A representação dos oprimidos nas canções de Chico Buarque
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20048 |
Resumo: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
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A representação dos oprimidos nas canções de Chico BuarqueCançõesOprimidosBrasilRepresentaçãoChico Buarque1965-1981CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A proposta desta monografia é analisar as principais características dos excluídos socialmente presentes em algumas canções de Chico Buarque, como os operários, cidadãos voltados ao trabalho e sujeitos a várias situações; a mulher, como ser submisso; e a malandragem, marginalizada pelo sistema e por sua negação do trabalho. Tomando essas três vertentes, trabalha-se a posição do cantor e compositor em relação a esses três tipos de oprimidos nos dias atuais, procurando mostrar qual o tipo de público que o compositor atinge e se ele muda a sua posição com relação a esses tipos no decorrer de sua carreira. O texto monográfico é composto por três capítulos: o primeiro trata do tema operário e seu recorte cronológico se estende de 1965 a 1971, abrangendo o início da carreira do músico. Este era considerado intransigente defensor do estilo tradicional de compor, principalmente entre os Tropicalistas. Já o segundo capítulo trata da figura do feminino, buscando uma canção do início de sua fase crítica - Sem Fantasia (1967). O último capítulo analisa a temática da malandragem, começando com Juca (1966), uma toada de protesto e defesa do samba. Também se pode perceber essa forma incisiva na música O Malandro (1979) da peça “Ópera do Malandro” (1979) que é a melhor explicação da cadeia de malandragem generalizada.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaRamos, Alcides FreireNovais, Tatiana Barbosa2017-12-26T16:07:55Z2017-12-26T16:07:55Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNOVAIS, Tatiana Barbosa. A representação dos oprimidos nas canções de Chico Buarque. 2002. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20048porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-12-27T05:00:20Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/20048Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-12-27T05:00:20Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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