A música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andraus, Gisele Crosara
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14067
Resumo: This study analyzes the current situation of Music teaching in the Kindergarten Education as well as in the first years of Elementary School, in the city of Uberlandia - MG It focus on the teaching methods of artistic language, its uses and functions in a school context, in order to verify the changes occurred in the music teaching methods after 10 years of the creation of the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Law nº9394/96. Interviews with the superviser of the Superintendencia Regional de Ensino and also with the coordinator of Arts from the Secretaria de Educaçao of Uberlandia City.Some official documents are taken as reference for this study, such as RCN and PCN, elaborated by the Ministry of Education and the Guides concerning the teaching of arts: music, elaborated by the State and County Department of Education. The analisis of datas indicates that the situation of Music teaching hasn t been enhanced as it should be according to official orientations. Music has been developed as pedagogical resources on studies of different subjetcts. It has been taught in schools by non-specialized teachers and it is also noticed that Music is not part of the school program. It is concluded that despite all the difficulties found on Music teaching process whether developed upon official orientation can be successfully included in the school context, specifically in the area of Uberlandia city.
id UFU_a7f44bd7f2ecc705147bbed95c118f18
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/14067
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96Ensino de músicaLeis nº. 5692/71 e 9394/96Educação infantil e ensino fundamentalMúsica na educaçãoBrasil. Lei de diretrizes e bases da educação nacionalMusic TeachingLaws 5692/71 and 9394/96Kindergarten Education and Elementary EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis study analyzes the current situation of Music teaching in the Kindergarten Education as well as in the first years of Elementary School, in the city of Uberlandia - MG It focus on the teaching methods of artistic language, its uses and functions in a school context, in order to verify the changes occurred in the music teaching methods after 10 years of the creation of the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Law nº9394/96. Interviews with the superviser of the Superintendencia Regional de Ensino and also with the coordinator of Arts from the Secretaria de Educaçao of Uberlandia City.Some official documents are taken as reference for this study, such as RCN and PCN, elaborated by the Ministry of Education and the Guides concerning the teaching of arts: music, elaborated by the State and County Department of Education. The analisis of datas indicates that the situation of Music teaching hasn t been enhanced as it should be according to official orientations. Music has been developed as pedagogical resources on studies of different subjetcts. It has been taught in schools by non-specialized teachers and it is also noticed that Music is not part of the school program. It is concluded that despite all the difficulties found on Music teaching process whether developed upon official orientation can be successfully included in the school context, specifically in the area of Uberlandia city.Mestre em EducaçãoO estudo tem por objetivo investigar a situação do ensino de música na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em Uberlândia, MG. Analisa a condição do ensino desta linguagem artística, seus usos e funções no contexto escolar, a fim de verificar as mudanças ocorridas no ensino de música, após 10 anos da edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/96. Foram realizadas entrevistas semi-dirigidas com a Supervisora Estadual da Superintendência Regional de Ensino e com a Coordenadora da área de Artes do Município de Uberlândia. Toma-se como referência os documentos oficiais RCN e PCN, elaborados pelo Ministério da Educação e as diretrizes para o ensino de arte música, elaboradas pela Secretaria do Estado da Educação e Secretaria Municipal de Educação. A análise dos dados indica que a situação do ensino de música não conseguiu ainda retratar as orientações oficiais. A música vem sendo desenvolvida como recurso pedagógico no auxílio ao estudo de conteúdos de outras disciplinas. É ministrada nas escolas pelo professor unidocente, não especializado na área de música e constata-se a situação de inexistência da música como disciplina integrante do currículo escolar. Conclui-se que, apesar das dificuldades encontradas, o ensino de música, desenvolvido conforme orientação das diretrizes oficiais encontra boas perspectivas de inserção no contexto escolar, notadamente no âmbito municipal.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCiências HumanasUFUNaves, Marisa Lomônaco de Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708092A9Montandon, Maria Isabelhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797158U5Oliveira, Marília Villela dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739368Y6Andraus, Gisele Crosara2016-06-22T18:36:52Z2015-10-212016-06-22T18:36:52Z2007-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfANDRAUS, Gisele Crosara. A música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96. 2007. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2016-06-23T06:46:23Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/14067Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:46:23Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96
title A música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96
spellingShingle A música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96
Andraus, Gisele Crosara
Ensino de música
Leis nº. 5692/71 e 9394/96
Educação infantil e ensino fundamental
Música na educação
Brasil. Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Music Teaching
Laws 5692/71 and 9394/96
Kindergarten Education and Elementary Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96
title_full A música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96
title_fullStr A música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96
title_full_unstemmed A música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96
title_sort A música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96
author Andraus, Gisele Crosara
author_facet Andraus, Gisele Crosara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Naves, Marisa Lomônaco de Paula
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708092A9
Montandon, Maria Isabel
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797158U5
Oliveira, Marília Villela de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739368Y6
dc.contributor.author.fl_str_mv Andraus, Gisele Crosara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Leis nº. 5692/71 e 9394/96
Educação infantil e ensino fundamental
Música na educação
Brasil. Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Music Teaching
Laws 5692/71 and 9394/96
Kindergarten Education and Elementary Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino de música
Leis nº. 5692/71 e 9394/96
Educação infantil e ensino fundamental
Música na educação
Brasil. Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Music Teaching
Laws 5692/71 and 9394/96
Kindergarten Education and Elementary Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study analyzes the current situation of Music teaching in the Kindergarten Education as well as in the first years of Elementary School, in the city of Uberlandia - MG It focus on the teaching methods of artistic language, its uses and functions in a school context, in order to verify the changes occurred in the music teaching methods after 10 years of the creation of the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Law nº9394/96. Interviews with the superviser of the Superintendencia Regional de Ensino and also with the coordinator of Arts from the Secretaria de Educaçao of Uberlandia City.Some official documents are taken as reference for this study, such as RCN and PCN, elaborated by the Ministry of Education and the Guides concerning the teaching of arts: music, elaborated by the State and County Department of Education. The analisis of datas indicates that the situation of Music teaching hasn t been enhanced as it should be according to official orientations. Music has been developed as pedagogical resources on studies of different subjetcts. It has been taught in schools by non-specialized teachers and it is also noticed that Music is not part of the school program. It is concluded that despite all the difficulties found on Music teaching process whether developed upon official orientation can be successfully included in the school context, specifically in the area of Uberlandia city.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-30
2015-10-21
2016-06-22T18:36:52Z
2016-06-22T18:36:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRAUS, Gisele Crosara. A música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96. 2007. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14067
identifier_str_mv ANDRAUS, Gisele Crosara. A música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96. 2007. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Educação
Ciências Humanas
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Educação
Ciências Humanas
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569679119351808