O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Quênia Côrtes dos Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15337
Resumo: This dissertation aims at inquiring some aspects of the identitary constitution of the Spanish teacher as a foreign language without graduation in the field of foreign language teaching. This research uses some concepts from the French Discourse Analysis influenced by the Lacanian psychoanalysis. In such a perspective, we consider that the subject is constituted in and by the language. The corpus is composed by Spanish teachers sayings about their own experiences in the learning and in the teaching of Spanish. The analysis of these sayings shows that these teachers constitute themselves as foreign language teachers in the gap between the discourse of necessity, which has been spread over since people s interests in learning Spanish have increased in Brazil, and the discourse of the effort, which allows the teachers accomplish the demands of the market, assuming the position of a Spanish teacher.
id UFU_889c65229e905b897bbb393e9de6aa0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/15337
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:42:17Z2009-01-232016-06-22T18:42:17Z2007-10-31SALES, Quênia Côrtes dos Santos. O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15337This dissertation aims at inquiring some aspects of the identitary constitution of the Spanish teacher as a foreign language without graduation in the field of foreign language teaching. This research uses some concepts from the French Discourse Analysis influenced by the Lacanian psychoanalysis. In such a perspective, we consider that the subject is constituted in and by the language. The corpus is composed by Spanish teachers sayings about their own experiences in the learning and in the teaching of Spanish. The analysis of these sayings shows that these teachers constitute themselves as foreign language teachers in the gap between the discourse of necessity, which has been spread over since people s interests in learning Spanish have increased in Brazil, and the discourse of the effort, which allows the teachers accomplish the demands of the market, assuming the position of a Spanish teacher.Esta dissertação tem como objetivo problematizar alguns aspectos da constituição identitária do professor de língua estrangeira, especificamente espanhol, sem formação acadêmicouniversitária na área do ensino de língua estrangeira. Nesta pesquisa, buscamos como fundamentação teórica alguns conceitos da Análise do Discurso de linha francesa atravessada pela psicanálise lacaniana. Nesta perspectiva, consideramos que o sujeito é constituído na e pela linguagem. O corpus deste trabalho compreende os dizeres de professores de espanhol sobre suas próprias experiências com a aprendizagem e com o ensino da língua espanhola. A análise desses dizeres mostra que esses professores se constituem professores de língua estrangeira no entremeio entre o discurso da necessidade, que circula no momento em que o interesse pela língua espanhola é crescente no Brasil, e o discurso do esforço, que lhes possibilita o voltarse para atender a demanda de mercado, ocupando a posição de professor de espanhol.Mestre em Lingüísticaapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosUFUBRLinguística Letras e ArtesFormação de professores&#894Língua espanhola&#894Discurso&#894SujeitoLíngua espanhola Estudo e ensinoLíngua espanhola - Formação de professoresProfessores de espanhol - FormaçãoTeacher training&#894Spanish language&#894Discourse&#894SubjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAO ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanholinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBertoldo, Ernesto Sérgiohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727397A0Silveira, Eliane Marahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768966E7Neder, Marco Antonio Villartahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773091Z4http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4129278E6Sales, Quênia Côrtes dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILQuenia.pdf.jpgQuenia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15337/3/Quenia.pdf.jpgb12febae1462fe9c3fbc2b3aa8a535f4MD53ORIGINALQuenia.pdfapplication/pdf1052957https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15337/1/Quenia.pdfe7bb0c4b0bcf29f8a71a353b2f5a454bMD51TEXTQuenia.pdf.txtQuenia.pdf.txtExtracted texttext/plain406750https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15337/2/Quenia.pdf.txtd4f25e47109bef40705665e106cba9f7MD52123456789/153372016-06-23 04:22:11.665oai:repositorio.ufu.br:123456789/15337Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T07:22:11Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol
title O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol
spellingShingle O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol
Sales, Quênia Côrtes dos Santos
Formação de professores&#894
Língua espanhola&#894
Discurso&#894
Sujeito
Língua espanhola Estudo e ensino
Língua espanhola - Formação de professores
Professores de espanhol - Formação
Teacher training&#894
Spanish language&#894
Discourse&#894
Subject
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol
title_full O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol
title_fullStr O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol
title_full_unstemmed O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol
title_sort O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol
author Sales, Quênia Côrtes dos Santos
author_facet Sales, Quênia Côrtes dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bertoldo, Ernesto Sérgio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727397A0
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silveira, Eliane Mara
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768966E7
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Neder, Marco Antonio Villarta
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773091Z4
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4129278E6
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Quênia Côrtes dos Santos
contributor_str_mv Bertoldo, Ernesto Sérgio
Silveira, Eliane Mara
Neder, Marco Antonio Villarta
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores&#894
Língua espanhola&#894
Discurso&#894
Sujeito
Língua espanhola Estudo e ensino
Língua espanhola - Formação de professores
Professores de espanhol - Formação
topic Formação de professores&#894
Língua espanhola&#894
Discurso&#894
Sujeito
Língua espanhola Estudo e ensino
Língua espanhola - Formação de professores
Professores de espanhol - Formação
Teacher training&#894
Spanish language&#894
Discourse&#894
Subject
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training&#894
Spanish language&#894
Discourse&#894
Subject
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This dissertation aims at inquiring some aspects of the identitary constitution of the Spanish teacher as a foreign language without graduation in the field of foreign language teaching. This research uses some concepts from the French Discourse Analysis influenced by the Lacanian psychoanalysis. In such a perspective, we consider that the subject is constituted in and by the language. The corpus is composed by Spanish teachers sayings about their own experiences in the learning and in the teaching of Spanish. The analysis of these sayings shows that these teachers constitute themselves as foreign language teachers in the gap between the discourse of necessity, which has been spread over since people s interests in learning Spanish have increased in Brazil, and the discourse of the effort, which allows the teachers accomplish the demands of the market, assuming the position of a Spanish teacher.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-31
dc.date.available.fl_str_mv 2009-01-23
2016-06-22T18:42:17Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:42:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SALES, Quênia Côrtes dos Santos. O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15337
identifier_str_mv SALES, Quênia Côrtes dos Santos. O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Linguística Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15337/3/Quenia.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15337/1/Quenia.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15337/2/Quenia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b12febae1462fe9c3fbc2b3aa8a535f4
e7bb0c4b0bcf29f8a71a353b2f5a454b
d4f25e47109bef40705665e106cba9f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110374469697536