Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Vinicius Franco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23371
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_87bee17a0db52a05990a340857540e08
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/23371
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MGEmpreendedorismoEntrepreneurshipFranquiaFranchiseNecessidadeNeedOportunidadeOpportunityCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O objetivo geral deste trabalho consiste em identificar as diferentes motivações à construção do processo empreendedor de abertura de unidades franqueadas na cidade de Ituiutaba-MG. Mais especificamente buscou-se: a) caracterizar o perfil dos empreendedores investigados e das unidades franqueadas estudadas; b) identificar as motivações para a abertura de empresas franqueadas, associadas ao tipo de empreendedorismo por oportunidade ou ao empreendedorismo por necessidade; c) caracterizar a construção do processo empreendedor nas unidades franqueadas estudadas. A operacionalização do presente estudo envolveu a aplicação de um questionário estruturado junto a unidades franqueadas que atuam na cidade de ItuiutabaMG. Estes questionários foram aplicados junto a 23 empreendedores/proprietários de unidades de franqueadas, entre os meses de abril e junho de 2018, selecionadas através de um processo de amostragem não-probabilístico por conveniência. Notou-se que as unidades franqueadas foram geradas a partir de motivações ao empreendedorismo que se associam a perspectivas de variadas oportunidades de negócio, e não exclusivamente por motivações que envolvem a necessidade em se empreender e sim a partir de situações diversas no ambiente externo, como as mudanças nos mercados, novas formas de oferta e demanda, ou através de inovações nos produtos ou processos. Portanto, conclui-se que os empreendedores optam pelo empreendedorismo em franquias devido a oportunidades de inserção de mercado que as franquias oferecem aos mesmos, uma vez que elas representam tanto um meio de inovação no mercado local, como um mecanismo que, através de estudos e ferramentas oferecidas pelo franqueador, torna o processo empreendedor mais organizado e acessível a agentes empreendedores que não necessariamente dispõem de todos os elementos necessários ao sucesso empresarial, mas que se dispõem a empreender de uma forma mais estruturada do que aquela executada por indivíduos motivados exclusivamente pelo empreendedorismo por necessidade, reconhecidamente um tipo de empreendedorismo com índices de risco e taxas de insucesso superior aos observados no cenário do franchising brasileiro.Universidade Federal de UberlândiaBrasilAdministraçãoBorges, Alex Fernandohttp://lattes.cnpq.br/3169726160487491Enoque, Alessandro Gomeshttp://lattes.cnpq.br/3430945807932551Almeida, Lorrana Laila Silva dehttp://lattes.cnpq.br/5922100200920875Gouveia, Vinicius Franco2018-12-17T21:45:35Z2018-12-17T21:45:35Z2018-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOUVEIA, Vinicius Franco. Motivações para Empreender: Um Estudo em Unidades Franqueadas de Ituiutaba-MG . 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23371porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-12-17T21:46:21Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/23371Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-12-17T21:46:21Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG
title Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG
spellingShingle Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG
Gouveia, Vinicius Franco
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Franquia
Franchise
Necessidade
Need
Oportunidade
Opportunity
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG
title_full Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG
title_fullStr Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG
title_full_unstemmed Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG
title_sort Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG
author Gouveia, Vinicius Franco
author_facet Gouveia, Vinicius Franco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Alex Fernando
http://lattes.cnpq.br/3169726160487491
Enoque, Alessandro Gomes
http://lattes.cnpq.br/3430945807932551
Almeida, Lorrana Laila Silva de
http://lattes.cnpq.br/5922100200920875
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Vinicius Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Entrepreneurship
Franquia
Franchise
Necessidade
Need
Oportunidade
Opportunity
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Empreendedorismo
Entrepreneurship
Franquia
Franchise
Necessidade
Need
Oportunidade
Opportunity
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17T21:45:35Z
2018-12-17T21:45:35Z
2018-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOUVEIA, Vinicius Franco. Motivações para Empreender: Um Estudo em Unidades Franqueadas de Ituiutaba-MG . 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23371
identifier_str_mv GOUVEIA, Vinicius Franco. Motivações para Empreender: Um Estudo em Unidades Franqueadas de Ituiutaba-MG . 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711356561457152