Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Giselle Probst do Amaral
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31181
Resumo: Este trabalho tem como objetivo construir uma sequência didática que seja suficientemente significativa na formação de professores de pedagogia, de forma que possam perceber como deve ser introduzido o número decimal no ensino fundamental para despertar no aluno a necessidade de sua criação em diversas situações e que sejam trabalhados, o mais amplamente possível, os erros, as dificuldades e os obstáculos didáticos que são encontrados no processo da construção da ideia de números decimal. A construção da sequência se apoiou em resultados de pesquisas e esse estudo justificou-se por meio de teorias, tais como a de Schulman sobre a base de conhecimento para o ensino; na Teoria dos Registros de Representações de Duval, e por meio da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Foram analisadas três pesquisas. Da primeira pesquisa, foram obtidas as categorias de conhecimento do que o professor precisa saber para promover a aprendizagem dos alunos, assim como os resultados da pesquisa sobre esses conhecimentos em relação aos números decimais. Da segunda, foram obtidos os contextos (matemático, monetário, medida) em que se deve trabalhar o ensino do número decimal e alguns aspectos em que podemos obter diferentes pontos de vista do número decimal. Da terceira pesquisa, foram obtidos os resultados, tanto positivos como negativos, da aplicação de uma sequência didática para o ensino dos números decimais em alunos da 3ª série do ensino fundamental que nortearam as escolhas das variáveis a serem utilizadas na sequência didática a ser construída. O estudo de Pérez forneceu sugestões de diferentes formas de introduzir o ensino de números decimais e algumas possíveis articulações entre essas formas
id PUC_SP-1_538692bd1425b57801dd6d6fb9d81fd4
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31181
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Manrique, Ana LúciaFernandes, Giselle Probst do Amaral2023-02-28T22:38:43Z2023-02-28T22:38:43Z2011-06-17Fernandes, Giselle Probst do Amaral. Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31181Este trabalho tem como objetivo construir uma sequência didática que seja suficientemente significativa na formação de professores de pedagogia, de forma que possam perceber como deve ser introduzido o número decimal no ensino fundamental para despertar no aluno a necessidade de sua criação em diversas situações e que sejam trabalhados, o mais amplamente possível, os erros, as dificuldades e os obstáculos didáticos que são encontrados no processo da construção da ideia de números decimal. A construção da sequência se apoiou em resultados de pesquisas e esse estudo justificou-se por meio de teorias, tais como a de Schulman sobre a base de conhecimento para o ensino; na Teoria dos Registros de Representações de Duval, e por meio da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Foram analisadas três pesquisas. Da primeira pesquisa, foram obtidas as categorias de conhecimento do que o professor precisa saber para promover a aprendizagem dos alunos, assim como os resultados da pesquisa sobre esses conhecimentos em relação aos números decimais. Da segunda, foram obtidos os contextos (matemático, monetário, medida) em que se deve trabalhar o ensino do número decimal e alguns aspectos em que podemos obter diferentes pontos de vista do número decimal. Da terceira pesquisa, foram obtidos os resultados, tanto positivos como negativos, da aplicação de uma sequência didática para o ensino dos números decimais em alunos da 3ª série do ensino fundamental que nortearam as escolhas das variáveis a serem utilizadas na sequência didática a ser construída. O estudo de Pérez forneceu sugestões de diferentes formas de introduzir o ensino de números decimais e algumas possíveis articulações entre essas formasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de números decimaisFormação de professoresConcepções de alunosSequências didáticasUma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGISELLE PROBST DO AMARAL FERNANDES.pdfapplication/pdf795070https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31181/1/GISELLE%20PROBST%20DO%20AMARAL%20FERNANDES.pdf891c9fd421e8cdf82f8164a839c8aa24MD51TEXTGISELLE PROBST DO AMARAL FERNANDES.pdf.txtGISELLE PROBST DO AMARAL FERNANDES.pdf.txtExtracted texttext/plain261449https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31181/2/GISELLE%20PROBST%20DO%20AMARAL%20FERNANDES.pdf.txt490663d7bcdaaee893543ce070fa56b5MD52THUMBNAILGISELLE PROBST DO AMARAL FERNANDES.pdf.jpgGISELLE PROBST DO AMARAL FERNANDES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31181/3/GISELLE%20PROBST%20DO%20AMARAL%20FERNANDES.pdf.jpg03f8ccf436b11d83d4a49c4e32839bd3MD53handle/311812023-03-01 01:07:41.884oai:repositorio.pucsp.br:handle/31181Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:07:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Fernandes, Giselle Probst do Amaral
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ensino de números decimais
Formação de professores
Concepções de alunos
Sequências didáticas
title_short Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
author Fernandes, Giselle Probst do Amaral
author_facet Fernandes, Giselle Probst do Amaral
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Manrique, Ana Lúcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Giselle Probst do Amaral
contributor_str_mv Manrique, Ana Lúcia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ensino de números decimais
Formação de professores
Concepções de alunos
Sequências didáticas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de números decimais
Formação de professores
Concepções de alunos
Sequências didáticas
description Este trabalho tem como objetivo construir uma sequência didática que seja suficientemente significativa na formação de professores de pedagogia, de forma que possam perceber como deve ser introduzido o número decimal no ensino fundamental para despertar no aluno a necessidade de sua criação em diversas situações e que sejam trabalhados, o mais amplamente possível, os erros, as dificuldades e os obstáculos didáticos que são encontrados no processo da construção da ideia de números decimal. A construção da sequência se apoiou em resultados de pesquisas e esse estudo justificou-se por meio de teorias, tais como a de Schulman sobre a base de conhecimento para o ensino; na Teoria dos Registros de Representações de Duval, e por meio da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Foram analisadas três pesquisas. Da primeira pesquisa, foram obtidas as categorias de conhecimento do que o professor precisa saber para promover a aprendizagem dos alunos, assim como os resultados da pesquisa sobre esses conhecimentos em relação aos números decimais. Da segunda, foram obtidos os contextos (matemático, monetário, medida) em que se deve trabalhar o ensino do número decimal e alguns aspectos em que podemos obter diferentes pontos de vista do número decimal. Da terceira pesquisa, foram obtidos os resultados, tanto positivos como negativos, da aplicação de uma sequência didática para o ensino dos números decimais em alunos da 3ª série do ensino fundamental que nortearam as escolhas das variáveis a serem utilizadas na sequência didática a ser construída. O estudo de Pérez forneceu sugestões de diferentes formas de introduzir o ensino de números decimais e algumas possíveis articulações entre essas formas
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:38:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:38:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Fernandes, Giselle Probst do Amaral. Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31181
identifier_str_mv Fernandes, Giselle Probst do Amaral. Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31181/1/GISELLE%20PROBST%20DO%20AMARAL%20FERNANDES.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31181/2/GISELLE%20PROBST%20DO%20AMARAL%20FERNANDES.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31181/3/GISELLE%20PROBST%20DO%20AMARAL%20FERNANDES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 891c9fd421e8cdf82f8164a839c8aa24
490663d7bcdaaee893543ce070fa56b5
03f8ccf436b11d83d4a49c4e32839bd3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796099767074816