A importância das mídias sociais para as micro e pequenas empresas na pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Samanta de Oliveira Alves Satto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35315
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender a influência das mídias sociais adotadas como estratégia de marketing nas micro e pequenas empresas varejistas localizadas na cidade de Ituiutaba na pandemia da COVID-19, identificando as expectativas desses empresários em relação à utilização das mídias sociais com a volta progressiva do atendimento presencial no varejo. Para entender como as mídias sociais influenciam as atividades no comércio, abordou-se temas acerca do assunto proposto, e, posteriormente, foi utilizado para coleta de dados, adaptação de dois questionários com questões fechadas, aplicado aos empresários na cidade de Ituiutaba, recolhendo informações sobre o assunto abordado. Através dos resultados alcançados, pode-se concluir que o uso das mídias sociais proporcionou avanços na forma com que as empresas trabalham e se relacionam com os clientes, porém isso é algo que pode ser melhorado, aprimorando a equipe através de treinamentos, desenvolvendo capacidades e competências, e dessa forma, melhorando o desempenho e aproveitamento de todos na utilização dessas mídias e conquistando cada vez mais o mercado. O estudo trouxe contribuições importantes em relação à utilização das mídias sociais pelas empresas, servindo como base para estudo e pesquisas futuras sobre o tema, afinal é um assunto que estará cada vez mais presente nas empresas que buscam se inovar.
id UFU_6bab14ad9b34d2f5cb98218a8ced8332
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35315
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2022-07-27T14:50:35Z2022-07-27T14:50:35Z2022-03-29VILELA, Samanta de Oliveira Alves Satto. A importância das mídias sociais para as micro e pequenas empresas na pandemia da COVID-19. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35315Esta pesquisa teve como objetivo compreender a influência das mídias sociais adotadas como estratégia de marketing nas micro e pequenas empresas varejistas localizadas na cidade de Ituiutaba na pandemia da COVID-19, identificando as expectativas desses empresários em relação à utilização das mídias sociais com a volta progressiva do atendimento presencial no varejo. Para entender como as mídias sociais influenciam as atividades no comércio, abordou-se temas acerca do assunto proposto, e, posteriormente, foi utilizado para coleta de dados, adaptação de dois questionários com questões fechadas, aplicado aos empresários na cidade de Ituiutaba, recolhendo informações sobre o assunto abordado. Através dos resultados alcançados, pode-se concluir que o uso das mídias sociais proporcionou avanços na forma com que as empresas trabalham e se relacionam com os clientes, porém isso é algo que pode ser melhorado, aprimorando a equipe através de treinamentos, desenvolvendo capacidades e competências, e dessa forma, melhorando o desempenho e aproveitamento de todos na utilização dessas mídias e conquistando cada vez mais o mercado. O estudo trouxe contribuições importantes em relação à utilização das mídias sociais pelas empresas, servindo como base para estudo e pesquisas futuras sobre o tema, afinal é um assunto que estará cada vez mais presente nas empresas que buscam se inovar.This research aimed to understand the influence of social media adopted as a marketing strategy in micro and small retail companies located in the city of Ituiutaba in the COVID-19 pandemic, identifying the expectations of these entrepreneurs in relation to the use of social media with the progressive return of face-to-face retail service. To understand how social media influence activities in commerce, topics about the proposed subject were addressed, and, later, it was used for data collection, adaptation of two questionnaires with closed questions, applied to entrepreneurs in the city of Ituiutaba, collecting information on the subject addressed. Through the results achieved, it can be concluded that the use of social media has provided advances in the way companies work and relate to customers, but this is something that can be improved, improving the team through training, developing skills and competences, and thus, improving the performance and use of all in the use of these media and conquering more and more the market. The study brought important contributions in relation to the use of social media by companies, serving as a basis for future study and research on the subject, after all it is a subject that will be increasingly present in companies that seek to innovate.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)2024-03-29porUniversidade Federal de UberlândiaAdministraçãoBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIAMídias sociaisConsumidoresEmpresáriosPandemiaA importância das mídias sociais para as micro e pequenas empresas na pandemia da COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, Jussara Goularthttp://lattes.cnpq.br/2105942822043040Ferreira, Marlette Cassia Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2937308838723238Borges, Alex Fernandohttp://lattes.cnpq.br/3169726160487491Vilela, Samanta de Oliveira Alves Satto24O presente artigo TCC se encontra em processo de submissão a um evento e a um periódico, por esse motivo solicitamos o embargo.