Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mércia de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20028
Resumo: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
id UFU_6c17c16923c661e57e419c59642d1d89
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/20028
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990GêneroEnsino primárioEducadoraEstereótipoUberlândiaAnos 1990CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A meta desta monografia é analisar a questão da construção de estereótipos femininos e masculinos no campo da profissão de educadora do ensino fundamental na cidade de Uberlândia nos anos 1990. Além de compreender os mecanismos utilizados para tal construção e refletir sobre a existência de papéis profissionais, práticas e comportamentos específicos para cada sexo; em especial, nas séries iniciais do ensino fundamental. Foi escolhido como objeto de estudo a atuação das professoras da Escola Municipal Boa Vista no período de 1990-2000. Assim, procura-se compreender/explicar como se dá a subordinação feminina e a dominação masculina dentro e fora do universo educacional (relação trabalho/educação/família). A pesquisa se desenvolveu baseando-se em estudos feministas para trilhar um caminho que possibilitasse a compreensão desse processo de construção e entender que há perspectivas de reconstrução histórica a partir de uma nova metodologia de análise, um novo olhar sobre a história. A autora analisou, sob a luz desses estudos, entrevistas de professoras que atuaram e/ou atuam na referida escola além de periódicos e documentos da Secretaria Municipal de Educação, da Escola Estadual de Uberlândia e da Escola Municipal Boa Vista. O texto monográfico foi estruturado em três capítulos: no primeiro efetua-se uma análise com o intuito de perceber como se fez a composição do estereótipo feminino possuidor de atributos caracterizados como "naturais" e não como algo construído. O segundo capítulo procura perceber a relação mulher-professora, fabricada mediante aspectos vinculados à "naturalização" de funções pertinentes à capacidade feminina, conferindo a essas professoras o exercício de uma atividade com sentido de "vocação”. O último capítulo apresenta como se dão as práticas educativas no espaço escolar, as possíveis (re)produções de estereótipos sexistas e ainda, como os livros didáticos trazem as representações de homens e mulheres dentro de um processo educativo. A conclusão do texto, com a utilização das categorias analíticas gênero e cotidiano, oferece possíveis respostas às hipóteses levantadas no início da pesquisa.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaPuga, Vera LúciaBorges, Dulcina Tereza BonatiSimonini, Gizelda Costa da SilvaOliveira, Mércia de2017-12-18T13:12:13Z2017-12-18T13:12:13Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Mércia de. Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990. 2002. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20028porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-04-19T14:26:08Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/20028Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-04-19T14:26:08Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990
title Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990
spellingShingle Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990
Oliveira, Mércia de
Gênero
Ensino primário
Educadora
Estereótipo
Uberlândia
Anos 1990
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990
title_full Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990
title_fullStr Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990
title_full_unstemmed Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990
title_sort Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990
author Oliveira, Mércia de
author_facet Oliveira, Mércia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Puga, Vera Lúcia
Borges, Dulcina Tereza Bonati
Simonini, Gizelda Costa da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mércia de
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Ensino primário
Educadora
Estereótipo
Uberlândia
Anos 1990
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Gênero
Ensino primário
Educadora
Estereótipo
Uberlândia
Anos 1990
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2017-12-18T13:12:13Z
2017-12-18T13:12:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Mércia de. Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990. 2002. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20028
identifier_str_mv OLIVEIRA, Mércia de. Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990. 2002. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711546149240832