Um estudo exploratório para o desenvolvimento da escala BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ana Beatriz Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25020
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.980
Resumo: O cinema é parte do cotidiano da maioria dos brasileiros como opção de entretenimento, de modo que o mercado se encontra em expansão e cada vez mais têm-se a inauguração de salas de cinema e sessões de filmes (ANCINE, 2018). Entendendo a relevância da indústria cinematográfica, esta pesquisa visa responder o seguinte questionamento: Quais os benefícios procurados pelos consumidores de cinema para irem às salas de cinema assistir a filmes? Para responder a essa pergunta, foi proposta e validada estatisticamente, até a etapa de análise exploratória, uma escala como instrumento métrico baseado nos benefícios procurados pelos consumidores de cinema. A escala chamada de BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema) visa auxiliar a literatura de comportamento do consumidor e permitir novas pesquisas sobre o consumo de cinema a partir desta ferramenta. A realização desse trabalho se deu através de dois estudos: Estudo 1 – qualitativo e Estudo 2 – quantitativo. O Estudo 1 efetuou grupos focais para que fossem identificados os construtos formadores de dimensões segmentadas a serem medidos e explorados pela escala. Neste estudo obteve-se como resultado as seguintes categorias de benefícios: descanso, atividades fora de casa, socialização, afeição por filmes, assistir a um filme, experiência do ambiente e afeição por cinemas. Através do apontamento dos benefícios pelo Estudo 1, foram utilizados todos os benefícios encontrados como variáveis de análise estatística para o Estudo 2, visando entender quais desses benefícios eram comuns entre si para uma segmentação e criação de fatores significantes para formação de uma escala mais apurada e concisa. Para tanto foram realizadas análises fatoriais exploratórias que identificaram, após as análises de conteúdo e de comunalidades e cargas fatoriais, que se têm dois grupos maiores, inspirados nos achados de Cuadrado e Frasquet (1999) e Reis e Santana (2016): (i)Benefícios Pessoais e (ii)Cinéfilos. Dentro de cada um desses grupos encontrou-se os seguintes fatores: (i) Descansar, Socializar e Desconectar, e (ii) Assistir a um filme e Curtir o Cinema. Através dessas dimensões foi possível reestruturar os benefícios apontados pelo Estudo 1 em grupos similares e entender as principais necessidades da amostra atingida (685 respondentes válidos). A princípio a escala proposta possuía 37 benefícios dimensionados em 7 categorias, após as análises têm-se uma proposta de escala de 28 benefícios em 5 dimensões separadas por dois fatores. Ela foi aplicada no modelo de escala Likert de 11 pontos permitindo ao respondente escolher de 0 a 10 em relação a sua identificação com o construto. Para testar a confiabilidade desse modelo, o alfa de Cronbach foi aplicado e percebeu-se que todos os fatores foram aprovados: (i) Benefícios Pessoais: Lazer (Alfa de Cronbach= 0,839), Desconectar (0,644), Socializar (0,644); (ii) Cinéfilos: Assistir a um filme (0,688) e Curtir o Ambiente (0,903). São os benefícios procurados a serem mensurados na escala: desestresse, distração, relaxamento, diversão, lazer, passeio, socialização geral, socialização com a família, fuga da realidade, sensação de isolamento, filme específico, gênero do filme, exclusividade do filme, novidade do filme, amor por filmes, identificação com o filme, paixão por filmes, atores do filme, ambiente, conforto, escuridão, poltronas, qualidade de áudio, qualidade de vídeo, tamanho de tela, ar-condicionado, adoração por cinemas e emoção. Realizou-se também um estudo bibliométrico das produções acadêmicas entre 1990 e 2018 para identificar as lacunas de pesquisa nesse aspecto, e percebeu-se que existem poucas análises do mercado de cinema do ponto de vista administrativo e/ou de marketing, sendo no Brasil uma proposta necessária para melhor entendimento do comportamento do consumidor de cinema. Logo, este trabalho contribui com a literatura de comportamento do consumidor, com um instrumento de pesquisa e uma proposta de segmentação de mercado por benefícios; além de explicitar os passos para criação de uma escala de acordo com Churchill (1979). Em relação à gestão e sociedade, esta pesquisa contribui com material para tomada de decisão assertiva e estratégias de mercado. Sugere-se como pesquisa futura principal desenvolver um modelo de equação estruturada de causa e efeito entre as dimensões e os fatores, relacionando também as variáveis sociodemográficas para melhor identificação das possibilidades de ofertas diferenciadas que o cinema pode trabalhar.
