O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Kamila Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28036
Resumo: Considering the many positive effects of education on a country's socioeconomic development and the many factors that can affect the quality of student learning, this paper focuses on the role of teachers and a key variable for attracting and retaining good professionals in the teaching career: the salaries. It uses panel data, considering the years of 2011, 2013 and 2015, with the results of students from the 5th grade of elementary school in Minas Gerais in Prova Brasil, and information on teacher’s remuneration, from RAIS, to make estimations of Ordinary Least Squares models and Fixed Effects Models. The results found in OLS models indicate that higher salaries results in higher grades in Matematic’s test of Prova Brasil. With the estimation using Fixed Effects, this variable is not statistical significant to explain student’s performance.
id UFU_7d2cf9040839143021a7127024992279
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/28036
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova BrasilDoes teacher salary matter? An impact evaluation about the performance of Minas Gerais students in Prova BrasilEconomia da educaçãoRemuneração dos professoresQualidade da educaçãoDados em painelEducation economicsTeacher’s remunerationQuality of educationPanel dataCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOSConsidering the many positive effects of education on a country's socioeconomic development and the many factors that can affect the quality of student learning, this paper focuses on the role of teachers and a key variable for attracting and retaining good professionals in the teaching career: the salaries. It uses panel data, considering the years of 2011, 2013 and 2015, with the results of students from the 5th grade of elementary school in Minas Gerais in Prova Brasil, and information on teacher’s remuneration, from RAIS, to make estimations of Ordinary Least Squares models and Fixed Effects Models. The results found in OLS models indicate that higher salaries results in higher grades in Matematic’s test of Prova Brasil. With the estimation using Fixed Effects, this variable is not statistical significant to explain student’s performance.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Considerando os diversos efeitos positivos da educação para o desenvolvimento socioeconômico de um país e os diversos fatores que podem afetar a qualidade do aprendizado dos estudantes, esse trabalho foca no papel dos professores e em uma variável chave para a atração e a permanência de bons profissionais na carreira docente: a remuneração. Utiliza-se dados em painel, considerando os anos de 2011, 2013 e 2015, com os resultados da Prova Brasil para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal em Minas Gerais, e informações sobre a remuneração dos professores, extraídas da RAIS, para fazer estimações de modelos de Mínimos Quadrados Ordinários Empilhados e Modelos de Efeitos Fixos. Os resultados encontrados indicam, pela estimação de MQO, que maiores salários dos professores resultam em melhores notas na Prova Brasil de Matemática. Pela estimação por Efeitos Fixos, essa variável não é estatisticamente significante para explicar o desempenho dos estudantes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências EconômicasFranco, Ana Maria de Paivahttp://lattes.cnpq.br/4436546813181295Saiani, Carlos Cesar Santejohttp://lattes.cnpq.br/5843437788816592Castro, Marcelo Araújohttp://lattes.cnpq.br/6305597232222132Ferreira, Kamila Soares2019-12-26T20:07:35Z2019-12-26T20:07:35Z2019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Kamila Soares. O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28036porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-12-27T06:11:20Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/28036Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-12-27T06:11:20Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil
Does teacher salary matter? An impact evaluation about the performance of Minas Gerais students in Prova Brasil
title O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil
spellingShingle O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil
Ferreira, Kamila Soares
Economia da educação
Remuneração dos professores
Qualidade da educação
Dados em painel
Education economics
Teacher’s remuneration
Quality of education
Panel data
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS
title_short O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil
title_full O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil
title_fullStr O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil
title_full_unstemmed O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil
title_sort O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil
author Ferreira, Kamila Soares
author_facet Ferreira, Kamila Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Ana Maria de Paiva
http://lattes.cnpq.br/4436546813181295
Saiani, Carlos Cesar Santejo
http://lattes.cnpq.br/5843437788816592
Castro, Marcelo Araújo
http://lattes.cnpq.br/6305597232222132
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Kamila Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Economia da educação
Remuneração dos professores
Qualidade da educação
Dados em painel
Education economics
Teacher’s remuneration
Quality of education
Panel data
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS
topic Economia da educação
Remuneração dos professores
Qualidade da educação
Dados em painel
Education economics
Teacher’s remuneration
Quality of education
Panel data
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS
description Considering the many positive effects of education on a country's socioeconomic development and the many factors that can affect the quality of student learning, this paper focuses on the role of teachers and a key variable for attracting and retaining good professionals in the teaching career: the salaries. It uses panel data, considering the years of 2011, 2013 and 2015, with the results of students from the 5th grade of elementary school in Minas Gerais in Prova Brasil, and information on teacher’s remuneration, from RAIS, to make estimations of Ordinary Least Squares models and Fixed Effects Models. The results found in OLS models indicate that higher salaries results in higher grades in Matematic’s test of Prova Brasil. With the estimation using Fixed Effects, this variable is not statistical significant to explain student’s performance.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-26T20:07:35Z
2019-12-26T20:07:35Z
2019-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Kamila Soares. O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28036
identifier_str_mv FERREIRA, Kamila Soares. O salário dos professores importa? Uma avaliação de impacto sobre o desempenho dos estudantes mineiros na Prova Brasil. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Econômicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Econômicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569679341649920