O construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Thaíza Braga
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18481
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_8b63d99ac0c8759e249c5c98e66ae798
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/18481
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamentalEnsino de históriaConstrutivismoSéries iniciaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um estudo sobre ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola cuja proposta pedagógica é baseada nas teorias sócio-interacionistas de ensino. Para desenvolver a análise, retomamos o estudo dos caminhos trilhados pelo ensino de história no Brasil, refletindo a cerca das dimensões políticas que perpassam o ensino desta disciplina, confrontando as propostas atuais dos PCN's, suas determinações e inferências. O estudo sobre o ensino de história nas séries iniciais do Ensino Fundamental foi realizado em uma escola privada, localizada na cidade de Uberlândia, levando em conta o contexto social em que está inserida e principalmente a sua proposta político pedagógica, focada na teoria sócio-interacionista de ensino. Destaca-se que este estudo está fundamentado na experiência prática da autora que, como professora do 4° ano, pode viver e experimentar técnicas de ensino, acompanhando os resultados finais. Estes resultados, considerados positivos, foram objeto de análise e estão explicitados na pesquisa.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaNunes, Leandro JoséVoigt, André FabianoPeres, Maria GiselePimenta, Thaíza Braga2017-05-09T14:18:19Z2017-05-09T14:18:19Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPIMENTA, Thaíza Braga. O construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18481porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-02-12T15:18:07Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/18481Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-02-12T15:18:07Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental
title O construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental
Pimenta, Thaíza Braga
Ensino de história
Construtivismo
Séries iniciais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short O construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full O construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort O construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental
author Pimenta, Thaíza Braga
author_facet Pimenta, Thaíza Braga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Leandro José
Voigt, André Fabiano
Peres, Maria Gisele
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Thaíza Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Construtivismo
Séries iniciais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Ensino de história
Construtivismo
Séries iniciais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2017-05-09T14:18:19Z
2017-05-09T14:18:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIMENTA, Thaíza Braga. O construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18481
identifier_str_mv PIMENTA, Thaíza Braga. O construtivismo e o ensino de História: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711500662013952