O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Valmir Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20090
Resumo: The present work seeks to analyze the impact of quota policies on the performance of the students of engineering courses that made the ENADE in 2008, 2011 and 2014. The results obtained through the Multiple Regression and Propensity Score Matching indicate that there are some significant cases between the performance of quota and non-quota students. The students with social quotas presented superior performance to non-quota holders, while the students who chose racial quotas showed inferior performance to non-quota holders.
id UFU_95c571f4ca88c90a0631c48b0b00f3ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/20090
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014.Políticas de cotasENADEPropensity scoreQuota policiesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::METODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOSThe present work seeks to analyze the impact of quota policies on the performance of the students of engineering courses that made the ENADE in 2008, 2011 and 2014. The results obtained through the Multiple Regression and Propensity Score Matching indicate that there are some significant cases between the performance of quota and non-quota students. The students with social quotas presented superior performance to non-quota holders, while the students who chose racial quotas showed inferior performance to non-quota holders.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho busca analisar o impacto das políticas de cotas sobre o desempenho dos alunos dos cursos de engenharia que realizaram a prova do ENADE nos anos de 2008, 2011 e 2014. Os resultados obtidos por meio dos métodos de Regressão múltipla e Propensity Score Matching indicam que há algumas diferenças significativas entre o desempenho dos alunos cotistas e não cotistas. Os alunos optantes pelas cotas sociais apresentaram desempenho superior aos não cotistas, enquanto os alunos optantes pelas cotas raciais apresentaram desempenho inferior aos não cotistas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências EconômicasFranco, Ana Maria de PaivaSaiani, Carlos César SantejoCastro, Marcelo AraújoGomes, Valmir Silva2017-12-26T16:47:32Z2017-12-26T16:47:32Z2017-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Valmir Silva. O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-12-27T05:02:09Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/20090Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-12-27T05:02:09Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014.
title O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014.
spellingShingle O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014.
Gomes, Valmir Silva
Políticas de cotas
ENADE
Propensity score
Quota policies
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::METODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOS
title_short O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014.
title_full O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014.
title_fullStr O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014.
title_full_unstemmed O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014.
title_sort O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014.
author Gomes, Valmir Silva
author_facet Gomes, Valmir Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Ana Maria de Paiva
Saiani, Carlos César Santejo
Castro, Marcelo Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Valmir Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de cotas
ENADE
Propensity score
Quota policies
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::METODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOS
topic Políticas de cotas
ENADE
Propensity score
Quota policies
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::METODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOS
description The present work seeks to analyze the impact of quota policies on the performance of the students of engineering courses that made the ENADE in 2008, 2011 and 2014. The results obtained through the Multiple Regression and Propensity Score Matching indicate that there are some significant cases between the performance of quota and non-quota students. The students with social quotas presented superior performance to non-quota holders, while the students who chose racial quotas showed inferior performance to non-quota holders.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-26T16:47:32Z
2017-12-26T16:47:32Z
2017-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Valmir Silva. O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20090
identifier_str_mv GOMES, Valmir Silva. O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Econômicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Econômicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569691349942272