Do ônibus colegial ao trem de doido: interações entre a Bossa Nova nas Geraes e o Clube da Esquina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belan, Gustavo César Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18048
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.589
Resumo: As inovações propostas pela bossa nova imprimiram um novo padrão à música popular urbana no Brasil. Por mais visíveis que sejam as disputas em torno da construção do imaginário que a cerca, algumas concordâncias gerais são recorrentes na bibliografia especializada sobre o tema. Entre elas, o reconhecimento da Zona Sul carioca como palco principal da autodenominada “moderna música popular brasileira”. É notório que o Rio de Janeiro foi o berço da nova proposta, mas engessar esse importante movimento estético a um único polo de irradiação acaba por não contribuir para a melhor compreensão do seu vasto campo de referência. Ancorados na discografia disponível, buscaremos evidenciar parte dessa apagada página da bossa nova – com foco na cena musical que emergiu na capital mineira entre o final dois anos 1950 e a década de 1960 – no intuito específico de analisar um dos seus possíveis desdobramentos: a existência de traços significativos da linguagem bossa-novista presentes em grande parte da obra de alguns artistas fundamentais na concepção do Clube da Esquina, fenômeno que se configurou em símbolo de identidade da canção popular urbana em Minas Gerais. Para tanto, priorizaremos uma fração das produções fonográficas dos músicos mineiros Toninho Horta e Wagner Tiso e seus vínculos com a bossa nova, que nas Geraes teve como um de seus expoentes Pacífico Mascarenhas.
id UFU_84adcfee44b92fa301c0fa2bb150b2db
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/18048
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2017-02-15T16:14:59Z2017-02-15T16:14:59Z2016-11-28BELAN, Gustavo César Silva. Do ônibus colegial ao trem de doido: interações entre a Bossa Nova nas Geraes e o Clube da Esquina. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.589https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18048http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.589As inovações propostas pela bossa nova imprimiram um novo padrão à música popular urbana no Brasil. Por mais visíveis que sejam as disputas em torno da construção do imaginário que a cerca, algumas concordâncias gerais são recorrentes na bibliografia especializada sobre o tema. Entre elas, o reconhecimento da Zona Sul carioca como palco principal da autodenominada “moderna música popular brasileira”. É notório que o Rio de Janeiro foi o berço da nova proposta, mas engessar esse importante movimento estético a um único polo de irradiação acaba por não contribuir para a melhor compreensão do seu vasto campo de referência. Ancorados na discografia disponível, buscaremos evidenciar parte dessa apagada página da bossa nova – com foco na cena musical que emergiu na capital mineira entre o final dois anos 1950 e a década de 1960 – no intuito específico de analisar um dos seus possíveis desdobramentos: a existência de traços significativos da linguagem bossa-novista presentes em grande parte da obra de alguns artistas fundamentais na concepção do Clube da Esquina, fenômeno que se configurou em símbolo de identidade da canção popular urbana em Minas Gerais. Para tanto, priorizaremos uma fração das produções fonográficas dos músicos mineiros Toninho Horta e Wagner Tiso e seus vínculos com a bossa nova, que nas Geraes teve como um de seus expoentes Pacífico Mascarenhas.Innovations bossa nova proposed shaped a new profile to the urban popular music in Brazil. No matter how apparent the disputes around the construction of the imaginary relative to it, there are a few general agreements in the specialized literature on this topic. One of these is recognizing Rio de Janeiro’s South district as the main stage for the so-called “modern Brazilian popular music”. It is clear that Rio de Janeiro was the cradle of this new proposal, but limiting this important esthetical movement to one single hub from which it would radiate does not lead to a better understanding of its wide field of references. Based on the available discography, we will try to highlight part of this inconspicuous bossa nova page – focusing on the musical scene that emerged in Belo Horizonte, capital city of the state of Minas Gerais (MG), between the late 1950s and the 1960s – in order to analyze specifically one of its possible developments: the presence of significant traits of the bossa-nova language in much of the work of a few artists who were crucial for conceiving Clube da Esquina, phenomenon that became a symbol of the identity of MG’s urban popular song. To do so, we will prioritize a fraction of MG musicians Toninho Horta and Wagner Tiso’s phonographic productions and their links with bossa nova, one of the exponents of which in MG was Pacífico Mascarenhas.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Ciências SociaisBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIASociologiaHistóriaMúsica popularBossa NovaClube da EsquinaSociologyHistoryPopular musicDo ônibus colegial ao trem de doido: interações entre a Bossa Nova nas Geraes e o Clube da Esquinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisParanhos, Adalberto de Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734065J0Oliveira, Márcia Ramos dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784027A5Haudenschild, André Rocha Leitehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207233P7http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4326019D6Belan, Gustavo César Silva1268176180479f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18048/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALOnibusColegialTrem.pdfOnibusColegialTrem.pdfapplication/pdf15151877https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18048/3/OnibusColegialTrem.pdf0c77b2b6380c5a7f0b0002bdfa86963fMD53TEXTOnibusColegialTrem.pdf.txtOnibusColegialTrem.pdf.txtExtracted texttext/plain236285https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18048/4/OnibusColegialTrem.pdf.txta02bcde0f807f39a772ec8f47f0fdfd3MD54THUMBNAILOnibusColegialTrem.pdf.jpgOnibusColegialTrem.