Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23371 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_87bee17a0db52a05990a340857540e08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/23371 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MGEmpreendedorismoEntrepreneurshipFranquiaFranchiseNecessidadeNeedOportunidadeOpportunityCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O objetivo geral deste trabalho consiste em identificar as diferentes motivações à construção do processo empreendedor de abertura de unidades franqueadas na cidade de Ituiutaba-MG. Mais especificamente buscou-se: a) caracterizar o perfil dos empreendedores investigados e das unidades franqueadas estudadas; b) identificar as motivações para a abertura de empresas franqueadas, associadas ao tipo de empreendedorismo por oportunidade ou ao empreendedorismo por necessidade; c) caracterizar a construção do processo empreendedor nas unidades franqueadas estudadas. A operacionalização do presente estudo envolveu a aplicação de um questionário estruturado junto a unidades franqueadas que atuam na cidade de ItuiutabaMG. Estes questionários foram aplicados junto a 23 empreendedores/proprietários de unidades de franqueadas, entre os meses de abril e junho de 2018, selecionadas através de um processo de amostragem não-probabilístico por conveniência. Notou-se que as unidades franqueadas foram geradas a partir de motivações ao empreendedorismo que se associam a perspectivas de variadas oportunidades de negócio, e não exclusivamente por motivações que envolvem a necessidade em se empreender e sim a partir de situações diversas no ambiente externo, como as mudanças nos mercados, novas formas de oferta e demanda, ou através de inovações nos produtos ou processos. Portanto, conclui-se que os empreendedores optam pelo empreendedorismo em franquias devido a oportunidades de inserção de mercado que as franquias oferecem aos mesmos, uma vez que elas representam tanto um meio de inovação no mercado local, como um mecanismo que, através de estudos e ferramentas oferecidas pelo franqueador, torna o processo empreendedor mais organizado e acessível a agentes empreendedores que não necessariamente dispõem de todos os elementos necessários ao sucesso empresarial, mas que se dispõem a empreender de uma forma mais estruturada do que aquela executada por indivíduos motivados exclusivamente pelo empreendedorismo por necessidade, reconhecidamente um tipo de empreendedorismo com índices de risco e taxas de insucesso superior aos observados no cenário do franchising brasileiro.Universidade Federal de UberlândiaBrasilAdministraçãoBorges, Alex Fernandohttp://lattes.cnpq.br/3169726160487491Enoque, Alessandro Gomeshttp://lattes.cnpq.br/3430945807932551Almeida, Lorrana Laila Silva dehttp://lattes.cnpq.br/5922100200920875Gouveia, Vinicius Franco2018-12-17T21:45:35Z2018-12-17T21:45:35Z2018-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOUVEIA, Vinicius Franco. Motivações para Empreender: Um Estudo em Unidades Franqueadas de Ituiutaba-MG . 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23371porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-12-17T21:46:21Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/23371Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-12-17T21:46:21Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG |
title |
Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG |
spellingShingle |
Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG Gouveia, Vinicius Franco Empreendedorismo Entrepreneurship Franquia Franchise Necessidade Need Oportunidade Opportunity CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG |
title_full |
Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG |
title_fullStr |
Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG |
title_full_unstemmed |
Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG |
title_sort |
Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG |
author |
Gouveia, Vinicius Franco |
author_facet |
Gouveia, Vinicius Franco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Alex Fernando http://lattes.cnpq.br/3169726160487491 Enoque, Alessandro Gomes http://lattes.cnpq.br/3430945807932551 Almeida, Lorrana Laila Silva de http://lattes.cnpq.br/5922100200920875 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Vinicius Franco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Entrepreneurship Franquia Franchise Necessidade Need Oportunidade Opportunity CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Empreendedorismo Entrepreneurship Franquia Franchise Necessidade Need Oportunidade Opportunity CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17T21:45:35Z 2018-12-17T21:45:35Z 2018-12-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOUVEIA, Vinicius Franco. Motivações para Empreender: Um Estudo em Unidades Franqueadas de Ituiutaba-MG . 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23371 |
identifier_str_mv |
GOUVEIA, Vinicius Franco. Motivações para Empreender: Um Estudo em Unidades Franqueadas de Ituiutaba-MG . 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711356561457152 |