Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação e Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamada, Mayara Yukiko
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27316
Resumo: Dynamics of societies have increasingly exerted pressure on native species through loss and fragmentation of habitats, hunting and trafficking of wild animals, introduction of alien and invasive species. Such practices have been raising concerns about maintaining biodiversity. Brazilian Cerrado has undergone great changes over time, especially because of the privilege of economic activities to the detriment of species conservation. Extinction of species causes functional diversion that may compromise the ecological balance of the ecosystem. In this way, for this work the species of Blue-and-gold Macaws (Ara ararauna) was chosen, aiming to develop an awareness of conservation of species. Environmental education has been a pedagogical tool that among other reasons serves to show the importance of preserving a species, such as the Blue-and-gold Macaw, of great beauty and abundance in the region of the Triângulo Mineiro. To meet these prerogatives, this work sought to understand the perceptions that Elementary School students in the city of Ituiutaba - MG have about the conservation of this species. Thus, it was observed that students have very limited knowledge on the subject, but the insertion of more activities aimed at environmental conservation is necessary, because the students were very interested in this subject.
id UFU_a4229950c30531f35102df24f4d1c492
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/27316
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação e Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MGEnvironmental Education strategies applied to awareness of conservation for Blue-and-gold Macaw (Ara ararauna Linnaeus, 1758) in Ituiutaba-MGBiologia da ConservaçãoBiogeografiaAra araraunaConservação AmbientalEducação AmbientalCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALDynamics of societies have increasingly exerted pressure on native species through loss and fragmentation of habitats, hunting and trafficking of wild animals, introduction of alien and invasive species. Such practices have been raising concerns about maintaining biodiversity. Brazilian Cerrado has undergone great changes over time, especially because of the privilege of economic activities to the detriment of species conservation. Extinction of species causes functional diversion that may compromise the ecological balance of the ecosystem. In this way, for this work the species of Blue-and-gold Macaws (Ara ararauna) was chosen, aiming to develop an awareness of conservation of species. Environmental education has been a pedagogical tool that among other reasons serves to show the importance of preserving a species, such as the Blue-and-gold Macaw, of great beauty and abundance in the region of the Triângulo Mineiro. To meet these prerogatives, this work sought to understand the perceptions that Elementary School students in the city of Ituiutaba - MG have about the conservation of this species. Thus, it was observed that students have very limited knowledge on the subject, but the insertion of more activities aimed at environmental conservation is necessary, because the students were very interested in this subject.UFU - Universidade Federal de UberlândiaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A dinâmica das sociedades têm exercido cada vez mais pressão sobre as espécies nativas por meio de perda e fragmentação de habitats, caça e tráfico de animais silvestres, introdução de espécies exóticas e invasoras. Tais práticas vêm aumentando a preocupação sobre manutenção da biodiversidade. O cerrado brasileiro vem sofrendo grandes mudanças ao longo do tempo, especialmente por causa do privilégio das atividades econômicas em detrimento da conservação das espécies. A extinção de espécies provoca o desvio funcional que podem comprometer o equilíbrio ecológico do ecossistema. Desta forma, para este trabalho foi escolhido a espécie das Araras Canindé (Ara ararauna), visando desenvolver a consciência da conservação das espécies. A educação ambiental tem sido uma ferramenta pedagógica que dentre outros motivos serve para mostrar a importância da preservação de uma espécie, como a Arara Canindé, de grande beleza e abundância na região do triângulo mineiro. Para atender a tais prerrogativas, este trabalho buscou compreender as percepções que os alunos de Ensino Fundamental, na cidade de Ituiutaba – MG, têm a respeito da conservação desta espécie. Assim, foi possível observar que os estudantes possuem conhecimentos muito restritos sobre o tema, porém a inserção de mais atividades voltadas para a conservação ambiental é necessária, pois os alunos demonstraram-se muito interessados nesta temática.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasPereira, Kátia Gisele de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2608591124626134Facure, Katia Gomeshttp://lattes.cnpq.br/2430208641271686Costa, Rildo Aparecidohttp://lattes.cnpq.br/9663990267370816Yamada, Mayara Yukiko2019-11-11T18:47:04Z2019-11-11T18:47:04Z2018-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfYAMADA, Mayara Yukiko. Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação de Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MG. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27316porhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-27T15:33:21Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/27316Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-27T15:33:21Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação e Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MG
Environmental Education strategies applied to awareness of conservation for Blue-and-gold Macaw (Ara ararauna Linnaeus, 1758) in Ituiutaba-MG
title Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação e Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MG
spellingShingle Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação e Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MG
Yamada, Mayara Yukiko
Biologia da Conservação
Biogeografia
Ara ararauna
Conservação Ambiental
Educação Ambiental
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
title_short Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação e Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MG
title_full Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação e Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MG
title_fullStr Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação e Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MG
title_full_unstemmed Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação e Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MG
title_sort Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação e Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MG
author Yamada, Mayara Yukiko
author_facet Yamada, Mayara Yukiko
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Kátia Gisele de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/2608591124626134
Facure, Katia Gomes
http://lattes.cnpq.br/2430208641271686
Costa, Rildo Aparecido
http://lattes.cnpq.br/9663990267370816
dc.contributor.author.fl_str_mv Yamada, Mayara Yukiko
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia da Conservação
Biogeografia
Ara ararauna
Conservação Ambiental
Educação Ambiental
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
topic Biologia da Conservação
Biogeografia
Ara ararauna
Conservação Ambiental
Educação Ambiental
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description Dynamics of societies have increasingly exerted pressure on native species through loss and fragmentation of habitats, hunting and trafficking of wild animals, introduction of alien and invasive species. Such practices have been raising concerns about maintaining biodiversity. Brazilian Cerrado has undergone great changes over time, especially because of the privilege of economic activities to the detriment of species conservation. Extinction of species causes functional diversion that may compromise the ecological balance of the ecosystem. In this way, for this work the species of Blue-and-gold Macaws (Ara ararauna) was chosen, aiming to develop an awareness of conservation of species. Environmental education has been a pedagogical tool that among other reasons serves to show the importance of preserving a species, such as the Blue-and-gold Macaw, of great beauty and abundance in the region of the Triângulo Mineiro. To meet these prerogatives, this work sought to understand the perceptions that Elementary School students in the city of Ituiutaba - MG have about the conservation of this species. Thus, it was observed that students have very limited knowledge on the subject, but the insertion of more activities aimed at environmental conservation is necessary, because the students were very interested in this subject.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
2019-11-11T18:47:04Z
2019-11-11T18:47:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv YAMADA, Mayara Yukiko. Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação de Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MG. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27316
identifier_str_mv YAMADA, Mayara Yukiko. Estratégias de Educação Ambiental aplicadas à conscientização de conservação de Araras-Canindé (Ara ararauna Linnaeus, 1758) na cidade de Ituiutaba-MG. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569573499437056