Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionísio, Ana Maria Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17801
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.355
Resumo: This study aimed to construct and evaluate a proposed mediational intervention with preschool children through reading workshops and writing in Braille system. The proposal is based on the concepts of Vygotsky on defectology and approach to the Mediated Learning Experience (MLE) developed by Feuerstein. For the research were drawn up ten Mediational workshops, in which they developed a work by reading a children's story and from her reading activities and writing in Braille system. The workshops took place within in kindergarten room of the institution. Study participants were four blind children, six and seven years in an institution that assists visually impaired people in the city of Uberaba / MG, and their mothers and the teacher responsible for the room in which they study. During the workshops, the children showed interest in participating in the activities of reading and writing in Braille. We believe that the data built during the research are not sufficient to establish a generalization, due to the small number of participants. However, at the end of the workshops and the assessment of participants' responses can infer the relevance of the proposal, because in addition to the interest shown and the request of the children there were more activities like that, it was noticed greater fluency in reading and greater ease in writing.
id UFU_75e2f56dde6527a8c2e85185ee3723fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17801
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuaisPsicologiaDeficientes visuaisBraille (Sistema de escrita)Cegos - Sistemas de impressão e escritaIntervenção mediacionalBrailleMediational interventionVisually impairedCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAThis study aimed to construct and evaluate a proposed mediational intervention with preschool children through reading workshops and writing in Braille system. The proposal is based on the concepts of Vygotsky on defectology and approach to the Mediated Learning Experience (MLE) developed by Feuerstein. For the research were drawn up ten Mediational workshops, in which they developed a work by reading a children's story and from her reading activities and writing in Braille system. The workshops took place within in kindergarten room of the institution. Study participants were four blind children, six and seven years in an institution that assists visually impaired people in the city of Uberaba / MG, and their mothers and the teacher responsible for the room in which they study. During the workshops, the children showed interest in participating in the activities of reading and writing in Braille. We believe that the data built during the research are not sufficient to establish a generalization, due to the small number of participants. However, at the end of the workshops and the assessment of participants' responses can infer the relevance of the proposal, because in addition to the interest shown and the request of the children there were more activities like that, it was noticed greater fluency in reading and greater ease in writing.Dissertação (Mestrado)O presente trabalho teve como objetivo construir e avaliar uma proposta de intervenção mediacional junto a crianças pré-escolares, por meio de oficinas de leitura e escrita no Sistema Braille. A proposta está fundamentada nos conceitos de Vigotski sobre a defectologia e na abordagem relativa à Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM), desenvolvida por Feuerstein. Para a realização da pesquisa foram elaboradas dez oficinas mediacionais, nas quais se desenvolveu um trabalho com a leitura de uma história infantil e a partir dela atividades de leitura e de escrita no Sistema Braille. As oficinas aconteceram dentro na sala de Educação Infantil da própria instituição. Participaram do estudo quatro crianças cegas, de seis e sete anos de uma instituição que atende pessoas com deficiência visual, na cidade de Uberaba/MG, além de suas mães e da professora responsável pela sala em que elas estudam. Durante as oficinas, as crianças mostraram-se interessadas em participar e nas atividades de leitura e escrita em Braille. Consideramos que os dados construídos ao longo da pesquisa não sejam suficientes para estabelecer uma generalização, devido ao número reduzido de participantes. No entanto, ao final das oficinas e com a avaliação das respostas dos participantes pode-se inferir a pertinência da proposta, pois além do interesse demonstrado e a solicitação das crianças de que houvesse mais atividades como aquelas, percebeu-se maior fluência na leitura e maior desenvoltura na escrita.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em PsicologiaVectore, Celiahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763868A4Souza, Cirlei Evangelista Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768606A2Pereira, Helena de Ornellas Sivierihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768581P8Dionísio, Ana Maria Pereira2016-09-30T18:58:19Z2016-09-30T18:58:19Z2016-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIONISIO, Ana Maria Pereira. Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.355https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17801http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-10-01T21:35:54Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/17801Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-10-01T21:35:54Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais
title Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais
spellingShingle Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais
Dionísio, Ana Maria Pereira
Psicologia
Deficientes visuais
Braille (Sistema de escrita)
Cegos - Sistemas de impressão e escrita
Intervenção mediacional
Braille
Mediational intervention
Visually impaired
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais
title_full Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais
title_fullStr Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais
title_full_unstemmed Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais
title_sort Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais
author Dionísio, Ana Maria Pereira
author_facet Dionísio, Ana Maria Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vectore, Celia
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763868A4
Souza, Cirlei Evangelista Silva
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768606A2
Pereira, Helena de Ornellas Sivieri
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768581P8
dc.contributor.author.fl_str_mv Dionísio, Ana Maria Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Deficientes visuais
Braille (Sistema de escrita)
Cegos - Sistemas de impressão e escrita
Intervenção mediacional
Braille
Mediational intervention
Visually impaired
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Psicologia
Deficientes visuais
Braille (Sistema de escrita)
Cegos - Sistemas de impressão e escrita
Intervenção mediacional
Braille
Mediational intervention
Visually impaired
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description This study aimed to construct and evaluate a proposed mediational intervention with preschool children through reading workshops and writing in Braille system. The proposal is based on the concepts of Vygotsky on defectology and approach to the Mediated Learning Experience (MLE) developed by Feuerstein. For the research were drawn up ten Mediational workshops, in which they developed a work by reading a children's story and from her reading activities and writing in Braille system. The workshops took place within in kindergarten room of the institution. Study participants were four blind children, six and seven years in an institution that assists visually impaired people in the city of Uberaba / MG, and their mothers and the teacher responsible for the room in which they study. During the workshops, the children showed interest in participating in the activities of reading and writing in Braille. We believe that the data built during the research are not sufficient to establish a generalization, due to the small number of participants. However, at the end of the workshops and the assessment of participants' responses can infer the relevance of the proposal, because in addition to the interest shown and the request of the children there were more activities like that, it was noticed greater fluency in reading and greater ease in writing.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30T18:58:19Z
2016-09-30T18:58:19Z
2016-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIONISIO, Ana Maria Pereira. Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.355
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17801
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.355
identifier_str_mv DIONISIO, Ana Maria Pereira. Intervenção mediacional na aprendizagem do braille: um estudo com crianças deficientes visuais. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.355
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17801
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711528638021632