Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41182 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125 |
Resumo: | This study examines the role of a business's name, especially for small and micro-entrepreneurs, positing it as more than a mandatory element but a medium to communicate, distinguish, and induce favorable public reactions. The research presents the development of a digital guide to assist these entrepreneurs in crafting an ideal, well-founded, secure, and accessible brand name. The specific aims of the study include: defining parameters for efficient brand names, understanding how entrepreneurs grapple with naming issues, registering name creation methods, and devising a simplified process for the same. The research builds on theoretical frameworks in branding and naming, drawing from distinguished scholars like Aaker (2015), Semprini (2010), and Neumeier (2008), among others, while also reflecting on the legal aspects of intellectual property. The applied methodology is descriptive, documentary, and bibliographical, utilizing Focus Group discussions to comprehend in-depth the naming needs of micro-entrepreneurs. As a result of the research, a method for name generation is proposed, encapsulated within the product "The Name that Brands: Essential Guide for Micro and Small Entrepreneurs to Build Winning Names and Protect Their Businesses." |
id |
UFU_87e262fbc7199a7980830729db5567a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/41182 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcasNaming for small and micro enterprises: a proposed method for brand name constructionempreendedorismobrandingnamingnome de marcamétodoentrepreneurshipmethodbrand nameCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESEducaçãoOnomasiologiaNomes comerciaisEmpreendedorismoODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.This study examines the role of a business's name, especially for small and micro-entrepreneurs, positing it as more than a mandatory element but a medium to communicate, distinguish, and induce favorable public reactions. The research presents the development of a digital guide to assist these entrepreneurs in crafting an ideal, well-founded, secure, and accessible brand name. The specific aims of the study include: defining parameters for efficient brand names, understanding how entrepreneurs grapple with naming issues, registering name creation methods, and devising a simplified process for the same. The research builds on theoretical frameworks in branding and naming, drawing from distinguished scholars like Aaker (2015), Semprini (2010), and Neumeier (2008), among others, while also reflecting on the legal aspects of intellectual property. The applied methodology is descriptive, documentary, and bibliographical, utilizing Focus Group discussions to comprehend in-depth the naming needs of micro-entrepreneurs. As a result of the research, a method for name generation is proposed, encapsulated within the product "The Name that Brands: Essential Guide for Micro and Small Entrepreneurs to Build Winning Names and Protect Their Businesses."Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoDissertação (Mestrado)Este estudo examina a função do nome de uma empresa, especialmente para pequenos e microempresários, considerando-o mais do que um elemento obrigatório, mas um canal para comunicar, distinguir e induzir reações públicas favoráveis. A pesquisa apresenta o desenvolvimento de um guia digital acessível para auxiliar esses empreendedores na elaboração de um nome de marca ideal, bem fundamentado e seguro. Os objetivos específicos do estudo incluem: definir parâmetros para nomes de marcas ideais, compreender como os empreendedores lidam com questões de nomes, observar métodos de criação de nomes e elaborar um método simplificado de naming. A pesquisa se baseia em estruturas teóricas de branding e naming, com base em estudiosos renomados como Aaker (2015), Semprini (2010) e Neumeier (2008), entre outros, além de refletir sobre os aspectos legais da propriedade intelectual. A metodologia aplicada é descritiva, documental e bibliográfica, utilizando discussões em grupos focais para compreender melhor as necessidades de nomeação das marcas de pequenos e microempresários. Como resultado da pesquisa, é proposto um método de produção de nomes encapsulado no produto “O Nome Que Marca: Guia Fundamental Para Micro E Pequenos Empreendedores Construírem Nomes Vencedores E Protegerem Seus Negócios”.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)Araújo, Marcelo Marqueshttp://lattes.cnpq.br/9944017312412221Santana, Élcio Eduardo de Paulahttp://lattes.cnpq.br/7567021432621129Dantas, Edmundo Brandãohttp://lattes.cnpq.br/5970190862997671Machado, Túlio Souza2024-02-16T16:50:44Z2024-02-16T16:50:44Z2023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACHADO, Túlio Souza. Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41182http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-02-17T06:16:31Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41182Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-02-17T06:16:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas Naming for small and micro enterprises: a proposed method for brand name construction |
title |
Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas |
spellingShingle |
Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas Machado, Túlio Souza empreendedorismo branding naming nome de marca método entrepreneurship method brand name CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Educação Onomasiologia Nomes comerciais Empreendedorismo ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
title_short |
Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas |
title_full |
Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas |
title_fullStr |
Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas |
title_full_unstemmed |
Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas |
title_sort |
Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas |
author |
Machado, Túlio Souza |
author_facet |
Machado, Túlio Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Marcelo Marques http://lattes.cnpq.br/9944017312412221 Santana, Élcio Eduardo de Paula http://lattes.cnpq.br/7567021432621129 Dantas, Edmundo Brandão http://lattes.cnpq.br/5970190862997671 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Túlio Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
empreendedorismo branding naming nome de marca método entrepreneurship method brand name CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Educação Onomasiologia Nomes comerciais Empreendedorismo ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
topic |
empreendedorismo branding naming nome de marca método entrepreneurship method brand name CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Educação Onomasiologia Nomes comerciais Empreendedorismo ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
description |
This study examines the role of a business's name, especially for small and micro-entrepreneurs, positing it as more than a mandatory element but a medium to communicate, distinguish, and induce favorable public reactions. The research presents the development of a digital guide to assist these entrepreneurs in crafting an ideal, well-founded, secure, and accessible brand name. The specific aims of the study include: defining parameters for efficient brand names, understanding how entrepreneurs grapple with naming issues, registering name creation methods, and devising a simplified process for the same. The research builds on theoretical frameworks in branding and naming, drawing from distinguished scholars like Aaker (2015), Semprini (2010), and Neumeier (2008), among others, while also reflecting on the legal aspects of intellectual property. The applied methodology is descriptive, documentary, and bibliographical, utilizing Focus Group discussions to comprehend in-depth the naming needs of micro-entrepreneurs. As a result of the research, a method for name generation is proposed, encapsulated within the product "The Name that Brands: Essential Guide for Micro and Small Entrepreneurs to Build Winning Names and Protect Their Businesses." |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-28 2024-02-16T16:50:44Z 2024-02-16T16:50:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, Túlio Souza. Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41182 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Túlio Souza. Naming para pequenas e microempresas: uma proposta de método para construção de nomes de marcas. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41182 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711335562674176 |