Sentir que não fiz nada enquanto faço tudo: Mulheres artistas, Trabalho e Pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Lorena de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34311
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.44
Resumo: This research proposes an analysis of the relationships between art, work and gender in the context of the Coronavirus (COVID-19) pandemic in Brazil. Taking home isolation as a starting point to think about the historical relationships between artistic production and isolation, it seeks to understand how the creative process of women artists behaves in these conditions. For that, oral interviews, bibliographic, journalistic and medical-scientific references were used. Through a qualitative and bibliographic historiographical approach, which sought to dialogue with different theoretical perspectives, from the Theory of Social Reproduction to analyses of contemporary isolation, including recent academic productions on the relationship between art and the pandemic developed at the height of the COVID-19 crisis between 2020 and 2021.
id UFU_719692abcaf794fe5dc9d6c76fdaeca4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/34311
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Sentir que não fiz nada enquanto faço tudo: Mulheres artistas, Trabalho e PandemiaFeeling like I did nothing while doing everything: Women artists, Work and the PandemicHistóriaArteMulheres ArtistasTrabalhoPandemiaHistoryArtWomen ArtistsWorkPandemicCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistóriaMulheres artistas - entrevistasTrabalho - Arte - BrasilThis research proposes an analysis of the relationships between art, work and gender in the context of the Coronavirus (COVID-19) pandemic in Brazil. Taking home isolation as a starting point to think about the historical relationships between artistic production and isolation, it seeks to understand how the creative process of women artists behaves in these conditions. For that, oral interviews, bibliographic, journalistic and medical-scientific references were used. Through a qualitative and bibliographic historiographical approach, which sought to dialogue with different theoretical perspectives, from the Theory of Social Reproduction to analyses of contemporary isolation, including recent academic productions on the relationship between art and the pandemic developed at the height of the COVID-19 crisis between 2020 and 2021.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)Esta pesquisa propõe uma análise das relações entre arte, trabalho e gênero no contexto da pandemia de Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Tomando o isolamento domiciliar como ponto de partida para pensar as relações históricas entre a produção artística e o isolamento, busca compreender como se comporta o processo criativo de mulheres artistas nestas condições. Para tanto, foram utilizadas entrevistas orais, referências bibliográficas, jornalísticas e médico-científicas. Através de uma abordagem historiográfica qualitativa e bibliográfica, que procurou dialogar com diferentes perspectivas teóricas, desde a Teoria da Reprodução Social até as análises sobre o isolamento contemporâneo, incluindo as recentes produções acadêmicas sobre as relações entre arte e pandemia desenvolvidas no auge do enfrentamento da COVID-19 entre 2020 e 2021.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em HistóriaNoronha, Gilberto Cezar dehttp://lattes.cnpq.br/1413157322908549Kern, Daniela Pinheiro Machadohttp://lattes.cnpq.br/7767171140617889Seixas, Jacy Alves dehttp://lattes.cnpq.br/3194821414629651Rosa, Lorena de Souza2022-03-18T17:46:04Z2022-03-18T17:46:04Z2022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Lorena de Souza. Sentir que não fiz nada enquanto faço tudo: Mulheres artistas, Trabalho e Pandemia. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.44.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34311https://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.44porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-04-26T16:52:33Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34311Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-26T16:52:33Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentir que não fiz nada enquanto faço tudo: Mulheres artistas, Trabalho e Pandemia
Feeling like I did nothing while doing everything: Women artists, Work and the Pandemic
title Sentir que não fiz nada enquanto faço tudo: Mulheres artistas, Trabalho e Pandemia
spellingShingle Sentir que não fiz nada enquanto faço tudo: Mulheres artistas, Trabalho e Pandemia
Rosa, Lorena de Souza
História
Arte
Mulheres Artistas
Trabalho
Pandemia
History
Art
Women Artists
Work
Pandemic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
Mulheres artistas - entrevistas
Trabalho - Arte - Brasil
title_short Sentir que não fiz nada enquanto faço tudo: Mulheres artistas, Trabalho e Pandemia
title_full Sentir que não fiz nada enquanto faço tudo: Mulheres artistas, Trabalho e Pandemia
title_fullStr Sentir que não fiz nada enquanto faço tudo: Mulheres artistas, Trabalho e Pandemia
title_full_unstemmed Sentir que não fiz nada enquanto faço tudo: Mulheres artistas, Trabalho e Pandemia
title_sort Sentir que não fiz nada enquanto faço tudo: Mulheres artistas, Trabalho e Pandemia
author Rosa, Lorena de Souza
author_facet Rosa, Lorena de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Noronha, Gilberto Cezar de
http://lattes.cnpq.br/1413157322908549
Kern, Daniela Pinheiro Machado
http://lattes.cnpq.br/7767171140617889
Seixas, Jacy Alves de
http://lattes.cnpq.br/3194821414629651
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Lorena de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv História
Arte
Mulheres Artistas
Trabalho
Pandemia
History
Art
Women Artists
Work
Pandemic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
Mulheres artistas - entrevistas
Trabalho - Arte - Brasil
topic História
Arte
Mulheres Artistas
Trabalho
Pandemia
History
Art
Women Artists
Work
Pandemic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
Mulheres artistas - entrevistas
Trabalho - Arte - Brasil
description This research proposes an analysis of the relationships between art, work and gender in the context of the Coronavirus (COVID-19) pandemic in Brazil. Taking home isolation as a starting point to think about the historical relationships between artistic production and isolation, it seeks to understand how the creative process of women artists behaves in these conditions. For that, oral interviews, bibliographic, journalistic and medical-scientific references were used. Through a qualitative and bibliographic historiographical approach, which sought to dialogue with different theoretical perspectives, from the Theory of Social Reproduction to analyses of contemporary isolation, including recent academic productions on the relationship between art and the pandemic developed at the height of the COVID-19 crisis between 2020 and 2021.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-18T17:46:04Z
2022-03-18T17:46:04Z
2022-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Lorena de Souza. Sentir que não fiz nada enquanto faço tudo: Mulheres artistas, Trabalho e Pandemia. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.44.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34311
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.44
identifier_str_mv ROSA, Lorena de Souza. Sentir que não fiz nada enquanto faço tudo: Mulheres artistas, Trabalho e Pandemia. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.44.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34311
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569699382034432