Análise comparativa dos dispositivos de controle térmico aplicados em veículos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Gabriel Gomes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33435
Resumo: O crescente aumento de veículos movidos por meios de propulsão alternativos à combustão, na busca da redução global de emissões, traz consigo novos empecilhos não só para a indústria automotiva como para todo o setor energético. Um ponto relevante para a viabilidade completa de veículos elétricos é a adaptação dos sistemas de controle de temperatura, tanto da cabine quanto dos elementos de propulsão, pois são responsáveis por grande consumo energético, limitando ainda mais a restrição imposta pelas baterias. Além disso, no desenvolvimento global de veículos, os sistemas desenvolvidos muitas vezes perdem eficiência quando utilizados em climas mais quentes como o tropical brasileiro, isso é amplificado pela maior quantidade de pesquisas sobre a eficiência destes sistemas em baixas temperaturas, com trabalhos focados na Europa e China. Neste panorama, foi realizada uma revisão de bibliografia a fim de analisar o estado da arte sobre sistemas de ar condicionado, aquecimento e controle térmico de bateria, avaliando sua aplicabilidade nos diferentes tipos de veículos elétricos e comparando com os sistemas comerciais presentes nos veículos a combustão. Posteriormente foi realizada uma análise matemática destes sistemas, com base em formulações matemáticas e empíricas já presentes na literatura, assim como utilização do software EES para uma comparação quantitativa, nos sistemas mais complexos, apenas a análise qualitativa foi realizada. Nos resultados obtidos é possível observar que ainda há muito espaço para o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes em relação ao que é utilizado atualmente, podendo melhorar desempenho, conforto e vida útil para veículos elétricos, além disso, alguns estudos complementares foram propostos para investigação futura.
id UFU_8183fad705ed84ae8617deac72e45852
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33435
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2021-11-18T14:52:51Z2021-11-18T14:52:51Z2021-10-27CASTRO, Gabriel Gomes de. Análise comparativa dos dispositivos de controle térmico aplicados em veículos elétricos. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33435O crescente aumento de veículos movidos por meios de propulsão alternativos à combustão, na busca da redução global de emissões, traz consigo novos empecilhos não só para a indústria automotiva como para todo o setor energético. Um ponto relevante para a viabilidade completa de veículos elétricos é a adaptação dos sistemas de controle de temperatura, tanto da cabine quanto dos elementos de propulsão, pois são responsáveis por grande consumo energético, limitando ainda mais a restrição imposta pelas baterias. Além disso, no desenvolvimento global de veículos, os sistemas desenvolvidos muitas vezes perdem eficiência quando utilizados em climas mais quentes como o tropical brasileiro, isso é amplificado pela maior quantidade de pesquisas sobre a eficiência destes sistemas em baixas temperaturas, com trabalhos focados na Europa e China. Neste panorama, foi realizada uma revisão de bibliografia a fim de analisar o estado da arte sobre sistemas de ar condicionado, aquecimento e controle térmico de bateria, avaliando sua aplicabilidade nos diferentes tipos de veículos elétricos e comparando com os sistemas comerciais presentes nos veículos a combustão. Posteriormente foi realizada uma análise matemática destes sistemas, com base em formulações matemáticas e empíricas já presentes na literatura, assim como utilização do software EES para uma comparação quantitativa, nos sistemas mais complexos, apenas a análise qualitativa foi realizada. Nos resultados obtidos é possível observar que ainda há muito espaço para o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes em relação ao que é utilizado atualmente, podendo melhorar desempenho, conforto e vida útil para veículos elétricos, além disso, alguns estudos complementares foram propostos para investigação futura.The rising in vehicle propelled by non-combustible sources, in the search for reduced global emissions, brings hardships not only to the automotive industry and power sectors. Another relevant issue on the complete viability of electric vehicles is the adaptation of thermal control systems, both for the cabin as well as powertrain elements, since those are high energy consuming, limiting even more the restriction imposed by the battery resources. Additionaly, with global vehicle development policies, the designed systems often lose efficiency when operating in hotter climates, such as Brazilian tropical climate, this is amplified by the amount of papers on the efficiency of these systems when in lower temperatures, with many studies focusing on Europe or China. In this scenario, a review was done to analyze the state on air conditioning, heating and battery temperature control, evaluating applicability in the different types of electric vehicles and comparing it to the standard system currently present in internal combustion vehicles. A mathematical analysis of those systems was done, with basis on mathematical and empirical formulations present in the literature, as well as using software EES for a quantitative comparison, for the more complex systems only a qualitative analysis was made. With the obtained results, it is possible to observe that there still is much to develop and improve current solutions, allowing for better comfort, efficiency and lifetime to electric vehicle, furthermore, additional studies were proposed for better understanding.