O uso do conceito Bobath em crianças com paralisia cerebral do tipo espástico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Ana Karla Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31611
Resumo: Pesquisa sem auxílio de agências de fomento
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spelling O uso do conceito Bobath em crianças com paralisia cerebral do tipo espásticoParalisia cerebralEspasticidadeConceito bobathGMFMGMFCSCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEPesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Introdução: A paralisia cerebral (PC) descreve um grupo de desordens permanentes do desenvolvimento da postura e do movimento, causando limitação de atividade que são atribuídas a distúrbios não progressivos que ocorreram no desenvolvimento do cérebro fetal ou infantil. Objetivos: Observar a melhora e aumento da função motora grossa através do Conceito Neuro evolutivo Bobath. Metodologia: Estudo prospectivo, longitudinal e de caráter avaliativo, composto por 5 crianças com diagnóstico médico de Paralisia Cerebral, com idade entre 4 a 8 anos de ambos os sexos, classificados com Gross Motor Function Classification System I, IV e V baseados nos critérios de inclusão e exclusão. Após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, realizou-se a coleta de dados através de uma ficha de avaliação estruturada e aplicação da escala Gross Motor Function Mensure, pré e pós terapia. Em seguida, realizou-se oito terapias composta pelo protocolo com o Conceito Neuro evolutivo Bobath. Resultados: Ao comparar o score total, pré e pós tratamento, foi observado diferença significativa em todas as crianças (F:142,31; P:0,0009), assim como na comparação das dimensões da GMFM pré e pós-tratamento (F:85,01; P:<0,0001) intraparticipante. Também foi realizado a comparação entre as crianças classificadas como GMFCS I com as crianças do GMFCS V, pós tratamento, sendo observado maior eficácia nas crianças classificadas como GMFCS I (F:9,36; P:0,0022). Conclusão: O tratamento longitudinal se mostrou eficaz em crianças com Paralisia Cerebral do tipo espástico, sendo o uso da técnica mais eficaz em crianças com topografia hemiplégica.2022-10-02Universidade Federal de UberlândiaBrasilFisioterapiaDionisio, Jadianehttp://lattes.cnpq.br/1067940853843923Kishi, Marcos Seizohttp://lattes.cnpq.br/2333440373816942Dornelas, Lilian de Fátimahttp://lattes.cnpq.br/3391228899982218Borges, Ana Karla Almeida2021-04-20T22:07:42Z2021-04-20T22:07:42Z2020-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBORGES, Ana Karla Almeida. O uso do método Bobath em crianças com paralisia cerebral do tipo espástico. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31611porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-07-26T17:41:36Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31611Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-07-26T17:41:36Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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