id UFU_7a926c25dde47d06a45eb7165306d81b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/25020
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2019-05-03T19:12:48Z2019-05-03T19:12:48Z2019-02-26REIS, Ana Beatriz Pereira. Um estudo exploratório para o desenvolvimento da escala BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema). 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.980.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25020http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.980O cinema é parte do cotidiano da maioria dos brasileiros como opção de entretenimento, de modo que o mercado se encontra em expansão e cada vez mais têm-se a inauguração de salas de cinema e sessões de filmes (ANCINE, 2018). Entendendo a relevância da indústria cinematográfica, esta pesquisa visa responder o seguinte questionamento: Quais os benefícios procurados pelos consumidores de cinema para irem às salas de cinema assistir a filmes? Para responder a essa pergunta, foi proposta e validada estatisticamente, até a etapa de análise exploratória, uma escala como instrumento métrico baseado nos benefícios procurados pelos consumidores de cinema. A escala chamada de BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema) visa auxiliar a literatura de comportamento do consumidor e permitir novas pesquisas sobre o consumo de cinema a partir desta ferramenta. A realização desse trabalho se deu através de dois estudos: Estudo 1 – qualitativo e Estudo 2 – quantitativo. O Estudo 1 efetuou grupos focais para que fossem identificados os construtos formadores de dimensões segmentadas a serem medidos e explorados pela escala. Neste estudo obteve-se como resultado as seguintes categorias de benefícios: descanso, atividades fora de casa, socialização, afeição por filmes, assistir a um filme, experiência do ambiente e afeição por cinemas. Através do apontamento dos benefícios pelo Estudo 1, foram utilizados todos os benefícios encontrados como variáveis de análise estatística para o Estudo 2, visando entender quais desses benefícios eram comuns entre si para uma segmentação e criação de fatores significantes para formação de uma escala mais apurada e concisa. Para tanto foram realizadas análises fatoriais exploratórias que identificaram, após as análises de conteúdo e de comunalidades e cargas fatoriais, que se têm dois grupos maiores, inspirados nos achados de Cuadrado e Frasquet (1999) e Reis e Santana (2016): (i)Benefícios Pessoais e (ii)Cinéfilos. Dentro de cada um desses grupos encontrou-se os seguintes fatores: (i) Descansar, Socializar e Desconectar, e (ii) Assistir a um filme e Curtir o Cinema. Através dessas dimensões foi possível reestruturar os benefícios apontados pelo Estudo 1 em grupos similares e entender as principais necessidades da amostra atingida (685 respondentes válidos). A princípio a escala proposta possuía 37 benefícios dimensionados em 7 categorias, após as análises têm-se uma proposta de escala de 28 benefícios em 5 dimensões separadas por dois fatores. Ela foi aplicada no modelo de escala Likert de 11 pontos permitindo ao respondente escolher de 0 a 10 em relação a sua identificação com o construto. Para testar a confiabilidade desse modelo, o alfa de Cronbach foi aplicado e percebeu-se que todos os fatores foram aprovados: (i) Benefícios Pessoais: Lazer (Alfa de Cronbach= 0,839), Desconectar (0,644), Socializar (0,644); (ii) Cinéfilos: Assistir a um filme (0,688) e Curtir o Ambiente (0,903). São os benefícios procurados a serem mensurados na escala: desestresse, distração, relaxamento, diversão, lazer, passeio, socialização geral, socialização com a família, fuga da realidade, sensação de isolamento, filme específico, gênero do filme, exclusividade do filme, novidade do filme, amor por filmes, identificação com o filme, paixão por filmes, atores do filme, ambiente, conforto, escuridão, poltronas, qualidade de áudio, qualidade de vídeo, tamanho de tela, ar-condicionado, adoração por cinemas e emoção. Realizou-se também um estudo bibliométrico das produções acadêmicas entre 1990 e 2018 para identificar as lacunas de pesquisa nesse aspecto, e percebeu-se que existem poucas análises do mercado de cinema do ponto de vista administrativo e/ou de marketing, sendo no Brasil uma proposta necessária para melhor entendimento do comportamento do consumidor de cinema. Logo, este trabalho contribui com a literatura de comportamento do consumidor, com um instrumento de pesquisa e uma proposta de segmentação de mercado por benefícios; além de explicitar os passos para criação de uma escala de acordo com Churchill (1979). Em relação à gestão e sociedade, esta pesquisa contribui com material para tomada de decisão assertiva e estratégias de mercado. Sugere-se como pesquisa futura principal desenvolver um modelo de equação estruturada de causa e efeito entre as dimensões e os fatores, relacionando também as variáveis sociodemográficas para melhor identificação das possibilidades de ofertas