Formação continuada de professores no Amapá frente às proposições da lei de diretrizes e bases da educação brasileira - 9394/96: ações e percepções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Dulcilene Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11515
Resumo: Formação de Professores é significativa e relevante por se tratar de uma questão que sempre se destacou nas reformas educacionais, e no Brasil se intensificou nas duas últimas décadas com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei 9.394/96). Procurando atender a exigência legal, os poderes públicos propuseram várias ações objetivando adequar os professores das séries inicias, do quadro permanente, a legislação em vigor. O texto apresenta esta trajetória no Amapá. Na primeira parte no enquadramento teórico, serão apresentadas as definições de formação continuada e formação inicial, um breve histórico da formação dos profissionais da educação no Brasil, as perspectivas para o futuro e um rápido texto comparativo entre as LDB do Brasil e de Portugal. Na segunda parte os procedimentos metodológicos da pesquisa seguidos da apresentação dos resultados das entrevistas realizadas com os gestores públicos, docentes e professores estaduais, culminando no ultimo capítulo com as considerações finais com sugestões de formação continuada para o futuro e demais sugestões de pesquisas para posterioridade; ### ABSTRACT: Teacher training is meaningful and relevant because it is a question that always stood out in the educational reforms, and Brazil has intensified in the last two decades with the promulgation of the new Law of Directives and Bases of Education - LDB (Law 9.394/96) . Seeking to meet the legal requirement, the government proposed several actions aimed at adapting the teachers of the first grades of permanent staff, the existing legislation. The text presents this history in Amapá. In the first part the theoretical framework will be presented definitions of continuing education and training, a brief history of training of education in Brazil, the prospects for the future and a quick comparison between the text LDB from Brazil and Portugal. In the second part of the research methodological procedures followed by the presentation of the results of interviews with policy makers, teachers and state teachers, culminating in the last chapter with final remarks with suggestions for continuing education for the future and other avenues of research for posterity.
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