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35315/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALImportânciaMídiasSociais.pdfImportânciaMídiasSociais.pdfapplication/pdf466217https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35315/3/Import%c3%a2nciaM%c3%addiasSociais.pdf44069636d3f941bd88f6146cf17ff42dMD53TEXTImportânciaMídiasSociais.pdf.txtImportânciaMídiasSociais.pdf.txtExtracted texttext/plain76584https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35315/4/Import%c3%a2nciaM%c3%addiasSociais.pdf.txt9a28a1f3a46ed6128f28ee8c9bc3ac2fMD54THUMBNAILImportânciaMídiasSociais.pdf.jpgImportânciaMídiasSociais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1635https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35315/5/Import%c3%a2nciaM%c3%addiasSociais.pdf.jpg7e51d722a4a730ecdf43852101e13340MD55123456789/353152022-07-28 03:15:48.032oai:repositorio.ufu.br:123456789/35315w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLCBhbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYSBsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0gY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkbyBlLW1haWwgIHJlcG9zaXRvcmlvQHVmdS5ici4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gbyhzKSBhdXRvcihlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-07-28T06:15:48Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância das mídias sociais para as micro e pequenas empresas na pandemia da COVID-19
title A importância das mídias sociais para as micro e pequenas empresas na pandemia da COVID-19
spellingShingle A importância das mídias sociais para as micro e pequenas empresas na pandemia da COVID-19
Vilela, Samanta de Oliveira Alves Satto
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Mídias sociais
Consumidores
Empresários
Pandemia
title_short A importância das mídias sociais para as micro e pequenas empresas na pandemia da COVID-19
title_full A importância das mídias sociais para as micro e pequenas empresas na pandemia da COVID-19
title_fullStr A importância das mídias sociais para as micro e pequenas empresas na pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed A importância das mídias sociais para as micro e pequenas empresas na pandemia da COVID-19
title_sort A importância das mídias sociais para as micro e pequenas empresas na pandemia da COVID-19
author Vilela, Samanta de Oliveira Alves Satto
author_facet Vilela, Samanta de Oliveira Alves Satto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Jussara Goulart
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2105942822043040
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ferreira, Marlette Cassia Oliveira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2937308838723238
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Borges, Alex Fernando
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3169726160487491
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Samanta de Oliveira Alves Satto
contributor_str_mv Silva, Jussara Goulart
Ferreira, Marlette Cassia Oliveira
Borges, Alex Fernando
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Mídias sociais
Consumidores
Empresários
Pandemia
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias sociais
Consumidores
Empresários
Pandemia
description Esta pesquisa teve como objetivo compreender a influência das mídias sociais adotadas como estratégia de marketing nas micro e pequenas empresas varejistas localizadas na cidade de Ituiutaba na pandemia da COVID-19, identificando as expectativas desses empresários em relação à utilização das mídias sociais com a volta progressiva do atendimento presencial no varejo. Para entender como as mídias sociais influenciam as atividades no comércio, abordou-se temas acerca do assunto proposto, e, posteriormente, foi utilizado para coleta de dados, adaptação de dois questionários com questões fechadas, aplicado aos empresários na cidade de Ituiutaba, recolhendo informações sobre o assunto abordado. Através dos resultados alcançados, pode-se concluir que o uso das mídias sociais proporcionou avanços na forma com que as empresas trabalham e se relacionam com os clientes, porém isso é algo que pode ser melhorado, aprimorando a equipe através de treinamentos, desenvolvendo capacidades e competências, e dessa forma, melhorando o desempenho e aproveitamento de todos na utilização dessas mídias e conquistando cada vez mais o mercado. O estudo trouxe contribuições importantes em relação à utilização das mídias sociais pelas empresas, servindo como base para estudo e pesquisas futuras sobre o tema, afinal é um assunto que estará cada vez mais presente nas empresas que buscam se inovar.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-27T14:50:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-27T14:50:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VILELA, Samanta de Oliveira Alves Satto. A importância das mídias sociais para as micro e pequenas empresas na pandemia da COVID-19. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35315
identifier_str_mv VILELA, Samanta de Oliveira Alves Satto. A importância das mídias sociais para as micro e pequenas empresas na pandemia da COVID-19. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Administração
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35315/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35315/3/Import%c3%a2nciaM%c3%addiasSociais.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35315/4/Import%c3%a2nciaM%c3%addiasSociais.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35315/5/Import%c3%a2nciaM%c3%addiasSociais.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
44069636d3f941bd88f6146cf17ff42d
9a28a1f3a46ed6128f28ee8c9bc3ac2f
7e51d722a4a730ecdf43852101e13340
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110375310655488