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18048/5/OnibusColegialTrem.pdf.jpgdc5f3198d73d38451fb917becedd6ae5MD55123456789/180482021-09-27 10:05:08.034oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-27T13:05:08Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do ônibus colegial ao trem de doido: interações entre a Bossa Nova nas Geraes e o Clube da Esquina
title Do ônibus colegial ao trem de doido: interações entre a Bossa Nova nas Geraes e o Clube da Esquina
spellingShingle Do ônibus colegial ao trem de doido: interações entre a Bossa Nova nas Geraes e o Clube da Esquina
Belan, Gustavo César Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Sociologia
História
Música popular
Bossa Nova
Clube da Esquina
Sociology
History
Popular music
title_short Do ônibus colegial ao trem de doido: interações entre a Bossa Nova nas Geraes e o Clube da Esquina
title_full Do ônibus colegial ao trem de doido: interações entre a Bossa Nova nas Geraes e o Clube da Esquina
title_fullStr Do ônibus colegial ao trem de doido: interações entre a Bossa Nova nas Geraes e o Clube da Esquina
title_full_unstemmed Do ônibus colegial ao trem de doido: interações entre a Bossa Nova nas Geraes e o Clube da Esquina
title_sort Do ônibus colegial ao trem de doido: interações entre a Bossa Nova nas Geraes e o Clube da Esquina
author Belan, Gustavo César Silva
author_facet Belan, Gustavo César Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paranhos, Adalberto de Paula
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734065J0
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Márcia Ramos de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784027A5
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Haudenschild, André Rocha Leite
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207233P7
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4326019D6
dc.contributor.author.fl_str_mv Belan, Gustavo César Silva
contributor_str_mv Paranhos, Adalberto de Paula
Oliveira, Márcia Ramos de
Haudenschild, André Rocha Leite
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Sociologia
História
Música popular
Bossa Nova
Clube da Esquina
Sociology
History
Popular music
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
História
Música popular
Bossa Nova
Clube da Esquina
Sociology
History
Popular music
description As inovações propostas pela bossa nova imprimiram um novo padrão à música popular urbana no Brasil. Por mais visíveis que sejam as disputas em torno da construção do imaginário que a cerca, algumas concordâncias gerais são recorrentes na bibliografia especializada sobre o tema. Entre elas, o reconhecimento da Zona Sul carioca como palco principal da autodenominada “moderna música popular brasileira”. É notório que o Rio de Janeiro foi o berço da nova proposta, mas engessar esse importante movimento estético a um único polo de irradiação acaba por não contribuir para a melhor compreensão do seu vasto campo de referência. Ancorados na discografia disponível, buscaremos evidenciar parte dessa apagada página da bossa nova – com foco na cena musical que emergiu na capital mineira entre o final dois anos 1950 e a década de 1960 – no intuito específico de analisar um dos seus possíveis desdobramentos: a existência de traços significativos da linguagem bossa-novista presentes em grande parte da obra de alguns artistas fundamentais na concepção do Clube da Esquina, fenômeno que se configurou em símbolo de identidade da canção popular urbana em Minas Gerais. Para tanto, priorizaremos uma fração das produções fonográficas dos músicos mineiros Toninho Horta e Wagner Tiso e seus vínculos com a bossa nova, que nas Geraes teve como um de seus expoentes Pacífico Mascarenhas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-15T16:14:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-15T16:14:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BELAN, Gustavo César Silva. Do ônibus colegial ao trem de doido: interações entre a Bossa Nova nas Geraes e o Clube da Esquina. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.589
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18048
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.589
identifier_str_mv BELAN, Gustavo César Silva. Do ônibus colegial ao trem de doido: interações entre a Bossa Nova nas Geraes e o Clube da Esquina. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.589
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18048
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18048/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18048/3/OnibusColegialTrem.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18048/4/OnibusColegialTrem.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18048/5/OnibusColegialTrem.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
0c77b2b6380c5a7f0b0002bdfa86963f
a02bcde0f807f39a772ec8f47f0fdfd3
dc5f3198d73d38451fb917becedd6ae5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110374259982336