Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22771 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_a579e23d87fb2f8ad2436cca4c988e5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/22771 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológicaRoteirosAula práticaLaboratórioCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A aplicação de atividades práticas vem sendo constantemente debatida pelos professores, sendo assim, o trabalho em questão trás uma proposta de adaptação dos roteiros que são utilizados para realização de experimentos em aulas práticas. O texto tem como objetivo apresentar a aplicação e discussão de uma atividade prática realizada com professoras de ciências que frequentam o CEMEPE (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz), em Uberlândia- MG. A experiência foi inspirada no livro “Química na cabeça”, do autor Alfredo Luis Mateus com o título: das cinzas ao repolho. O intuito foi discutir a presença de roteiros e até que ponto eles nos auxiliam em sala de aula. Para a aplicação da prática foram utilizados copos descartáveis, suco de repolho roxo, bicarbonato de sódio, detergente neutro, vinagre, cinzas e sabão em pó, então a proposta seria identificar qual era o objetivo daquela experiência sem utilizar o roteiro, a partir de uma história contada e dos materiais disponíveis. A experiência vivida no momento foi muito importante para minha formação, pois tinha uma visão de que todos os professores eram extremamente dependentes de roteiros em sala, mas o que foi constatado durante a discussão foi algo um pouco diferente. Para a maioria das professoras de ciências o roteiro é utilizado apenas como um auxiliar antes da aplicação do conteúdo, e no momento em que a prática vai ser aplicada elas iniciam com o questionamento do que poderia ser feito com os materiais disponíveis, e assim conversam com os alunos sobre como a atividade poderia ser realizada, para depois chegar ao objetivo da prática, sendo que nesse momento de discussão as professoras podem notar as dificuldades dos alunos, e se preciso distribuem os roteiros.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasCarvalho, Daniela Francohttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128Benevides, Daniela Ferreira2018-11-08T12:13:01Z2018-11-08T12:13:01Z2015-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBENEVIDES, Daniela Ferreira. Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22771porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-01-31T06:04:48Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/22771Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-01-31T06:04:48Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica |
title |
Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica |
spellingShingle |
Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica Benevides, Daniela Ferreira Roteiros Aula prática Laboratório CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
title_short |
Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica |
title_full |
Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica |
title_fullStr |
Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica |
title_full_unstemmed |
Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica |
title_sort |
Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica |
author |
Benevides, Daniela Ferreira |
author_facet |
Benevides, Daniela Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Daniela Franco http://lattes.cnpq.br/8974289881139128 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benevides, Daniela Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Roteiros Aula prática Laboratório CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
topic |
Roteiros Aula prática Laboratório CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-15 2018-11-08T12:13:01Z 2018-11-08T12:13:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BENEVIDES, Daniela Ferreira. Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22771 |
identifier_str_mv |
BENEVIDES, Daniela Ferreira. Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Biológicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Biológicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711521872609280 |