O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Danilo Henrique Faria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21503
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1301
Resumo: La présente thèse vise à aborder le projet national-populaire dans le théâtre brésilien, à travers l'analyse de la dramaturgie d'Oduvaldo Vianna Filho dans le Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), écrite avant le coup d'État civile-militaire de 1964 ((A Mais-Valia Vai Acabar seu Edgar -1960, Quatro Quadras de Terra – 1963 et Os Azeredo mais os Benevides – 1964).Cette recherche a porté sur les structures esthétiques, politiques et dramaturgiques de la production culturelle et politique du CPC, afin de vérifier la réception du théâtre d'agitation et de propagande (agitprop) et l'assimilation des présupposés du Théâtre épique Bertolt Brecht au Brésil.
id UFU_7719b9b5b304cb8e8817e2fc845204c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/21503
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE)The Popular National and the Dramaturgy of Vianinha in the Popular Center of Culture (CPC) of the National Union of Students (UNE)VianinhaTeatro político brasileiroTeatro políticoThéâtre politiqueEstética marxistaEsthétique marxisteÉpicoÉpiquePopularPopulaireArtes cênicasVianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974Estética comunistaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROLa présente thèse vise à aborder le projet national-populaire dans le théâtre brésilien, à travers l'analyse de la dramaturgie d'Oduvaldo Vianna Filho dans le Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), écrite avant le coup d'État civile-militaire de 1964 ((A Mais-Valia Vai Acabar seu Edgar -1960, Quatro Quadras de Terra – 1963 et Os Azeredo mais os Benevides – 1964).Cette recherche a porté sur les structures esthétiques, politiques et dramaturgiques de la production culturelle et politique du CPC, afin de vérifier la réception du théâtre d'agitation et de propagande (agitprop) et l'assimilation des présupposés du Théâtre épique Bertolt Brecht au Brésil.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)A presente dissertação tem o objetivo de abordar o projeto nacional-popular no Teatro Brasileiro, por meio da análise da dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), escritas no período anterior ao golpe civil-militar de 1964 (A Mais-Valia Vai Acabar seu Edgar -1960, Quatro Quadras de Terra – 1963 e Os Azeredo mais os Benevides – 1964). Trata-se de uma pesquisa que se debruçou sobre as estruturas estéticas, políticas, dramatúrgicas da produção cultural e política do CPC, no sentido de verificar a recepção do teatro de agitação e propaganda (agitprop) e da assimilação dos pressupostos do Teatro Épico de Bertolt Brecht no Brasil.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasArantes, Luiz Humberto Martinshttp://lattes.cnpq.br/5284957324688177Silva, Fátima Antuneshttp://lattes.cnpq.br/0999369082756690Maciel, Diógenes André Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0181025251506730Mota, Danilo Henrique Faria2018-06-12T18:05:57Z2018-06-12T18:05:57Z2018-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOTA, Danilo Henrique Faria. O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21503http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-06-12T18:05:57Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/21503Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-06-12T18:05:57Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE)
The Popular National and the Dramaturgy of Vianinha in the Popular Center of Culture (CPC) of the National Union of Students (UNE)
title O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE)
spellingShingle O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE)
Mota, Danilo Henrique Faria
Vianinha
Teatro político brasileiro
Teatro político
Théâtre politique
Estética marxista
Esthétique marxiste
Épico
Épique
Popular
Populaire
Artes cênicas
Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974
Estética comunista
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
title_short O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE)
title_full O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE)
title_fullStr O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE)
title_full_unstemmed O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE)
title_sort O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE)
author Mota, Danilo Henrique Faria
author_facet Mota, Danilo Henrique Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arantes, Luiz Humberto Martins
http://lattes.cnpq.br/5284957324688177
Silva, Fátima Antunes
http://lattes.cnpq.br/0999369082756690
Maciel, Diógenes André Vieira
http://lattes.cnpq.br/0181025251506730
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Danilo Henrique Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Vianinha
Teatro político brasileiro
Teatro político
Théâtre politique
Estética marxista
Esthétique marxiste
Épico
Épique
Popular
Populaire
Artes cênicas
Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974
Estética comunista
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
topic Vianinha
Teatro político brasileiro
Teatro político
Théâtre politique
Estética marxista
Esthétique marxiste
Épico
Épique
Popular
Populaire
Artes cênicas
Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974
Estética comunista
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
description La présente thèse vise à aborder le projet national-populaire dans le théâtre brésilien, à travers l'analyse de la dramaturgie d'Oduvaldo Vianna Filho dans le Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), écrite avant le coup d'État civile-militaire de 1964 ((A Mais-Valia Vai Acabar seu Edgar -1960, Quatro Quadras de Terra – 1963 et Os Azeredo mais os Benevides – 1964).Cette recherche a porté sur les structures esthétiques, politiques et dramaturgiques de la production culturelle et politique du CPC, afin de vérifier la réception du théâtre d'agitation et de propagande (agitprop) et l'assimilation des présupposés du Théâtre épique Bertolt Brecht au Brésil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-12T18:05:57Z
2018-06-12T18:05:57Z
2018-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTA, Danilo Henrique Faria. O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21503
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1301
identifier_str_mv MOTA, Danilo Henrique Faria. O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21503
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569571434790912