Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26612 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_a5c60ddd3f9dbfe946bff6ec6300aca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/26612 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médioEnsino de físicaMetodologias AlternativasExperimentosVídeosSoftwaresCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A utilização de experimentos, vídeos e softwares como complemento às aulas ditas ‘tradicionais’ vem sendo discutida há vários anos nas pesquisas em ensino de ciências e, especificamente, ensino de física. Vários obstáculos surgem no caminho dos professores que desejam utilizar este tipo de recurso, podemos citar a ausência de espaços adequados e o grande número de alunos em cada turma. Este trabalho foi desenvolvido em conjunto com dois bolsistas e um professor supervisor do subprojeto Física do PIBID/UFU. Cada um dos métodos citados foi trabalhado com turmas da primeira série do Ensino Médio da Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia, MG. No texto são apresentados todos os materiais, bem como as metodologias utilizadas. Durante a aplicação da atividade constatamos grande interesse e envolvimento dos alunos, como comumente é observado. Por outro lado, as respostas apresentadas demonstraram a dificuldade dos estudantes em vários sentidos: encontrar as equações corretas, realizar os cálculos, etc. Os resultados, entretanto, ainda demonstram que os alunos se interessariam muito mais se todas essas metodologias e descobertas das pesquisas em ensino de ciências estivessem sendo de fato inseridas à realidade escolar.Universidade Federal de UberlândiaBrasilFísicaVernek, Edsonhttp://lattes.cnpq.br/9079608448928851Cavalheiro, AdemirSouza, Fabrício MacedoAssunção, Maryzaura de Oliveira2019-08-08T19:23:57Z2019-08-08T19:23:57Z2010-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfASSUNÇÃO, Maryzaura de Oliveira. Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio. 2010. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26612porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-08-09T06:07:46Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26612Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-08-09T06:07:46Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio |
title |
Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio |
spellingShingle |
Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio Assunção, Maryzaura de Oliveira Ensino de física Metodologias Alternativas Experimentos Vídeos Softwares CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio |
title_full |
Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio |
title_fullStr |
Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio |
title_sort |
Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio |
author |
Assunção, Maryzaura de Oliveira |
author_facet |
Assunção, Maryzaura de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vernek, Edson http://lattes.cnpq.br/9079608448928851 Cavalheiro, Ademir Souza, Fabrício Macedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assunção, Maryzaura de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Metodologias Alternativas Experimentos Vídeos Softwares CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino de física Metodologias Alternativas Experimentos Vídeos Softwares CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-09 2019-08-08T19:23:57Z 2019-08-08T19:23:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ASSUNÇÃO, Maryzaura de Oliveira. Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio. 2010. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26612 |
identifier_str_mv |
ASSUNÇÃO, Maryzaura de Oliveira. Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio. 2010. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711441634525184 |