Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Túlio Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41182
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125
Resumo: This study examines the role of a business's name, especially for small and micro-entrepreneurs, positing it as more than a mandatory element but a medium to communicate, distinguish, and induce favorable public reactions. The research presents the development of a digital guide to assist these entrepreneurs in crafting an ideal, well-founded, secure, and accessible brand name. The specific aims of the study include: defining parameters for efficient brand names, understanding how entrepreneurs grapple with naming issues, registering name creation methods, and devising a simplified process for the same. The research builds on theoretical frameworks in branding and naming, drawing from distinguished scholars like Aaker (2015), Semprini (2010), and Neumeier (2008), among others, while also reflecting on the legal aspects of intellectual property. The applied methodology is descriptive, documentary, and bibliographical, utilizing Focus Group discussions to comprehend in-depth the naming needs of micro-entrepreneurs. As a result of the research, a method for name generation is proposed, encapsulated within the product "The Name that Brands: Essential Guide for Micro and Small Entrepreneurs to Build Winning Names and Protect Their Businesses."
id UFU_87e262fbc7199a7980830729db5567a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/41182
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcasNaming for small and micro enterprises: a proposed method for brand name constructionempreendedorismobrandingnamingnome de marcamétodoentrepreneurshipmethodbrand nameCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESEducaçãoOnomasiologiaNomes comerciaisEmpreendedorismoODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.This study examines the role of a business's name, especially for small and micro-entrepreneurs, positing it as more than a mandatory element but a medium to communicate, distinguish, and induce favorable public reactions. The research presents the development of a digital guide to assist these entrepreneurs in crafting an ideal, well-founded, secure, and accessible brand name. The specific aims of the study include: defining parameters for efficient brand names, understanding how entrepreneurs grapple with naming issues, registering name creation methods, and devising a simplified process for the same. The research builds on theoretical frameworks in branding and naming, drawing from distinguished scholars like Aaker (2015), Semprini (2010), and Neumeier (2008), among others, while also reflecting on the legal aspects of intellectual property. The applied methodology is descriptive, documentary, and bibliographical, utilizing Focus Group discussions to comprehend in-depth the naming needs of micro-entrepreneurs. As a result of the research, a method for name generation is proposed, encapsulated within the product "The Name that Brands: Essential Guide for Micro and Small Entrepreneurs to Build Winning Names and Protect Their Businesses."Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoDissertação (Mestrado)Este estudo examina a função do nome de uma empresa, especialmente para pequenos e microempresários, considerando-o mais do que um elemento obrigatório, mas um canal para comunicar, distinguir e induzir reações públicas favoráveis. A pesquisa apresenta o desenvolvimento de um guia digital acessível para auxiliar esses empreendedores na elaboração de um nome de marca ideal, bem fundamentado e seguro. Os objetivos específicos do estudo incluem: definir parâmetros para nomes de marcas ideais, compreender como os empreendedores lidam com questões de nomes, observar métodos de criação de nomes e elaborar um método simplificado de naming. A pesquisa se baseia em estruturas teóricas de branding e naming, com base em estudiosos renomados como Aaker (2015), Semprini (2010) e Neumeier (2008), entre outros, além de refletir sobre os aspectos legais da propriedade intelectual. A metodologia aplicada é descritiva, documental e bibliográfica, utilizando discussões em grupos focais para compreender melhor as necessidades de nomeação das marcas de pequenos e microempresários. Como resultado da pesquisa, é proposto um método de produção de nomes encapsulado no produto “O Nome Que Marca: Guia Fundamental Para Micro E Pequenos Empreendedores Construírem Nomes Vencedores E Protegerem Seus Negócios”.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)Araújo, Marcelo Marqueshttp://lattes.cnpq.br/9944017312412221Santana, Élcio Eduardo de Paulahttp://lattes.cnpq.br/7567021432621129Dantas, Edmundo Brandãohttp://lattes.cnpq.br/5970190862997671Machado, Túlio Souza2024-02-16T16:50:44Z2024-02-16T16:50:44Z2023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACHADO, Túlio Souza. Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41182http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-02-17T06:16:31Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41182Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-02-17T06:16:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas
Naming for small and micro enterprises: a proposed method for brand name construction
title Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas
spellingShingle Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas
Machado, Túlio Souza
empreendedorismo
branding
naming
nome de marca
método
entrepreneurship
method
brand name
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Educação
Onomasiologia
Nomes comerciais
Empreendedorismo
ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
title_short Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas
title_full Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas
title_fullStr Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas
title_full_unstemmed Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas
title_sort Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas
author Machado, Túlio Souza
author_facet Machado, Túlio Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Marcelo Marques
http://lattes.cnpq.br/9944017312412221
Santana, Élcio Eduardo de Paula
http://lattes.cnpq.br/7567021432621129
Dantas, Edmundo Brandão
http://lattes.cnpq.br/5970190862997671
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Túlio Souza
dc.subject.por.fl_str_mv empreendedorismo
branding
naming
nome de marca
método
entrepreneurship
method
brand name
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Educação
Onomasiologia
Nomes comerciais
Empreendedorismo
ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
topic empreendedorismo
branding
naming
nome de marca
método
entrepreneurship
method
brand name
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Educação
Onomasiologia
Nomes comerciais
Empreendedorismo
ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
description This study examines the role of a business's name, especially for small and micro-entrepreneurs, positing it as more than a mandatory element but a medium to communicate, distinguish, and induce favorable public reactions. The research presents the development of a digital guide to assist these entrepreneurs in crafting an ideal, well-founded, secure, and accessible brand name. The specific aims of the study include: defining parameters for efficient brand names, understanding how entrepreneurs grapple with naming issues, registering name creation methods, and devising a simplified process for the same. The research builds on theoretical frameworks in branding and naming, drawing from distinguished scholars like Aaker (2015), Semprini (2010), and Neumeier (2008), among others, while also reflecting on the legal aspects of intellectual property. The applied methodology is descriptive, documentary, and bibliographical, utilizing Focus Group discussions to comprehend in-depth the naming needs of micro-entrepreneurs. As a result of the research, a method for name generation is proposed, encapsulated within the product "The Name that Brands: Essential Guide for Micro and Small Entrepreneurs to Build Winning Names and Protect Their Businesses."
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-28
2024-02-16T16:50:44Z
2024-02-16T16:50:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Túlio Souza. Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41182
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125
identifier_str_mv MACHADO, Túlio Souza. Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41182
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711335562674176