diferenciadas que o cinema pode trabalhar.Cinema is part of the everyday life of most Brazilians as an entertainment option, so that the market is expanding and more and more have the opening of cinemas and movie sessions (ANCINE, 2018). Understanding the relevance of the film industry, this research aims to answer the following question: What are the benefits sought by movie consumers to go to theaters to watch movies? To answer this question, a scale as a metric instrument based on the benefits sought by cinema consumers was proposed and validated statistically up to the stage of exploratory analysis. The scale called BBCC (benefits sought by cinema consumers) aims to aid the literature of consumer behavior and allow new research on cinema consumption from this tool. The accomplishment of this work was done through two studies: Study 1 - qualitative and Study 2 - quantitative. Study 1 made focus groups to identify the construct constructs of segmented dimensions to be measured and explored by the scale. In this study, the following categories of benefits were obtained: rest, out-of-home activities, socialization, affection for films, watch a movie, environmental experience and affection for cinemas. Through the study of the benefits in Study 1, all the benefits found as variables of statistical analysis for Study 2 were used, aiming to understand which of these benefits were common among them for a segmentation and creation of significant factors for the formation of a more accurate scale and concise In order to do so, we conducted exploratory factor analyzes that identified two research groups, inspired by the findings of Cuadrado and Frasquet (1999) and Reis and Santana (2016): (i) And (ii) the Cinefilos. Within each of these groups were found the following factors: (i) Rest, Socialize and Disconnect, and (ii) Watch a Movie and Enjoy Cinema. Through these dimensions it was possible to restructure the benefits pointed out by Study 1 in similar groups and to understand the main needs of the sample reached (685 valid respondents). At first the proposed scale had 37 benefits scaled in 7 categories, after the analyzes have a proposal of scale of 28 benefits in 5 dimensions separated by two factors. It was applied to the 11-point Likert scale model allowing the respondent to choose 0 to 10 in relation to their identification with the construct. To test the reliability of this model, Cronbach's alpha was applied, and it was noted that all factors were approved: (i) Social: Leisure (Cronbach's alpha = 0.839), Disconnect (0.644), Socialize (0.644); (ii) Cinefilos: Watch a movie (0,688) and Likes the Environment (0,903). These are the benefits sought to be measured in the scale: stress, distraction, relaxation, fun, leisure, walking, general socialization, socialization with the family, escape from reality, isolation, specific film, film genre, film exclusivity, novelty movie quality, movie quality, movie quality, air conditioning, movie theatricality, movie theatricality, movie theatricality, movie theatricality, movie theaters, atmosphere, comfort, darkness, armchairs, audio quality, video quality, screen size. A bibliometric study of the academic productions between 1990 and 2018 was also carried out to identify the research gaps in this aspect, and it was noticed that there are few analyzes of the cinema market from an administrative and / or marketing point of view, being in Brazil a proposal for a better understanding of cinema consumer behavior. Therefore, this work contributes to the literature on consumer behavior, with a research tool and a segmentation proposal of the market for benefits; in addition to explaining the steps to create a scale according to Churchill (1979). In relation to management and society, this research contributes with material for assertive decision making and market strategies. It is suggested as main future research to develop a structured equation model of cause and effect between the dimensions and the factors, also relating the sociodemographic variables to better identify the possibilities of differentiated offers that the cinema can work.Dissertação (Mestrado)2021-02-26porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIAEscalaBenefícios procuradosCinemaComportamento do consumidorScaleBenefits soughtConsumer behaviourAdministraçãoCinema e sociedadeUm estudo exploratório para o desenvolvimento da escala BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema)An exploratory study for the development of the BBCC scale (benefits sought by cinema consumers)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSantana, Élcio Eduardo de Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755925Y8Paula, Veronica Angelica Freitas dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769268Y8Fagundes, André Francisco Alcântarahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137130J6Ladeira, Rodrigohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728639E0Santana, Élcio Eduardo de Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755925Y8Paula, Veronica Angelica Freitas dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769268Y8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8032993J6Reis, Ana Beatriz Pereira102cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTEXTEstudoExploratorioEscala.pdf.txtEstudoExploratorioEscala.pdf.txtExtracted texttext/plain425232https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25020/5/EstudoExploratorioEscala.pdf.txtd428a30d83d461cf84a5b02fa4bd0208MD55THUMBNAILEstudoExploratorioEscala.pdf.jpgEstudoExploratorioEscala.