O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21503 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1301 |
Resumo: | La présente thèse vise à aborder le projet national-populaire dans le théâtre brésilien, à travers l'analyse de la dramaturgie d'Oduvaldo Vianna Filho dans le Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), écrite avant le coup d'État civile-militaire de 1964 ((A Mais-Valia Vai Acabar seu Edgar -1960, Quatro Quadras de Terra – 1963 et Os Azeredo mais os Benevides – 1964).Cette recherche a porté sur les structures esthétiques, politiques et dramaturgiques de la production culturelle et politique du CPC, afin de vérifier la réception du théâtre d'agitation et de propagande (agitprop) et l'assimilation des présupposés du Théâtre épique Bertolt Brecht au Brésil. |
id |
UFU_7719b9b5b304cb8e8817e2fc845204c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/21503 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE)The Popular National and the Dramaturgy of Vianinha in the Popular Center of Culture (CPC) of the National Union of Students (UNE)VianinhaTeatro político brasileiroTeatro políticoThéâtre politiqueEstética marxistaEsthétique marxisteÉpicoÉpiquePopularPopulaireArtes cênicasVianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974Estética comunistaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROLa présente thèse vise à aborder le projet national-populaire dans le théâtre brésilien, à travers l'analyse de la dramaturgie d'Oduvaldo Vianna Filho dans le Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), écrite avant le coup d'État civile-militaire de 1964 ((A Mais-Valia Vai Acabar seu Edgar -1960, Quatro Quadras de Terra – 1963 et Os Azeredo mais os Benevides – 1964).Cette recherche a porté sur les structures esthétiques, politiques et dramaturgiques de la production culturelle et politique du CPC, afin de vérifier la réception du théâtre d'agitation et de propagande (agitprop) et l'assimilation des présupposés du Théâtre épique Bertolt Brecht au Brésil.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)A presente dissertação tem o objetivo de abordar o projeto nacional-popular no Teatro Brasileiro, por meio da análise da dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), escritas no período anterior ao golpe civil-militar de 1964 (A Mais-Valia Vai Acabar seu Edgar -1960, Quatro Quadras de Terra – 1963 e Os Azeredo mais os Benevides – 1964). Trata-se de uma pesquisa que se debruçou sobre as estruturas estéticas, políticas, dramatúrgicas da produção cultural e política do CPC, no sentido de verificar a recepção do teatro de agitação e propaganda (agitprop) e da assimilação dos pressupostos do Teatro Épico de Bertolt Brecht no Brasil.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasArantes, Luiz Humberto Martinshttp://lattes.cnpq.br/5284957324688177Silva, Fátima Antuneshttp://lattes.cnpq.br/0999369082756690Maciel, Diógenes André Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0181025251506730Mota, Danilo Henrique Faria2018-06-12T18:05:57Z2018-06-12T18:05:57Z2018-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOTA, Danilo Henrique Faria. O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21503http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-06-12T18:05:57Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/21503Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-06-12T18:05:57Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) The Popular National and the Dramaturgy of Vianinha in the Popular Center of Culture (CPC) of the National Union of Students (UNE) |
title |
O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
spellingShingle |
O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) Mota, Danilo Henrique Faria Vianinha Teatro político brasileiro Teatro político Théâtre politique Estética marxista Esthétique marxiste Épico Épique Popular Populaire Artes cênicas Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974 Estética comunista CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
title_short |
O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
title_full |
O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
title_fullStr |
O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
title_full_unstemmed |
O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
title_sort |
O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
author |
Mota, Danilo Henrique Faria |
author_facet |
Mota, Danilo Henrique Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arantes, Luiz Humberto Martins http://lattes.cnpq.br/5284957324688177 Silva, Fátima Antunes http://lattes.cnpq.br/0999369082756690 Maciel, Diógenes André Vieira http://lattes.cnpq.br/0181025251506730 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Danilo Henrique Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vianinha Teatro político brasileiro Teatro político Théâtre politique Estética marxista Esthétique marxiste Épico Épique Popular Populaire Artes cênicas Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974 Estética comunista CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
topic |
Vianinha Teatro político brasileiro Teatro político Théâtre politique Estética marxista Esthétique marxiste Épico Épique Popular Populaire Artes cênicas Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974 Estética comunista CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
description |
La présente thèse vise à aborder le projet national-populaire dans le théâtre brésilien, à travers l'analyse de la dramaturgie d'Oduvaldo Vianna Filho dans le Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), écrite avant le coup d'État civile-militaire de 1964 ((A Mais-Valia Vai Acabar seu Edgar -1960, Quatro Quadras de Terra – 1963 et Os Azeredo mais os Benevides – 1964).Cette recherche a porté sur les structures esthétiques, politiques et dramaturgiques de la production culturelle et politique du CPC, afin de vérifier la réception du théâtre d'agitation et de propagande (agitprop) et l'assimilation des présupposés du Théâtre épique Bertolt Brecht au Brésil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-12T18:05:57Z 2018-06-12T18:05:57Z 2018-02-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOTA, Danilo Henrique Faria. O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21503 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1301 |
identifier_str_mv |
MOTA, Danilo Henrique Faria. O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21503 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569571434790912 |