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)porUniversidade Federal de UberlândiaEngenharia MecânicaBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA::TERMODINAMICACNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALORAr condicionadoRefrigeraçãoAquecimentoVeículo elétricoAnálise comparativa dos dispositivos de controle térmico aplicados em veículos elétricosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAntunes, Arthur Heleno Ponteshttp://lattes.cnpq.br/3651290748241868Andrade, João Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/3633955382225394Souza, Luis Manoel de Paivahttp://lattes.cnpq.br/8295427614367084Castro, Gabriel Gomes de39103428162info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33435/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALAnáliseComparativaDispositivos.pdfAnáliseComparativaDispositivos.pdfapplication/pdf2040679https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33435/3/An%c3%a1liseComparativaDispositivos.pdf058182bcc4d9678d0ce5a4c8bbf7acafMD53TEXTAnáliseComparativaDispositivos.pdf.txtAnáliseComparativaDispositivos.pdf.txtExtracted texttext/plain53701https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33435/4/An%c3%a1liseComparativaDispositivos.pdf.txt9d396be14b51299b489e7729bc502025MD54THUMBNAILAnáliseComparativaDispositivos.pdf.jpgAnáliseComparativaDispositivos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1419https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33435/5/An%c3%a1liseComparativaDispositivos.pdf.jpg9028b931a05d4c158ac6e8e69ea99fafMD55123456789/334352021-11-19 03:20:15.115oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-19T06:20:15Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise comparativa dos dispositivos de controle térmico aplicados em veículos elétricos
title Análise comparativa dos dispositivos de controle térmico aplicados em veículos elétricos
spellingShingle Análise comparativa dos dispositivos de controle térmico aplicados em veículos elétricos
Castro, Gabriel Gomes de
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA::TERMODINAMICA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALOR
Ar condicionado
Refrigeração
Aquecimento
Veículo elétrico
title_short Análise comparativa dos dispositivos de controle térmico aplicados em veículos elétricos
title_full Análise comparativa dos dispositivos de controle térmico aplicados em veículos elétricos
title_fullStr Análise comparativa dos dispositivos de controle térmico aplicados em veículos elétricos
title_full_unstemmed Análise comparativa dos dispositivos de controle térmico aplicados em veículos elétricos
title_sort Análise comparativa dos dispositivos de controle térmico aplicados em veículos elétricos
author Castro, Gabriel Gomes de
author_facet Castro, Gabriel Gomes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes, Arthur Heleno Pontes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3651290748241868
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andrade, João Rodrigo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3633955382225394
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Souza, Luis Manoel de Paiva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8295427614367084
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Gabriel Gomes de
contributor_str_mv Antunes, Arthur Heleno Pontes
Andrade, João Rodrigo
Souza, Luis Manoel de Paiva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA::TERMODINAMICA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALOR
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA::TERMODINAMICA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALOR
Ar condicionado
Refrigeração
Aquecimento
Veículo elétrico
dc.subject.por.fl_str_mv Ar condicionado
Refrigeração
Aquecimento
Veículo elétrico
description O crescente aumento de veículos movidos por meios de propulsão alternativos à combustão, na busca da redução global de emissões, traz consigo novos empecilhos não só para a indústria automotiva como para todo o setor energético. Um ponto relevante para a viabilidade completa de veículos elétricos é a adaptação dos sistemas de controle de temperatura, tanto da cabine quanto dos elementos de propulsão, pois são responsáveis por grande consumo energético, limitando ainda mais a restrição imposta pelas baterias. Além disso, no desenvolvimento global de veículos, os sistemas desenvolvidos muitas vezes perdem eficiência quando utilizados em climas mais quentes como o tropical brasileiro, isso é amplificado pela maior quantidade de pesquisas sobre a eficiência destes sistemas em baixas temperaturas, com trabalhos focados na Europa e China. Neste panorama, foi realizada uma revisão de bibliografia a fim de analisar o estado da arte sobre sistemas de ar condicionado, aquecimento e controle térmico de bateria, avaliando sua aplicabilidade nos diferentes tipos de veículos elétricos e comparando com os sistemas comerciais presentes nos veículos a combustão. Posteriormente foi realizada uma análise matemática destes sistemas, com base em formulações matemáticas e empíricas já presentes na literatura, assim como utilização do software EES para uma comparação quantitativa, nos sistemas mais complexos, apenas a análise qualitativa foi realizada. Nos resultados obtidos é possível observar que ainda há muito espaço para o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes em relação ao que é utilizado atualmente, podendo melhorar desempenho, conforto e vida útil para veículos elétricos, além disso, alguns estudos complementares foram propostos para investigação futura.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-18T14:52:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-18T14:52:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Gabriel Gomes de. Análise comparativa dos dispositivos de controle térmico aplicados em veículos elétricos. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33435
identifier_str_mv CASTRO, Gabriel Gomes de. Análise comparativa dos dispositivos de controle térmico aplicados em veículos elétricos. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Engenharia Mecânica
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Engenharia Mecânica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33435/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33435/3/An%c3%a1liseComparativaDispositivos.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33435/4/An%c3%a1liseComparativaDispositivos.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33435/5/An%c3%a1liseComparativaDispositivos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
058182bcc4d9678d0ce5a4c8bbf7acaf
9d396be14b51299b489e7729bc502025
9028b931a05d4c158ac6e8e69ea99faf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110463986630656