Análise dos efeitos do autocontrole e da modificação de produtos na percepção dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Mariana Dias de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27988
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
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spelling Análise dos efeitos do autocontrole e da modificação de produtos na percepção dos consumidoresAutocontrolePrimingComportamento do consumidorModificaçāo de produtosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A alta competitividade tem feito com que as organizações foquem os seus recursos para conquistarem a atenção de seus consumidores. Com isso, diversas estratégias são criadas para que o cliente seja influenciado a comprar o que está sendo ofertado, mesmo que ele não tenha consciência que pode estar sendo manipulado por essas variáveis. Diariamente o indivíduo deve tomar várias decisões e, inconscientemente, ele utiliza recursos externos como fonte de embasamento para o seu processo de decisão. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar se o comportamento do consumidor é afetado pela modificação das características do produto, averiguando se o autocontrole influencia esse processo. O termo autocontrole é um conceito promissor para a pesquisa do comportamento do consumidor (BAUMEISTER, 2002), e pode ser relacionado com traços de personalidade, com características inatas dos indivíduos ou com uma força interior que possibilita o controle de suas próprias ações. Como forma de manipular a ativação do autocontrole para o estudo, 122 participantes passaram por um teste em computador programado de e-priming, com auxílio do software E-Prime 2.0. Em um segundo momento, os entrevistados responderam um questionário que tinha como objetivo mensurar sua percepção em relação ao que lhe fora apresentado. Utilizando-se do software SPSS para a análise, os resultados sugerem que aqueles que foram influenciados para aumento do autocontrole apresentaram comportamentos mais conservadores, ou seja, demonstraram menor intenção de compra. Tratando-se da modificação de características do produto, observou-se que a inserção de manchas fez com que as análises dos consumidores fossem mais detalhadas. Por outro lado, como as manchas, para a categoria de produtos alimentícios, podem ser consideradas um sinal de má qualidade, a avaliação do produto com essa característica diminuiu, bem como a intenção de compra e o valor médio a ser pago pelo quilo do produto, quando comparado ao produto sem modificações. Assim, percebe-se que, para a maioria dos entrevistados, a presença de uma característica modificada e do autocontrole surtiu influência na percepção.Universidade Federal de UberlândiaBrasilAdministraçãoFagundes, André Francisco Alcântarahttp://lattes.cnpq.br/4605993276758331Carvalho, Lucianahttp://lattes.cnpq.br/1072570939218844Paulo, Renatahttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975Resende, Mariana Dias de2019-12-23T16:43:04Z2019-12-23T16:43:04Z2019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRESENDE, Mariana Dias de. Análise dos efeitos do autocontrole e da modificação de produtos na percepção dos consumidores. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27988porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-12T03:00:00Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/27988Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-12T03:00Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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