O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19208 |
Resumo: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. |
id |
UFU_846c1df24a46b35cb8d1e804b011cc87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/19208 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004UniversidadeSaber históricoUberlândiaEscolaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O trabalho tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas do professor de História na atual conjuntura do ensino em escolas de Uberlândia. Nos capítulos que seguem procura responder algumas das indagações: que História está sendo ensinada aos alunos do ensino médio? Até que ponto as salas de aula do ensino fundamental e médio podem ser consideradas espaços de produção ou de reprodução do conhecimento? Como os profissionais de História estão sendo formados? Para pensar a problemática proposta foi necessário trabalhar com fontes diversificadas: entrevistas, livros didáticos, planos de aula, conteúdos programáticos, entre outros. Assim, a monografia se divide em três capítulos: o primeiro problematiza a questão do ensino de História em um panorama geral. O segundo capítulo analisa o ensino de História no âmbito do ensino médio. A análise se estende, também, aos processos seletivos PAIES (Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior) e ao Vestibular da Universidade Federal de Uberlândia. O último capítulo destaca o papel do ensino superior na formação dos profissionais de História. Explora, também, a relação existente entre professores e alunos no âmbito da graduação bem como os limites do trabalho acadêmico.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaAlmeida, Antônio deLuz, Guilherme AmaralDângelo, NewtonSantana, Ana Flávia Ribeiro2017-07-20T11:33:05Z2017-07-20T11:33:05Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTANA, Ana Flávia Ribeiro. O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004. 2007. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19208porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-05-03T17:52:35Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19208Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-05-03T17:52:35Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004 |
title |
O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004 |
spellingShingle |
O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004 Santana, Ana Flávia Ribeiro Universidade Saber histórico Uberlândia Escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004 |
title_full |
O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004 |
title_fullStr |
O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004 |
title_full_unstemmed |
O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004 |
title_sort |
O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004 |
author |
Santana, Ana Flávia Ribeiro |
author_facet |
Santana, Ana Flávia Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Antônio de Luz, Guilherme Amaral Dângelo, Newton |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Ana Flávia Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Saber histórico Uberlândia Escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
Universidade Saber histórico Uberlândia Escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2017-07-20T11:33:05Z 2017-07-20T11:33:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTANA, Ana Flávia Ribeiro. O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004. 2007. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19208 |
identifier_str_mv |
SANTANA, Ana Flávia Ribeiro. O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004. 2007. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569685598502912 |