Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743 |
Resumo: | Phenomenological-existential oriented study concerning teaching and learning relationship in night schools. Using as starting point a statistical description of the phenomena of school evasion and year repetition, it intends to reveal school, commitment/non commitment with the student project life and vice-versa. Data were collected through interviews and questionnaires, examination of documents and/or official statistics available. The used research subjects were 20 (twenty) repeaters from 5ª to 8ª series and 10 (ten) teachers from two nocturnal schools in Ituiutaba/MG. Research material description and analysis suggest an evident disconnection between the students meaningful world and formal contents of the teaching and learning process. It concludes that this very fact would take the school not to commit itself with the project of life of the worker student and vice-versa, thus both of them contributing to aetiology of school evasion and year, repetition. |
id |
UFU_6b680b991b27023fa8e43fcb8895a302 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/13743 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetênciaPhenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetitionEvasão e repetênciaEscola noturnaDescrição fenomenologiaAprendizagemEscolas noturnasPsicologia da aprendizagemEnsinoEvasion and year repetitionNight schoolPhenomenological descriptionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPhenomenological-existential oriented study concerning teaching and learning relationship in night schools. Using as starting point a statistical description of the phenomena of school evasion and year repetition, it intends to reveal school, commitment/non commitment with the student project life and vice-versa. Data were collected through interviews and questionnaires, examination of documents and/or official statistics available. The used research subjects were 20 (twenty) repeaters from 5ª to 8ª series and 10 (ten) teachers from two nocturnal schools in Ituiutaba/MG. Research material description and analysis suggest an evident disconnection between the students meaningful world and formal contents of the teaching and learning process. It concludes that this very fact would take the school not to commit itself with the project of life of the worker student and vice-versa, thus both of them contributing to aetiology of school evasion and year, repetition.Mestre em EducaçãoEstudo de orientação teórica fenomenológoco-existencial da relação ensino-aprendizagem na escola noturna. A partir da descrição dos fenômenos da evasão e repetência, procura-se explicitar o compromisso e descompromisso da Instituição Escolar, para com o projeto de vida do estudante noturno e deste último para com a primeira. Procede-se a coleta de dados através de entrevistas, questionários e estudo de documentação e estatísticas oficiais disponíveis. Inclui-se a descrição e análise de experiências de ensino-aprendizagem no caso de 2 (duas) escolas noturnas de Ituiutaba/MG. Os sujeitos consistem de 20 alunos repetentes de 5ª a 8ª série e de 10 (dez) professores dessas escolas. A descrição e análise do material de pesquisa sugere uma evidente desconexão entre o mundo significativo do aluno e o conteúdo formal do processo ensino-aprendizagem. Isso levaria a escola a não comprometer-se com o projeto existencial do aluno-trabalhador e vice-versa, contribuindo ambos para a etiologia da evasão e repetência.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCiências HumanasUFUTápia, Luis Ernesto Rodriguezhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787819U9Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza2016-06-22T18:36:02Z2008-11-052016-06-22T18:36:02Z1992-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRIBEIRO, Betania de Oliveira Laterza. Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition. 1992. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1992.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-02-08T19:45:24Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/13743Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-02-08T19:45:24Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition |
title |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência |
spellingShingle |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza Evasão e repetência Escola noturna Descrição fenomenologia Aprendizagem Escolas noturnas Psicologia da aprendizagem Ensino Evasion and year repetition Night school Phenomenological description CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência |
title_full |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência |
title_fullStr |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência |
title_full_unstemmed |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência |
title_sort |
Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência |
author |
Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
author_facet |
Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tápia, Luis Ernesto Rodriguez http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787819U9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão e repetência Escola noturna Descrição fenomenologia Aprendizagem Escolas noturnas Psicologia da aprendizagem Ensino Evasion and year repetition Night school Phenomenological description CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Evasão e repetência Escola noturna Descrição fenomenologia Aprendizagem Escolas noturnas Psicologia da aprendizagem Ensino Evasion and year repetition Night school Phenomenological description CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Phenomenological-existential oriented study concerning teaching and learning relationship in night schools. Using as starting point a statistical description of the phenomena of school evasion and year repetition, it intends to reveal school, commitment/non commitment with the student project life and vice-versa. Data were collected through interviews and questionnaires, examination of documents and/or official statistics available. The used research subjects were 20 (twenty) repeaters from 5ª to 8ª series and 10 (ten) teachers from two nocturnal schools in Ituiutaba/MG. Research material description and analysis suggest an evident disconnection between the students meaningful world and formal contents of the teaching and learning process. It concludes that this very fact would take the school not to commit itself with the project of life of the worker student and vice-versa, thus both of them contributing to aetiology of school evasion and year, repetition. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992-10-03 2008-11-05 2016-06-22T18:36:02Z 2016-06-22T18:36:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Betania de Oliveira Laterza. Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition. 1992. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1992. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Betania de Oliveira Laterza. Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition. 1992. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1992. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Educação Ciências Humanas UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Educação Ciências Humanas UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711304598224896 |