"Posso Ajudar?": Relato de experiência de humanização na atenção hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31858 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_78135f401e0c839b989937411aa52a97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/31858 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
"Posso Ajudar?": Relato de experiência de humanização na atenção hospitalarHumanização da assistênciaAcolhimentoCNPQ::CIENCIAS DA SAUDETrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Introdução: a Política Nacional de Humanização (PNH) surgiu em 2003, com o objetivo de tornar a humanização uma prática cotidiana dos serviços de saúde e provocar mudanças nos modos de gerir e cuidar. Quando se fala em humanização na atenção hospitalar é importante observar inúmeros aspectos. Diferente dos outros setores de atenção à saúde, os hospitais apresentam uma rotina acelerada de atendimentos de alta complexidade, gerando um ambiente de estresse e tensão. Objetivo: relatar a experiência vivenciada na prática do acolhimento e direcionamento dos usuários do Pronto socorro e Ambulatório (Amélio Marques) do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Metodologia: o presente estudo é um relato de experiência do projeto “Posso ajudar” que surgiu em 2011, com a finalidade de acolher, informar e encaminhar os usuários do serviço, trazendo agilidade ao atendimento e uma assistência humanizada. O projeto possui uma coordenadora, além de contar com a colaboração de todo o setor de Gestão de Humanização do Hospital de Clínicas da UFU. É composto por alunos dos cursos de graduação da área da saúde, humanas e exatas da UFU, e da Escola Técnica de Saúde (ESTES). A experiência relatada corresponde ao período de maio de 2020 a fevereiro de 2021. Foram desenvolvidas ações como: acolhimento de usuários e acompanhantes, aferição de temperatura, distribuição de máscaras, triagem, campanhas de doação de sangue, pesquisas de satisfação e doação de kits de higiene. Resultados: O projeto contou com a participação de 30 alunos. No periodo de Maio de 2020 à Fevereiro de 2021 foram distribuidas 14.600 máscaras e 118 kits de higiene pessoal. A pesquisa de satisfação obteve 93 respostas, os usuários do serviço se mostraram satisfeitos com a higiene e conforto do local, atendimento da recepção e tempo de espera e muito satisfeitos com o atendimento de modo geral. Conclusão: as ações desenvolvidas no projeto possibilitaram a compreensão da prática de acolhimento, além de agilizar os atendimentos do Pronto socorro e Ambulatórios, trazer um maior nível de esclarecimento e atender às expectativas dos usuários do serviço público de saúde.Universidade Federal de UberlândiaBrasilOdontologiaBulgareli, Jaqueline Vilelahttp://lattes.cnpq.br/4694996247762867Freitas, Thamiris Silva2021-06-01T18:53:09Z2021-06-01T18:53:09Z2021-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFREITAS, Thamiris Silva. "Posso Ajudar?": Relato de experiência de humanização na atenção hospitalar. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-06-02T06:24:04Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31858Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-06-02T06:24:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Posso Ajudar?": Relato de experiência de humanização na atenção hospitalar |
title |
"Posso Ajudar?": Relato de experiência de humanização na atenção hospitalar |
spellingShingle |
"Posso Ajudar?": Relato de experiência de humanização na atenção hospitalar Freitas, Thamiris Silva Humanização da assistência Acolhimento CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
title_short |
"Posso Ajudar?": Relato de experiência de humanização na atenção hospitalar |
title_full |
"Posso Ajudar?": Relato de experiência de humanização na atenção hospitalar |
title_fullStr |
"Posso Ajudar?": Relato de experiência de humanização na atenção hospitalar |
title_full_unstemmed |
"Posso Ajudar?": Relato de experiência de humanização na atenção hospitalar |
title_sort |
"Posso Ajudar?": Relato de experiência de humanização na atenção hospitalar |
author |
Freitas, Thamiris Silva |
author_facet |
Freitas, Thamiris Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bulgareli, Jaqueline Vilela http://lattes.cnpq.br/4694996247762867 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Thamiris Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanização da assistência Acolhimento CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
topic |
Humanização da assistência Acolhimento CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01T18:53:09Z 2021-06-01T18:53:09Z 2021-05-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FREITAS, Thamiris Silva. "Posso Ajudar?": Relato de experiência de humanização na atenção hospitalar. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31858 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Thamiris Silva. "Posso Ajudar?": Relato de experiência de humanização na atenção hospitalar. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Odontologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Odontologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569695715164160 |