Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre as obras da série pertencente ao Masp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21253 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.237 |
Resumo: | The theme of the retirantes is one of the most present in the artistic production of Candido Portinari. Although it is much larger, the Portinari Institute considers that the series is composed of seven engravings and four panels that address the trajectory of serteneja families in search of better conditions outside the drought of the sertão. The most famous paintings are Criança Morta, Enterro na Rede and Retirantes, from 1944, all belonging to the São Paulo Art Museum Assis Chateaubriand (MASP). These works have gone through several exhibitions since they were added to the museum's collection and have become widely criticized. The dissertation focuses on these tables and their reception, and is structured in three chapters. The first deals with the critical literature, the authors' review, the balance sheet and the place of the tables according to the opinion of the authors. The second deals with the analysis of the criticism published in the periodicals, specifically in O Estado de São Paulo between the years of 1954 to 2013, O Cruzeiro between 1936 and 1978 and A Noite of 1944 to 1953, on the theme of the retirantes and the relation of works which refer to the settlers in their title during the production of Portinari. The third chapter deals with the institutional history of those paintings at MASP. Keywords: Candido Portinari, Retirantes, MASP, Crítique of art |
id |
UFU_91afb47d30a6893655e4f334ada27c4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/21253 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre as obras da série pertencente ao MaspThe Retirantes of Portinari: criticism commented on the Masp seriesCandido PortinariCandido PortinariRetirantesRetirantesMaspMaspCrítica de arteCriticizes of artCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESThe theme of the retirantes is one of the most present in the artistic production of Candido Portinari. Although it is much larger, the Portinari Institute considers that the series is composed of seven engravings and four panels that address the trajectory of serteneja families in search of better conditions outside the drought of the sertão. The most famous paintings are Criança Morta, Enterro na Rede and Retirantes, from 1944, all belonging to the São Paulo Art Museum Assis Chateaubriand (MASP). These works have gone through several exhibitions since they were added to the museum's collection and have become widely criticized. The dissertation focuses on these tables and their reception, and is structured in three chapters. The first deals with the critical literature, the authors' review, the balance sheet and the place of the tables according to the opinion of the authors. The second deals with the analysis of the criticism published in the periodicals, specifically in O Estado de São Paulo between the years of 1954 to 2013, O Cruzeiro between 1936 and 1978 and A Noite of 1944 to 1953, on the theme of the retirantes and the relation of works which refer to the settlers in their title during the production of Portinari. The third chapter deals with the institutional history of those paintings at MASP. Keywords: Candido Portinari, Retirantes, MASP, Crítique of artCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)A temática dos retirantes é uma das mais presentes na produção artística de Candido Portinari. Embora ela seja muito mais numerosa, o Instituto Portinari a considera em uma série composta por sete gravuras e quatro painéis que abordam a trajetória de famílias sertanejas em busca de melhores condições fora da seca do sertão. Os mais famosos quadros são Criança Morta, Enterro na Rede e Retirantes, de 1944, todos pertencentes ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Tais obras passaram por diversas exposições desde que foram adicionadas ao acervo do museu e tornaram-se amplamente comentadas pela crítica. A dissertação concentra-se nesses quadros e em sua recepção, e é estruturada em três capítulos. O primeiro trata da literatura crítica, revisão dos autores, balanço e o lugar dos quadros conforme a opinião dos autores. O segundo trata da análise da crítica publicada nos periódicos, especificamente em O Estado de São Paulo entre os anos de 1954 a 2013, O Cruzeiro entre 1936 e 1978 e A Noite de 1944 a 1953, sobre a temática dos retirantes e da relação de obras que tenham referência aos retirantes em seu título no decorrer da produção de Portinari. O terceiro capítulo aborda a história institucional dos quadros no MASP. Palavras-chave: Candido Portinari, Retirantes, MASP, Crítica de arteUniversidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em ArtesMiyoshi, Alexander Gaiottohttp://lattes.cnpq.br/4981185480823685Dória, Renato Palumbohttp://lattes.cnpq.br/2278287013957726Lehmkuhl, Lucienehttp://lattes.cnpq.br/9431333621404513Oliveira, Marina Colli de2018-04-26T18:43:35Z2018-04-26T18:43:35Z2018-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Marina Colli de. Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre a série pertencente ao MASP - Uberlândia. 2018. 214 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21253http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.237porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-04-26T18:43:36Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/21253Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-04-26T18:43:36Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre as obras da série pertencente ao Masp The Retirantes of Portinari: criticism commented on the Masp series |
title |
Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre as obras da série pertencente ao Masp |
spellingShingle |
Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre as obras da série pertencente ao Masp Oliveira, Marina Colli de Candido Portinari Candido Portinari Retirantes Retirantes Masp Masp Crítica de arte Criticizes of art CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre as obras da série pertencente ao Masp |
title_full |
Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre as obras da série pertencente ao Masp |
title_fullStr |
Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre as obras da série pertencente ao Masp |
title_full_unstemmed |
Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre as obras da série pertencente ao Masp |
title_sort |
Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre as obras da série pertencente ao Masp |
author |
Oliveira, Marina Colli de |
author_facet |
Oliveira, Marina Colli de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miyoshi, Alexander Gaiotto http://lattes.cnpq.br/4981185480823685 Dória, Renato Palumbo http://lattes.cnpq.br/2278287013957726 Lehmkuhl, Luciene http://lattes.cnpq.br/9431333621404513 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marina Colli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Candido Portinari Candido Portinari Retirantes Retirantes Masp Masp Crítica de arte Criticizes of art CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Candido Portinari Candido Portinari Retirantes Retirantes Masp Masp Crítica de arte Criticizes of art CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
The theme of the retirantes is one of the most present in the artistic production of Candido Portinari. Although it is much larger, the Portinari Institute considers that the series is composed of seven engravings and four panels that address the trajectory of serteneja families in search of better conditions outside the drought of the sertão. The most famous paintings are Criança Morta, Enterro na Rede and Retirantes, from 1944, all belonging to the São Paulo Art Museum Assis Chateaubriand (MASP). These works have gone through several exhibitions since they were added to the museum's collection and have become widely criticized. The dissertation focuses on these tables and their reception, and is structured in three chapters. The first deals with the critical literature, the authors' review, the balance sheet and the place of the tables according to the opinion of the authors. The second deals with the analysis of the criticism published in the periodicals, specifically in O Estado de São Paulo between the years of 1954 to 2013, O Cruzeiro between 1936 and 1978 and A Noite of 1944 to 1953, on the theme of the retirantes and the relation of works which refer to the settlers in their title during the production of Portinari. The third chapter deals with the institutional history of those paintings at MASP. Keywords: Candido Portinari, Retirantes, MASP, Crítique of art |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-26T18:43:35Z 2018-04-26T18:43:35Z 2018-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Marina Colli de. Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre a série pertencente ao MASP - Uberlândia. 2018. 214 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21253 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.237 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Marina Colli de. Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre a série pertencente ao MASP - Uberlândia. 2018. 214 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21253 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711573460451328 |