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25020/6/EstudoExploratorioEscala.pdf.jpg9908e1d7dadb53b46b394c4cd6cb8233MD56ORIGINALEstudoExploratorioEscala.pdfEstudoExploratorioEscala.pdfapplication/pdf4490664https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25020/3/EstudoExploratorioEscala.pdf16d175d4c8d0618140297600e07e9905MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25020/4/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD54123456789/250202022-10-19 12:29:46.125oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-10-19T15:29:46Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo exploratório para o desenvolvimento da escala BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv An exploratory study for the development of the BBCC scale (benefits sought by cinema consumers)
title Um estudo exploratório para o desenvolvimento da escala BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema)
spellingShingle Um estudo exploratório para o desenvolvimento da escala BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema)
Reis, Ana Beatriz Pereira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Escala
Benefícios procurados
Cinema
Comportamento do consumidor
Scale
Benefits sought
Consumer behaviour
Administração
Cinema e sociedade
title_short Um estudo exploratório para o desenvolvimento da escala BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema)
title_full Um estudo exploratório para o desenvolvimento da escala BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema)
title_fullStr Um estudo exploratório para o desenvolvimento da escala BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema)
title_full_unstemmed Um estudo exploratório para o desenvolvimento da escala BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema)
title_sort Um estudo exploratório para o desenvolvimento da escala BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema)
author Reis, Ana Beatriz Pereira
author_facet Reis, Ana Beatriz Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santana, Élcio Eduardo de Paula
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755925Y8
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula, Veronica Angelica Freitas de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769268Y8
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fagundes, André Francisco Alcântara
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137130J6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ladeira, Rodrigo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728639E0
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Santana, Élcio Eduardo de Paula
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755925Y8
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Paula, Veronica Angelica Freitas de
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769268Y8
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8032993J6
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Ana Beatriz Pereira
contributor_str_mv Santana, Élcio Eduardo de Paula
Paula, Veronica Angelica Freitas de
Fagundes, André Francisco Alcântara
Ladeira, Rodrigo
Santana, Élcio Eduardo de Paula
Paula, Veronica Angelica Freitas de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Escala
Benefícios procurados
Cinema
Comportamento do consumidor
Scale
Benefits sought
Consumer behaviour
Administração
Cinema e sociedade
dc.subject.por.fl_str_mv Escala
Benefícios procurados
Cinema
Comportamento do consumidor
Scale
Benefits sought
Consumer behaviour
Administração
Cinema e sociedade
description O cinema é parte do cotidiano da maioria dos brasileiros como opção de entretenimento, de modo que o mercado se encontra em expansão e cada vez mais têm-se a inauguração de salas de cinema e sessões de filmes (ANCINE, 2018). Entendendo a relevância da indústria cinematográfica, esta pesquisa visa responder o seguinte questionamento: Quais os benefícios procurados pelos consumidores de cinema para irem às salas de cinema assistir a filmes? Para responder a essa pergunta, foi proposta e validada estatisticamente, até a etapa de análise exploratória, uma escala como instrumento métrico baseado nos benefícios procurados pelos consumidores de cinema. A escala chamada de BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema) visa auxiliar a literatura de comportamento do consumidor e permitir novas pesquisas