Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Samir Borges
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39127
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.485
Resumo: Euclidean geometry is based and structured by Euclid of Alexandria in the work ”The Elements”, which is a predominant mathematical and geometric treatise until today. However, some structural flaws allowed the emergence of other geometries, one of them being the taxicab geometry. As a result, this dissertation aims to present a didactic sequence that shows Basic Education students, in a contextualized way, the existing geometries, as well as making comparisons between the euclidean and taxicab geometries. The didactic sequence in question consists of three activities that make it possible to awaken students’ interest in the study of the taxicab distance until the consolidation of the concept of conics, passing through the construction and comparison of the relative formulas of the euclidean and taxicab distances. The entire theoretical foundation, from the concept of metrics, the historical context of the appearance of the taxicab geometry and a didactic pedagogical support material is available for teachers, which transcribes each of the activities with suggestions, objectives and skills to be worked on with the students.
id UFU_a054662338c555053e9efdfa65074472
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/39127
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação BásicaTaxicab geometry versus euclidean geometry: exploring the differences and applications in Basic EducationGeometria do táxiGeometria euclidianaCônicasSequência didáticaTaxicab geometryEuclidean geometryConicsDidactic sequenceCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIAMatemáticaEuclidean geometry is based and structured by Euclid of Alexandria in the work ”The Elements”, which is a predominant mathematical and geometric treatise until today. However, some structural flaws allowed the emergence of other geometries, one of them being the taxicab geometry. As a result, this dissertation aims to present a didactic sequence that shows Basic Education students, in a contextualized way, the existing geometries, as well as making comparisons between the euclidean and taxicab geometries. The didactic sequence in question consists of three activities that make it possible to awaken students’ interest in the study of the taxicab distance until the consolidation of the concept of conics, passing through the construction and comparison of the relative formulas of the euclidean and taxicab distances. The entire theoretical foundation, from the concept of metrics, the historical context of the appearance of the taxicab geometry and a didactic pedagogical support material is available for teachers, which transcribes each of the activities with suggestions, objectives and skills to be worked on with the students.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)A geometria euclidiana é fundamentada e estruturada por Euclides de Alexandria na obra ”Os elementos”, que é predominante até hoje. Todavia, algumas falhas estruturais possibilitaram o surgimento de outras geometrias, sendo uma delas a geometria do táxi. Dessa forma, esta dissertação tem o objetivo de apresentar uma sequência didática que mostre aos estudantes da Educação Básica, de forma contextualizada, as geometrias existentes, bem como fazer comparações entre as geometrias euclidiana e do táxi. A sequência didática em questão é constituída em três atividades que possibilitam despertar o interesse dos alunos pelo estudo da distância do táxi até a consolidação do conceito de cônicas, passando pela construção e comparação das fórmulas relativas das distâncias euclidiana e do táxi. Toda a fundamentação teórica, desde o conceito de métrica, contexto histórico do surgimento da geometria do táxi e um material de apoio didático pedagógico está disponível para os professores, que transcreve cada uma das atividades com sugestões, objetivos e habilidades a serem trabalhadas com os estudantes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)Galves, Ana Paula Tremurahttp://lattes.cnpq.br/2733373203786930Dias, Luis Renato Golçalveshttp://lattes.cnpq.br/2735909223157474Harb, Nazira Hannahttp://lattes.cnpq.br/5016523464346911Viana, Samir Borges2023-09-19T15:34:54Z2023-09-19T15:34:54Z2023-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIANA, Samir Borges. Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básica. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.485https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39127http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.485porhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-09-20T06:27:58Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/39127Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-09-20T06:27:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básica
Taxicab geometry versus euclidean geometry: exploring the differences and applications in Basic Education
title Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básica
spellingShingle Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básica
Viana, Samir Borges
Geometria do táxi
Geometria euclidiana
Cônicas
Sequência didática
Taxicab geometry
Euclidean geometry
Conics
Didactic sequence
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Matemática
title_short Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básica
title_full Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básica
title_fullStr Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básica
title_full_unstemmed Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básica
title_sort Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básica
author Viana, Samir Borges
author_facet Viana, Samir Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galves, Ana Paula Tremura
http://lattes.cnpq.br/2733373203786930
Dias, Luis Renato Golçalves
http://lattes.cnpq.br/2735909223157474
Harb, Nazira Hanna
http://lattes.cnpq.br/5016523464346911
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Samir Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria do táxi
Geometria euclidiana
Cônicas
Sequência didática
Taxicab geometry
Euclidean geometry
Conics
Didactic sequence
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Matemática
topic Geometria do táxi
Geometria euclidiana
Cônicas
Sequência didática
Taxicab geometry
Euclidean geometry
Conics
Didactic sequence
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Matemática
description Euclidean geometry is based and structured by Euclid of Alexandria in the work ”The Elements”, which is a predominant mathematical and geometric treatise until today. However, some structural flaws allowed the emergence of other geometries, one of them being the taxicab geometry. As a result, this dissertation aims to present a didactic sequence that shows Basic Education students, in a contextualized way, the existing geometries, as well as making comparisons between the euclidean and taxicab geometries. The didactic sequence in question consists of three activities that make it possible to awaken students’ interest in the study of the taxicab distance until the consolidation of the concept of conics, passing through the construction and comparison of the relative formulas of the euclidean and taxicab distances. The entire theoretical foundation, from the concept of metrics, the historical context of the appearance of the taxicab geometry and a didactic pedagogical support material is available for teachers, which transcribes each of the activities with suggestions, objectives and skills to be worked on with the students.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19T15:34:54Z
2023-09-19T15:34:54Z
2023-09-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIANA, Samir Borges. Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básica. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.485
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39127
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.485
identifier_str_mv VIANA, Samir Borges. Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básica. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.485
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39127
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569710876524544