“Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Aline Batista Valadares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33517
Resumo: The objective of this study was to understand what young people learn and how they learn from listening to music. Data collection was carried out in semi structured interviews with three first year high school students at a public high school in Uberlândia, State of Minas Gerais. Initially a bibliographical study was carried out to acquire a comprehensive understanding of the topic. Among the authors studied were Schafer (1991) who analyzed the importance of the environment of sound as a basic requirement in music education. Swanwick (2003), suggested that the most important aspect of music education is the ability to recognize that the meaning of music is closely linked to the social and cultural environment in which it has been produced. Souza (2004) studied the relationship or meaning that children and adolescents attribute to music. It was concluded that, based on the music listened to, young people attain significant musical experience. This research sought to contribute to an understanding of how young listeners perceive music and to provide insights and paths followed by these learners and the knowledge acquired as they listen to music.
id UFU_a54d8b79df89fa0afb9a3624eb6f722b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33517
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling “Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovensEscuta musicalAprendizagens musicaisJovensCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESThe objective of this study was to understand what young people learn and how they learn from listening to music. Data collection was carried out in semi structured interviews with three first year high school students at a public high school in Uberlândia, State of Minas Gerais. Initially a bibliographical study was carried out to acquire a comprehensive understanding of the topic. Among the authors studied were Schafer (1991) who analyzed the importance of the environment of sound as a basic requirement in music education. Swanwick (2003), suggested that the most important aspect of music education is the ability to recognize that the meaning of music is closely linked to the social and cultural environment in which it has been produced. Souza (2004) studied the relationship or meaning that children and adolescents attribute to music. It was concluded that, based on the music listened to, young people attain significant musical experience. This research sought to contribute to an understanding of how young listeners perceive music and to provide insights and paths followed by these learners and the knowledge acquired as they listen to music.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho teve como objetivo entender o que e como os jovens aprendem por meio de suas escutas musicais. Considerada como pesquisa qualitativa, a coleta de dados foi realizada com entrevistas semiestruturadas com três alunos do primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede pública de Uberlândia – MG. Foi desenvolvido um levantamento bibliográfico a fim de conhecer sobre o tema. Dentre os autores estudados estão Schafer (1991) que se dedicou em conhecer o ambiente sonoro afirmando que a audição é fundamental para a educação musical; Swanwick (2003) por entender o escutar como o que há de mais importante em uma atividade musical e reconhecer que o significado da música está relacionado ao que é socialmente e culturalmente construído; Souza (2004) por considerar e estudar sobre as relações que as crianças e adolescentes mantém com a música. Concluiu-se que por meio de suas escutas, os jovens vivenciam experiências musicais significativas. Esta pesquisa pode contribuir para o estudo sobre valorização das experiências musicais de jovens e para abrir um caminho a fim de conhecer sobre os conhecimentos que eles adquirem em suas escutas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMúsicaSilva, Ruth de Sousa Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/7496442091685698Gonçalves, Lilia Neveshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460Costa , Maria Cristina Lemes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1728366266335376Melo, Aline Batista Valadares2021-11-24T12:46:43Z2021-11-24T12:46:43Z2020-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELO, Aline Batista Valadares. “Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovens. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33517porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-11-25T06:27:58Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33517Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-25T06:27:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv “Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovens
title “Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovens
spellingShingle “Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovens
Melo, Aline Batista Valadares
Escuta musical
Aprendizagens musicais
Jovens
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short “Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovens
title_full “Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovens
title_fullStr “Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovens
title_full_unstemmed “Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovens
title_sort “Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovens
author Melo, Aline Batista Valadares
author_facet Melo, Aline Batista Valadares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ruth de Sousa Ferreira
http://lattes.cnpq.br/7496442091685698
Gonçalves, Lilia Neves
http://lattes.cnpq.br/2899680917014460
Costa , Maria Cristina Lemes de Souza
http://lattes.cnpq.br/1728366266335376
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Aline Batista Valadares
dc.subject.por.fl_str_mv Escuta musical
Aprendizagens musicais
Jovens
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Escuta musical
Aprendizagens musicais
Jovens
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description The objective of this study was to understand what young people learn and how they learn from listening to music. Data collection was carried out in semi structured interviews with three first year high school students at a public high school in Uberlândia, State of Minas Gerais. Initially a bibliographical study was carried out to acquire a comprehensive understanding of the topic. Among the authors studied were Schafer (1991) who analyzed the importance of the environment of sound as a basic requirement in music education. Swanwick (2003), suggested that the most important aspect of music education is the ability to recognize that the meaning of music is closely linked to the social and cultural environment in which it has been produced. Souza (2004) studied the relationship or meaning that children and adolescents attribute to music. It was concluded that, based on the music listened to, young people attain significant musical experience. This research sought to contribute to an understanding of how young listeners perceive music and to provide insights and paths followed by these learners and the knowledge acquired as they listen to music.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
2021-11-24T12:46:43Z
2021-11-24T12:46:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Aline Batista Valadares. “Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovens. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33517
identifier_str_mv MELO, Aline Batista Valadares. “Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovens. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711422129963008