sobre o consumo de cinema a partir desta ferramenta. A realização desse trabalho se deu através de dois estudos: Estudo 1 – qualitativo e Estudo 2 – quantitativo. O Estudo 1 efetuou grupos focais para que fossem identificados os construtos formadores de dimensões segmentadas a serem medidos e explorados pela escala. Neste estudo obteve-se como resultado as seguintes categorias de benefícios: descanso, atividades fora de casa, socialização, afeição por filmes, assistir a um filme, experiência do ambiente e afeição por cinemas. Através do apontamento dos benefícios pelo Estudo 1, foram utilizados todos os benefícios encontrados como variáveis de análise estatística para o Estudo 2, visando entender quais desses benefícios eram comuns entre si para uma segmentação e criação de fatores significantes para formação de uma escala mais apurada e concisa. Para tanto foram realizadas análises fatoriais exploratórias que identificaram, após as análises de conteúdo e de comunalidades e cargas fatoriais, que se têm dois grupos maiores, inspirados nos achados de Cuadrado e Frasquet (1999) e Reis e Santana (2016): (i)Benefícios Pessoais e (ii)Cinéfilos. Dentro de cada um desses grupos encontrou-se os seguintes fatores: (i) Descansar, Socializar e Desconectar, e (ii) Assistir a um filme e Curtir o Cinema. Através dessas dimensões foi possível reestruturar os benefícios apontados pelo Estudo 1 em grupos similares e entender as principais necessidades da amostra atingida (685 respondentes válidos). A princípio a escala proposta possuía 37 benefícios dimensionados em 7 categorias, após as análises têm-se uma proposta de escala de 28 benefícios em 5 dimensões separadas por dois fatores. Ela foi aplicada no modelo de escala Likert de 11 pontos permitindo ao respondente escolher de 0 a 10 em relação a sua identificação com o construto. Para testar a confiabilidade desse modelo, o alfa de Cronbach foi aplicado e percebeu-se que todos os fatores foram aprovados: (i) Benefícios Pessoais: Lazer (Alfa de Cronbach= 0,839), Desconectar (0,644), Socializar (0,644); (ii) Cinéfilos: Assistir a um filme (0,688) e Curtir o Ambiente (0,903). São os benefícios procurados a serem mensurados na escala: desestresse, distração, relaxamento, diversão, lazer, passeio, socialização geral, socialização com a família, fuga da realidade, sensação de isolamento, filme específico, gênero do filme, exclusividade do filme, novidade do filme, amor por filmes, identificação com o filme, paixão por filmes, atores do filme, ambiente, conforto, escuridão, poltronas, qualidade de áudio, qualidade de vídeo, tamanho de tela, ar-condicionado, adoração por cinemas e emoção. Realizou-se também um estudo bibliométrico das produções acadêmicas entre 1990 e 2018 para identificar as lacunas de pesquisa nesse aspecto, e percebeu-se que existem poucas análises do mercado de cinema do ponto de vista administrativo e/ou de marketing, sendo no Brasil uma proposta necessária para melhor entendimento do comportamento do consumidor de cinema. Logo, este trabalho contribui com a literatura de comportamento do consumidor, com um instrumento de pesquisa e uma proposta de segmentação de mercado por benefícios; além de explicitar os passos para criação de uma escala de acordo com Churchill (1979). Em relação à gestão e sociedade, esta pesquisa contribui com material para tomada de decisão assertiva e estratégias de mercado. Sugere-se como pesquisa futura principal desenvolver um modelo de equação estruturada de causa e efeito entre as dimensões e os fatores, relacionando também as variáveis sociodemográficas para melhor identificação das possibilidades de ofertas diferenciadas que o cinema pode trabalhar.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-03T19:12:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-03T19:12:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REIS, Ana Beatriz Pereira. Um estudo exploratório para o desenvolvimento da escala BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema). 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.980.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25020
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.980
identifier_str_mv REIS, Ana Beatriz Pereira. Um estudo exploratório para o desenvolvimento da escala BBCC (benefícios buscados por consumidores de cinema). 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.980.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25020
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25020/5/EstudoExploratorioEscala.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25020/6/EstudoExploratorioEscala.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25020/3/EstudoExploratorioEscala.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25020/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d428a30d83d461cf84a5b02fa4bd0208
9908e1d7dadb53b46b394c4cd6cb8233
16d175d4c8d0618140297600e07e9905
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110557253271552