Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Ígor Andrade
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17749
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.462
Resumo: Based on the possibility of real-time interaction with three-dimensional environments through an advanced interface, Virtual Reality consist in the main technology of this work, used in the design of virtual environments based on real Hydroelectric Plants. Previous to the process of deploying a Virtual Reality System for operation, three-dimensional modeling and interactive scenes settings are very importante steps. However, due to its magnitude and complexity, power plants virtual environments generation, currently, presents high computing cost. This work aims to present a methodology to optimize the production process of virtual environments associated with real hydroelectric power plants. In partnership with electric utility CEMIG, several HPPs were used in the scope of this work. During the modeling of each one of them, the techiniques within the methodologie were addressed. After the evaluation of the computional techniques presented here, it was possible to confirm a reduction in the time required to deliver each hydroelectrical complex. Thus, this work presents the current scenario about development of virtual hydroelectric power plants and discusses the proposed methodology that seeks to optimize this process in the electricity generation sector.
id UFU_aa579d1664a293d2b537923f0c243978
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17749
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricasA methodology for optimized generation of virtual environments based on real hydroelectric power plantsEngenharia elétricaRealidade virtualUsinas hidrelétricasOtimização de modelagem tridimensionalMotor de jogosVirtual Reality3D modeling optimizationGame engineHydroelectric power plantCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICABased on the possibility of real-time interaction with three-dimensional environments through an advanced interface, Virtual Reality consist in the main technology of this work, used in the design of virtual environments based on real Hydroelectric Plants. Previous to the process of deploying a Virtual Reality System for operation, three-dimensional modeling and interactive scenes settings are very importante steps. However, due to its magnitude and complexity, power plants virtual environments generation, currently, presents high computing cost. This work aims to present a methodology to optimize the production process of virtual environments associated with real hydroelectric power plants. In partnership with electric utility CEMIG, several HPPs were used in the scope of this work. During the modeling of each one of them, the techiniques within the methodologie were addressed. After the evaluation of the computional techniques presented here, it was possible to confirm a reduction in the time required to deliver each hydroelectrical complex. Thus, this work presents the current scenario about development of virtual hydroelectric power plants and discusses the proposed methodology that seeks to optimize this process in the electricity generation sector.Companhia Energética de Minas GeraisDissertação (Mestrado)Fundamentada na possibilidade de interação, em tempo real, com ambientes tridimensionais por meio de uma interface avançada, a Realidade Virtual constitui a tecnologia principal deste trabalho, utilizada na concepção de ambientes virtuais baseados em Usinas Hidrelétricas (UHEs). Anterior ao processo de implantação de um sistema de Realidade Virtual para operação, a modelagem tridimensional e a montagem das cenas interativas são etapas de extrema importância. Entretanto, devido à sua magnitude e complexidade, a geração de ambientes virtuais de usinas hidrelétricas, atualmente, tem tido um alto custo computacional. Assim, este trabalho visa apresentar uma metodologia capaz de otimizar o processo de produção de ambientes virtuais associados a hidrelétricas reais. Em parceria com a concessionária de energia elétrica – Cemig, diversas UHEs foram utilizadas no escopo deste trabalho. Durante a modelagem de cada uma delas, as técnicas que compõe a metodologia foram abordadas. Após avaliação do uso das técnicas computacionais aqui propostas, comprovou-se redução do tempo necessário para a entrega de cada complexo hidrelétrico. Assim, esta dissertação apresenta o cenário atual do desenvolvimento de usinas hidrelétricas virtuais e discute a metodologia proposta que busca a otimização deste processo no setor de geração elétrica.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaLamounier Júnior, Edgard Afonsohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6Cardoso, Alexandrehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0Aquino, Renatohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773910T2Siscoutto, Robson Augustohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794610H6Moraes, Ígor Andrade2016-09-21T13:17:13Z2016-09-21T13:17:13Z2016-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Ígor Andrade. Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricas. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.462https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17749http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-10-08T21:02:07Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/17749Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-10-08T21:02:07Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricas
A methodology for optimized generation of virtual environments based on real hydroelectric power plants
title Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricas
spellingShingle Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricas
Moraes, Ígor Andrade
Engenharia elétrica
Realidade virtual
Usinas hidrelétricas
Otimização de modelagem tridimensional
Motor de jogos
Virtual Reality
3D modeling optimization
Game engine
Hydroelectric power plant
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
title_short Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricas
title_full Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricas
title_fullStr Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricas
title_full_unstemmed Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricas
title_sort Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricas
author Moraes, Ígor Andrade
author_facet Moraes, Ígor Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lamounier Júnior, Edgard Afonso
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6
Cardoso, Alexandre
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0
Aquino, Renato
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773910T2
Siscoutto, Robson Augusto
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794610H6
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Ígor Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia elétrica
Realidade virtual
Usinas hidrelétricas
Otimização de modelagem tridimensional
Motor de jogos
Virtual Reality
3D modeling optimization
Game engine
Hydroelectric power plant
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic Engenharia elétrica
Realidade virtual
Usinas hidrelétricas
Otimização de modelagem tridimensional
Motor de jogos
Virtual Reality
3D modeling optimization
Game engine
Hydroelectric power plant
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
description Based on the possibility of real-time interaction with three-dimensional environments through an advanced interface, Virtual Reality consist in the main technology of this work, used in the design of virtual environments based on real Hydroelectric Plants. Previous to the process of deploying a Virtual Reality System for operation, three-dimensional modeling and interactive scenes settings are very importante steps. However, due to its magnitude and complexity, power plants virtual environments generation, currently, presents high computing cost. This work aims to present a methodology to optimize the production process of virtual environments associated with real hydroelectric power plants. In partnership with electric utility CEMIG, several HPPs were used in the scope of this work. During the modeling of each one of them, the techiniques within the methodologie were addressed. After the evaluation of the computional techniques presented here, it was possible to confirm a reduction in the time required to deliver each hydroelectrical complex. Thus, this work presents the current scenario about development of virtual hydroelectric power plants and discusses the proposed methodology that seeks to optimize this process in the electricity generation sector.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-21T13:17:13Z
2016-09-21T13:17:13Z
2016-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Ígor Andrade. Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricas. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.462
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17749
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.462
identifier_str_mv MORAES, Ígor Andrade. Uma metodologia para geração otimizada de ambientes virtuais baseados em usinas hidrelétricas. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.462
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17749
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711401044148224