Tratamentos terapêuticos em crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA): Revisão literária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Sara da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24433
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
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spelling Tratamentos terapêuticos em crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA): Revisão literária.FisioterapiaAutismoTratamentoCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Introdução: É comprovado que alterações motoras e sensoriais são sinais apresentados em crianças com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) desde os primeiros meses de vida, pois se torna uma consequência da falta de exploração e relacionamento no meio de convivência em que estão inseridas. O abrandamento das alterações comportamentais desenvolvidas pela criança autista se dá por uma intervenção fisioterapêutica planejada de técnicas aprimoradas no estimulo das áreas em déficits sensitivos e motores. Objetivos: Realizar uma revisão literária das principais técnicas de tratamento da motricidade e funções sensitivas deficientes em crianças diagnosticadas com o TEA, apontando a melhor intervenção evidenciada. Metodologia: Foi executada uma procura por artigos científicos primeiramente por classificação dos títulos e resumos e depois análise completa dos potenciais escolhidos, publicados nos últimos 10 anos (2009 a 2018), coordenados nas plataformas de dados digitais PUBMED, MEDLINE, Scielo e BIREME. Selecionando assim estudos com as palavra-chaves: fisioterapia, autismo, tratamento. Os principais fundamentos de inclusão aplicados para a separação dos artigos foram baseados na escala PEDro, qualidade metodológica, o estudo ser intervencionista e relevância clínica dentre os vários tratamentos para a criança com diagnóstico do Espectro Autismo. Resultados: Primeiramente foram encontrados 104 artigos, excluindo aqueles que não se encaixaram nos critérios de inclusão, selecionando assim 7 melhores estudos, condicentes com as palavra-chaves escolhidas em concordância com as bases de analises determinadas para inclusão no estudo. Após ter executado a exploração dos artigos criteriosamente, foram realizados resumos dos 7 trabalhos incluídos no estudo, englobando: autor, ano/local, objetivo e conclusão do estudo. Dentre os estudos selecionados foram encoradas pesquisas sobre tratamento fisioterapêutico, em que: um utilizou fisioterapia motora e integração sensorial, dois utilizaram de equoterapia associado a integração sensorial, um trabalhou propriocepção e integração sensorial, dois utilizaram de hidroterapia e jogos aquáticos e um aplicou somente exercício físico trabalhando motricidade. Conclusão: O melhor programa de intervenção fisioterapêutica é a equoterapia. Pois é possível associar todos os estímulos e técnicas fisioterapêuticas necessárias de aprimoramento das áreas sensitivas e motoras deficitárias na criança autista, influenciando diretamente nas alterações comportamentais.Universidade Federal de UberlândiaBrasilFisioterapiaDionisio, Jadianehttp://lattes.cnpq.br/1067940853843923Biagini, Angelo PivaLange, CristianeDutra, Sara da Silva2019-02-26T13:08:40Z2019-02-26T13:08:40Z2018-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDutra, Sara Silva. Ajuste de distribuição de probabilidades de variáveis de custo fixo. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-16T19:32:58Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/24433Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-16T19:32:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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