O regime disciplinar na Escola Estadual José Inácio de Souza de Uberlândia, MG.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25082 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
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O regime disciplinar na Escola Estadual José Inácio de Souza de Uberlândia, MG.EducaçãoIndisciplinaAdvertências disciplinaresCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A disciplina é um tema muito complexo, sendo que seu conceito varia de acordo com os valores culturais de uma determinada época e sociedade. Como a escola prioriza a imagem de um aluno submisso e temeroso, muitas vezes, a disciplina escolar é considerada como o conjunto de regras que devem ser obedecidas para o êxito do aprendizado. Este trabalho tem como objetivos ouvir a opinião da comunidade escolar sobre a indisciplina na Escola Estadual José Inácio de Souza, bem como analisar o número e a natureza das advertência ocorridas nos anos de 2002 e 2003. Para isso foram analisados os registros de ocorrências disciplinares aplicados aos alunos nos anos mencionados, observando o sexo, a data de emissão a matéria em que foi efetuada a ocorrência e o motivo da mesma. Numa segunda etapa foram feitas entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de saber a opinião do corpo administrativo, docentes e discentes. O turno matutino é o que apresentou maior número de advertências, sendo o primeiro ano do ensino médio a série com o maior número de ocorrências. A disciplina Língua Portuguesa foi a que apresentou maior número de advertências nos três turnos. Já os motivos mais frequentes foram: conversas e brincadeiras, seguido por matar aula e ato de desrespeito. Os motivos mais frequentes de advertências diferiram entre os turnos, sendo conversas e brincadeiras mais comuns no matutino, agressão no vespertino e matar aulas no noturno. Em relação ao gênero, 77% das ocorrências foram dadas aos alunos e 23% para as alunas. Além disso, o conceito sobre indisciplina é muito pessoal, o que evidencia a complexidade do tema pela variedade de respostas obtidas. também fica clara a insatisfação dos alunos em relação ao autoritarismo de alguns professores.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasPaula, Cecilia Lomônaco dehttp://lattes.cnpq.br/6002812577975748Oliveira, Renata Carmo deReis, Nilson Santos dosCampos, Daniel Lacerda2019-05-08T20:03:33Z2019-05-08T20:03:33Z2005-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAMPOS, Daniel Lacerda. O regime disciplinar na Escola Estadual José Inácio de Souza de Uberlândia, MG. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-05-09T06:06:07Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/25082Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-05-09T06:06:07Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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