Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Camila Carolina Calixto Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113
Resumo: UNIARAXÁ - Centro Universitário do Planalto de Araxá
id UFU_8160ef5d9caba80e2e40a9d79fa002b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/31113
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentesSequência didáticaConcepções alternativasEfeito DopplerCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAUNIARAXÁ - Centro Universitário do Planalto de AraxáUNIFRAN - Universidade de FrancaUnimontes - Universidade Estadual de Montes ClarosUNIPAC - Universidade Presidente Antônio CarlosUNIPAM - Centro Universitário de Patos de MinasUSIMINAS - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/AVALE S. A.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)No presente trabalho é discutida uma sequência didática que leva em conta as concepções prévias e leitura de mundo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, onde conceitos fundamentais relativos a ondas sonoras e efeito Doppler foram abordados. O estudo, realizado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, consistiu de duas etapas: aplicação de questionários para o mapeamento das concepções iniciais dos estudantes e, em seguida, aplicação da sequencia didática proposta. Os resultados indicam que sequências didáticas elaboradas a partir da leitura do mundo dos estudantes podem levar aulas mais dinâmicas focadas nos saberes dos estudantes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilFísicaKagimura, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/4166460153649533Kagimura, RicardoTozoni, José RobertoRodrigues, Laís BássameCosta, Camila Carolina Calixto Oliveira2021-01-20T17:36:02Z2021-01-20T17:36:02Z2020-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Camila Carolina Calixto Oliveira. Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes.2020.50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-01-21T06:18:48Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31113Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-01-21T06:18:48Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes
title Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes
spellingShingle Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes
Costa, Camila Carolina Calixto Oliveira
Sequência didática
Concepções alternativas
Efeito Doppler
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes
title_full Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes
title_fullStr Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes
title_full_unstemmed Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes
title_sort Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes
author Costa, Camila Carolina Calixto Oliveira
author_facet Costa, Camila Carolina Calixto Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kagimura, Ricardo
http://lattes.cnpq.br/4166460153649533
Kagimura, Ricardo
Tozoni, José Roberto
Rodrigues, Laís Bássame
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Camila Carolina Calixto Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Concepções alternativas
Efeito Doppler
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Sequência didática
Concepções alternativas
Efeito Doppler
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description UNIARAXÁ - Centro Universitário do Planalto de Araxá
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
2021-01-20T17:36:02Z
2021-01-20T17:36:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Camila Carolina Calixto Oliveira. Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes.2020.50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113
identifier_str_mv COSTA, Camila Carolina Calixto Oliveira. Uma sequência didática para o ensino do efeito Doppler a partir da leitura de mundo dos discentes.2020.50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569725504159744