Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743
Resumo: Phenomenological-existential oriented study concerning teaching and learning relationship in night schools. Using as starting point a statistical description of the phenomena of school evasion and year repetition, it intends to reveal school, commitment/non commitment with the student project life and vice-versa. Data were collected through interviews and questionnaires, examination of documents and/or official statistics available. The used research subjects were 20 (twenty) repeaters from 5ª to 8ª series and 10 (ten) teachers from two nocturnal schools in Ituiutaba/MG. Research material description and analysis suggest an evident disconnection between the students meaningful world and formal contents of the teaching and learning process. It concludes that this very fact would take the school not to commit itself with the project of life of the worker student and vice-versa, thus both of them contributing to aetiology of school evasion and year, repetition.
id UFU_6b680b991b27023fa8e43fcb8895a302
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/13743
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetênciaPhenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetitionEvasão e repetênciaEscola noturnaDescrição fenomenologiaAprendizagemEscolas noturnasPsicologia da aprendizagemEnsinoEvasion and year repetitionNight schoolPhenomenological descriptionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPhenomenological-existential oriented study concerning teaching and learning relationship in night schools. Using as starting point a statistical description of the phenomena of school evasion and year repetition, it intends to reveal school, commitment/non commitment with the student project life and vice-versa. Data were collected through interviews and questionnaires, examination of documents and/or official statistics available. The used research subjects were 20 (twenty) repeaters from 5ª to 8ª series and 10 (ten) teachers from two nocturnal schools in Ituiutaba/MG. Research material description and analysis suggest an evident disconnection between the students meaningful world and formal contents of the teaching and learning process. It concludes that this very fact would take the school not to commit itself with the project of life of the worker student and vice-versa, thus both of them contributing to aetiology of school evasion and year, repetition.Mestre em EducaçãoEstudo de orientação teórica fenomenológoco-existencial da relação ensino-aprendizagem na escola noturna. A partir da descrição dos fenômenos da evasão e repetência, procura-se explicitar o compromisso e descompromisso da Instituição Escolar, para com o projeto de vida do estudante noturno e deste último para com a primeira. Procede-se a coleta de dados através de entrevistas, questionários e estudo de documentação e estatísticas oficiais disponíveis. Inclui-se a descrição e análise de experiências de ensino-aprendizagem no caso de 2 (duas) escolas noturnas de Ituiutaba/MG. Os sujeitos consistem de 20 alunos repetentes de 5ª a 8ª série e de 10 (dez) professores dessas escolas. A descrição e análise do material de pesquisa sugere uma evidente desconexão entre o mundo significativo do aluno e o conteúdo formal do processo ensino-aprendizagem. Isso levaria a escola a não comprometer-se com o projeto existencial do aluno-trabalhador e vice-versa, contribuindo ambos para a etiologia da evasão e repetência.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCiências HumanasUFUTápia, Luis Ernesto Rodriguezhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787819U9Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza2016-06-22T18:36:02Z2008-11-052016-06-22T18:36:02Z1992-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRIBEIRO, Betania de Oliveira Laterza. Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition. 1992. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1992.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-02-08T19:45:24Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/13743Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-02-08T19:45:24Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência
Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition
title Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência
spellingShingle Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência
Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Evasão e repetência
Escola noturna
Descrição fenomenologia
Aprendizagem
Escolas noturnas
Psicologia da aprendizagem
Ensino
Evasion and year repetition
Night school
Phenomenological description
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência
title_full Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência
title_fullStr Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência
title_full_unstemmed Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência
title_sort Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência
author Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
author_facet Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tápia, Luis Ernesto Rodriguez
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787819U9
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão e repetência
Escola noturna
Descrição fenomenologia
Aprendizagem
Escolas noturnas
Psicologia da aprendizagem
Ensino
Evasion and year repetition
Night school
Phenomenological description
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Evasão e repetência
Escola noturna
Descrição fenomenologia
Aprendizagem
Escolas noturnas
Psicologia da aprendizagem
Ensino
Evasion and year repetition
Night school
Phenomenological description
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Phenomenological-existential oriented study concerning teaching and learning relationship in night schools. Using as starting point a statistical description of the phenomena of school evasion and year repetition, it intends to reveal school, commitment/non commitment with the student project life and vice-versa. Data were collected through interviews and questionnaires, examination of documents and/or official statistics available. The used research subjects were 20 (twenty) repeaters from 5ª to 8ª series and 10 (ten) teachers from two nocturnal schools in Ituiutaba/MG. Research material description and analysis suggest an evident disconnection between the students meaningful world and formal contents of the teaching and learning process. It concludes that this very fact would take the school not to commit itself with the project of life of the worker student and vice-versa, thus both of them contributing to aetiology of school evasion and year, repetition.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-10-03
2008-11-05
2016-06-22T18:36:02Z
2016-06-22T18:36:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Betania de Oliveira Laterza. Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition. 1992. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1992.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743
identifier_str_mv RIBEIRO, Betania de Oliveira Laterza. Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition. 1992. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1992.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Educação
Ciências Humanas
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Educação
Ciências Humanas
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569559068934144