Práticas inclusivas nos cursos de graduação em em Ciências Contábeis das universidades federais mineiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Matheus Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28513
Resumo: The present article has as focuses on inclusive education in higher education, with the general purpose of verifying and analyzing if there are and what are the inclusive practices in undergraduate courses in Accounting of Minas Gerais federal universities. The research have qualitative and quantitative approach of exploratory character with bibliographic survey. For the delimitation of the sample, the microdata of the 2018 Higher Education Census was used, verifying the existence of 7 federal universities in the State of Minas Gerais that have a course in Accounting. The data collection was made gave through applying a questionnaire to the respective course coordinators and teachers, the answer was obtained of 7 coordinators and 18 teachers. The results indicate that inclusion in higher education is still a challenge and is in the process of construction. Has been identificated the existence of inclusive practices of lecturers in the classroom, but it is necessary advances in attitudinal, communicational, pedagogical and methodological barriers.
id UFU_65dad2f8bb616c4d226bffed3047bcbe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/28513
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Práticas inclusivas nos cursos de graduação em em Ciências Contábeis das universidades federais mineirasInclusive practices in undergraduate courses in Accounting of Minas Gerais federal universities.InclusãoInclusionEnsino SuperiorHigher EducationCiências ContábeisAccounting SciencesMinas GeraisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISThe present article has as focuses on inclusive education in higher education, with the general purpose of verifying and analyzing if there are and what are the inclusive practices in undergraduate courses in Accounting of Minas Gerais federal universities. The research have qualitative and quantitative approach of exploratory character with bibliographic survey. For the delimitation of the sample, the microdata of the 2018 Higher Education Census was used, verifying the existence of 7 federal universities in the State of Minas Gerais that have a course in Accounting. The data collection was made gave through applying a questionnaire to the respective course coordinators and teachers, the answer was obtained of 7 coordinators and 18 teachers. The results indicate that inclusion in higher education is still a challenge and is in the process of construction. Has been identificated the existence of inclusive practices of lecturers in the classroom, but it is necessary advances in attitudinal, communicational, pedagogical and methodological barriers.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente artigo tem como foco a educação inclusiva no ensino superior, com o objetivo geral de verificar e analisar se há e quais são as práticas inclusivas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades federais minerais. A pesquisa teve abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório com levantamento bibliográfico. Utilizou-se, para a delimitação da amostra, os microdados do Censo da Educação Superior de 2018, verificando-se a existência de 7 universidades federais no Estado de Minas Gerais que possuem curso de Ciências Contábeis. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário aos respectivos coordenadores de curso e docentes, obtendo-se a resposta de 7 coordenadores e 18 docentes. Os resultados apontam que a inclusão no ensino superior ainda é um desafio e se encontra em processo de construção. Identificou-se a existência de práticas inclusivas dos docentes na sala de aula, porém é necessário avanços nas barreiras atitudinais, comunicacionais, pedagógicas e metodológicas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisVilela, Maria Aparecida Augusto Sattohttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319Oliveira, Carlos Eduardo dehttp://lattes.cnpq.br/8934672564828570Dias, Érika Monteiro de Souza Alveshttp://lattes.cnpq.br/3699642304818050Souza, Matheus Silva2020-01-24T19:26:57Z2020-01-24T19:26:57Z2019-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Matheus Silva. Práticas inclusivas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades federais minerais. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28513porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-01-25T06:15:45Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/28513Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-01-25T06:15:45Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas inclusivas nos cursos de graduação em em Ciências Contábeis das universidades federais mineiras
Inclusive practices in undergraduate courses in Accounting of Minas Gerais federal universities.
title Práticas inclusivas nos cursos de graduação em em Ciências Contábeis das universidades federais mineiras
spellingShingle Práticas inclusivas nos cursos de graduação em em Ciências Contábeis das universidades federais mineiras
Souza, Matheus Silva
Inclusão
Inclusion
Ensino Superior
Higher Education
Ciências Contábeis
Accounting Sciences
Minas Gerais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Práticas inclusivas nos cursos de graduação em em Ciências Contábeis das universidades federais mineiras
title_full Práticas inclusivas nos cursos de graduação em em Ciências Contábeis das universidades federais mineiras
title_fullStr Práticas inclusivas nos cursos de graduação em em Ciências Contábeis das universidades federais mineiras
title_full_unstemmed Práticas inclusivas nos cursos de graduação em em Ciências Contábeis das universidades federais mineiras
title_sort Práticas inclusivas nos cursos de graduação em em Ciências Contábeis das universidades federais mineiras
author Souza, Matheus Silva
author_facet Souza, Matheus Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
http://lattes.cnpq.br/0767845397014319
Oliveira, Carlos Eduardo de
http://lattes.cnpq.br/8934672564828570
Dias, Érika Monteiro de Souza Alves
http://lattes.cnpq.br/3699642304818050
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Matheus Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Inclusion
Ensino Superior
Higher Education
Ciências Contábeis
Accounting Sciences
Minas Gerais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Inclusão
Inclusion
Ensino Superior
Higher Education
Ciências Contábeis
Accounting Sciences
Minas Gerais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description The present article has as focuses on inclusive education in higher education, with the general purpose of verifying and analyzing if there are and what are the inclusive practices in undergraduate courses in Accounting of Minas Gerais federal universities. The research have qualitative and quantitative approach of exploratory character with bibliographic survey. For the delimitation of the sample, the microdata of the 2018 Higher Education Census was used, verifying the existence of 7 federal universities in the State of Minas Gerais that have a course in Accounting. The data collection was made gave through applying a questionnaire to the respective course coordinators and teachers, the answer was obtained of 7 coordinators and 18 teachers. The results indicate that inclusion in higher education is still a challenge and is in the process of construction. Has been identificated the existence of inclusive practices of lecturers in the classroom, but it is necessary advances in attitudinal, communicational, pedagogical and methodological barriers.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
2020-01-24T19:26:57Z
2020-01-24T19:26:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Matheus Silva. Práticas inclusivas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades federais minerais. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28513
identifier_str_mv SOUZA, Matheus Silva. Práticas inclusivas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades federais minerais. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711305518874624