O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15337 |
Resumo: | This dissertation aims at inquiring some aspects of the identitary constitution of the Spanish teacher as a foreign language without graduation in the field of foreign language teaching. This research uses some concepts from the French Discourse Analysis influenced by the Lacanian psychoanalysis. In such a perspective, we consider that the subject is constituted in and by the language. The corpus is composed by Spanish teachers sayings about their own experiences in the learning and in the teaching of Spanish. The analysis of these sayings shows that these teachers constitute themselves as foreign language teachers in the gap between the discourse of necessity, which has been spread over since people s interests in learning Spanish have increased in Brazil, and the discourse of the effort, which allows the teachers accomplish the demands of the market, assuming the position of a Spanish teacher. |
id |
UFU_889c65229e905b897bbb393e9de6aa0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/15337 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-22T18:42:17Z2009-01-232016-06-22T18:42:17Z2007-10-31SALES, Quênia Côrtes dos Santos. O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15337This dissertation aims at inquiring some aspects of the identitary constitution of the Spanish teacher as a foreign language without graduation in the field of foreign language teaching. This research uses some concepts from the French Discourse Analysis influenced by the Lacanian psychoanalysis. In such a perspective, we consider that the subject is constituted in and by the language. The corpus is composed by Spanish teachers sayings about their own experiences in the learning and in the teaching of Spanish. The analysis of these sayings shows that these teachers constitute themselves as foreign language teachers in the gap between the discourse of necessity, which has been spread over since people s interests in learning Spanish have increased in Brazil, and the discourse of the effort, which allows the teachers accomplish the demands of the market, assuming the position of a Spanish teacher.Esta dissertação tem como objetivo problematizar alguns aspectos da constituição identitária do professor de língua estrangeira, especificamente espanhol, sem formação acadêmicouniversitária na área do ensino de língua estrangeira. Nesta pesquisa, buscamos como fundamentação teórica alguns conceitos da Análise do Discurso de linha francesa atravessada pela psicanálise lacaniana. Nesta perspectiva, consideramos que o sujeito é constituído na e pela linguagem. O corpus deste trabalho compreende os dizeres de professores de espanhol sobre suas próprias experiências com a aprendizagem e com o ensino da língua espanhola. A análise desses dizeres mostra que esses professores se constituem professores de língua estrangeira no entremeio entre o discurso da necessidade, que circula no momento em que o interesse pela língua espanhola é crescente no Brasil, e o discurso do esforço, que lhes possibilita o voltarse para atender a demanda de mercado, ocupando a posição de professor de espanhol.Mestre em Lingüísticaapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosUFUBRLinguística Letras e ArtesFormação de professores;Língua espanhola;Discurso;SujeitoLíngua espanhola Estudo e ensinoLíngua espanhola - Formação de professoresProfessores de espanhol - FormaçãoTeacher training;Spanish language;Discourse;SubjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAO ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanholinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBertoldo, Ernesto Sérgiohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727397A0Silveira, Eliane Marahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768966E7Neder, Marco Antonio Villartahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773091Z4http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4129278E6Sales, Quênia Côrtes dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILQuenia.pdf.jpgQuenia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15337/3/Quenia.pdf.jpgb12febae1462fe9c3fbc2b3aa8a535f4MD53ORIGINALQuenia.pdfapplication/pdf1052957https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15337/1/Quenia.pdfe7bb0c4b0bcf29f8a71a353b2f5a454bMD51TEXTQuenia.pdf.txtQuenia.pdf.txtExtracted texttext/plain406750https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15337/2/Quenia.pdf.txtd4f25e47109bef40705665e106cba9f7MD52123456789/153372016-06-23 04:22:11.665oai:repositorio.ufu.br:123456789/15337Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T07:22:11Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol |
title |
O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol |
spellingShingle |
O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol Sales, Quênia Côrtes dos Santos Formação de professores; Língua espanhola; Discurso; Sujeito Língua espanhola Estudo e ensino Língua espanhola - Formação de professores Professores de espanhol - Formação Teacher training; Spanish language; Discourse; Subject CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol |
title_full |
O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol |
title_fullStr |
O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol |
title_full_unstemmed |
O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol |
title_sort |
O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol |
author |
Sales, Quênia Côrtes dos Santos |
author_facet |
Sales, Quênia Côrtes dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bertoldo, Ernesto Sérgio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727397A0 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silveira, Eliane Mara |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768966E7 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Neder, Marco Antonio Villarta |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773091Z4 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4129278E6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Quênia Côrtes dos Santos |
contributor_str_mv |
Bertoldo, Ernesto Sérgio Silveira, Eliane Mara Neder, Marco Antonio Villarta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores; Língua espanhola; Discurso; Sujeito Língua espanhola Estudo e ensino Língua espanhola - Formação de professores Professores de espanhol - Formação |
topic |
Formação de professores; Língua espanhola; Discurso; Sujeito Língua espanhola Estudo e ensino Língua espanhola - Formação de professores Professores de espanhol - Formação Teacher training; Spanish language; Discourse; Subject CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training; Spanish language; Discourse; Subject |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
This dissertation aims at inquiring some aspects of the identitary constitution of the Spanish teacher as a foreign language without graduation in the field of foreign language teaching. This research uses some concepts from the French Discourse Analysis influenced by the Lacanian psychoanalysis. In such a perspective, we consider that the subject is constituted in and by the language. The corpus is composed by Spanish teachers sayings about their own experiences in the learning and in the teaching of Spanish. The analysis of these sayings shows that these teachers constitute themselves as foreign language teachers in the gap between the discourse of necessity, which has been spread over since people s interests in learning Spanish have increased in Brazil, and the discourse of the effort, which allows the teachers accomplish the demands of the market, assuming the position of a Spanish teacher. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-10-31 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-01-23 2016-06-22T18:42:17Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:42:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SALES, Quênia Côrtes dos Santos. O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15337 |
identifier_str_mv |
SALES, Quênia Côrtes dos Santos. O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Linguística Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15337/3/Quenia.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15337/1/Quenia.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15337/2/Quenia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b12febae1462fe9c3fbc2b3aa8a535f4 e7bb0c4b0bcf29f8a71a353b2f5a454b d4f25e47109bef40705665e106cba9f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110374469697536 |