impacts considerable in the financial results of institutions that need to transport their manufactured products. Related to the above, the study in question seeks to collect and analyze data regarding the distribution of finished products in an industry operating in the dairy sector and located in the Minas triangle. For comparative means, two quantitative analysis models were structured, a first traditional model of the Vehicle Routing Problem, covering all conventional restrictions except the time window, which is not observed in the restrictions faced by the company, and a second simplified model, which returns a satisfactory result in a considerably less time frame and supporting a larger input data capacity. For both cases, homogeneous fleets belonging to the studied company were considered, with the warehouses having deterministic demands and as a result of this study, the best routes to be taken to meet the respective demands of the warehouses together with the time taken to obtain the functions are presented. objectives in each model, using as a focus criterion the shortest possible distance between courses.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Em um mundo cada vez mais globalizado e com seus processos produtivos se tornando mais e mais interconectados, a coleta e análise adequada dos dados concernentes aos custos e despesas logísticas se tornam um diferencial competitivo para as organizações, levando em conta que, tais desembolsos representam impactos consideráveis nos resultados financeiros de instituições que necessitam transportar os seus produtos manufaturados. O estudo desenvolvido neste trabalho de conclusão de curso buscou coletar e analisar os dados referentes à distribuição de produto acabado em uma indústria atuante no setor de laticínios e que está localizada no triângulo mineiro. Para meios comparativos, foram estruturados dois modelos de análise quantitativa, um primeiro modelo tradicional do Problema de Roteamento de Veículos, abrangendo todas as restrições convencionais exceto a de janela de tempo, que não é observada nas restrições enfrentadas pela companhia, e um segundo modelo simplificado, que retorna um resultado satisfatório em um espaço de tempo consideravelmente menor e suportando uma capacidade maior de dados de entrada. Para ambos os casos foram consideradas frotas homogêneas e próprias da companhia estudada, com os depósitos possuindo demandas determinísticas e como resultado deste estudo são apresentadas as melhores rotas a serem percorridas para atender as respectivas demandas dos depósitos em conjunto com o tempo desprendido para obtenção das funções objetivos em cada modelo, valendo-se como critério foco a menor distância possível entre os percursos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilEngenharia de ProduçãoReis, Jorge von Atzingen doshttp://lattes.cnpq.br/0410013913891248Costa, Eugênio Paccelihttp://lattes.cnpq.br/2967500107924242Silva, Hebert Roberto dahttp://lattes.cnpq.br/7602509850400929Franco, Vitor Lucas de Menezes2022-02-03T19:01:01Z2022-02-03T19:01:01Z2021-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFRANCO, Vitor Lucas de Menezes. Problema de Transporte: Roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de laticínios do triângulo mineiro. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-02-04T06:32:41Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34043Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-02-04T06:32:41Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Problema de transporte: roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de latícinios do triângulo mineiro
Transportation problem: vehicle routing applied in an industry in the dairy sector of the Triângulo Mineiro
title Problema de transporte: roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de latícinios do triângulo mineiro
spellingShingle Problema de transporte: roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de latícinios do triângulo mineiro
Franco, Vitor Lucas de Menezes
Pesquisa operacional
Logística
Roteamento de veículos
Modelagem matemática
Gurobi
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL
title_short Problema de transporte: roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de latícinios do triângulo mineiro
title_full Problema de transporte: roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de latícinios do triângulo mineiro
title_fullStr Problema de transporte: roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de latícinios do triângulo mineiro
title_full_unstemmed Problema de transporte: roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de latícinios do triângulo mineiro
title_sort Problema de transporte: roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de latícinios do triângulo mineiro
author Franco, Vitor Lucas de Menezes
author_facet Franco, Vitor Lucas de Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Jorge von Atzingen dos
http://lattes.cnpq.br/0410013913891248
Costa, Eugênio Pacceli
http://lattes.cnpq.br/2967500107924242
Silva, Hebert Roberto da
http://lattes.cnpq.br/7602509850400929
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Vitor Lucas de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa operacional
Logística
Roteamento de veículos
Modelagem matemática
Gurobi
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL
topic Pesquisa operacional
Logística
Roteamento de veículos
Modelagem matemática
Gurobi
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL
description In an increasingly globalized world and with its production processes becoming more and more interconnected, the proper collection and analysis of data concerning logistic costs and expenses becomes a competitive advantage for organizations, taking into account that such disbursements represent impacts considerable in the financial results of institutions that need to transport their manufactured products. Related to the above, the study in question seeks to collect and analyze data regarding the distribution of finished products in an industry operating in the dairy sector and located in the Minas triangle. For comparative means, two quantitative analysis models were structured, a first traditional model of the Vehicle Routing Problem, covering all conventional restrictions except the time window, which is not observed in the restrictions faced by the company, and a second simplified model, which returns a satisfactory result in a considerably less time frame and supporting a larger input data capacity. For both cases, homogeneous fleets belonging to the studied company were considered, with the warehouses having deterministic demands and as a result of this study, the best routes to be taken to meet the respective demands of the warehouses together with the time taken to obtain the functions are presented. objectives in each model, using as a focus criterion the shortest possible distance between courses.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-05
2022-02-03T19:01:01Z
2022-02-03T19:01:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCO, Vitor Lucas de Menezes. Problema de Transporte: Roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de laticínios do triângulo mineiro. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34043
identifier_str_mv FRANCO, Vitor Lucas de Menezes. Problema de Transporte: Roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de laticínios do triângulo mineiro. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711579582038016