Trabalho coletivo com dispositivos móveis no processo de ensinar e aprender funções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco Jonas Camilo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26242
Resumo: This paper is an analysis of an educational practice carried out by a group that defines a different approach to the teaching and learning of a affine function in High School. This group was composed of students and professors from the Federal Institute of Triˆangulo Mineiro (IFTM), Campus Uberlˆandia, in partnership with students and professors of the Federal University of Uberlˆandia (UFU),Campus Santa Monica. For the data collected we used different researching tools: observation, photos and videos. These tools made studying and analyse collected data easier. We noticed in this research that, despite the frequent use of electronic devices in the classroom, our students do not have the suit of use them in their studies.
id UFU_ad912fa178a62ab5614a2c1b804f35b7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/26242
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Trabalho coletivo com dispositivos móveis no processo de ensinar e aprender funçõesDispositivos MóveisMobile Learning.m-LearningTabletCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis paper is an analysis of an educational practice carried out by a group that defines a different approach to the teaching and learning of a affine function in High School. This group was composed of students and professors from the Federal Institute of Triˆangulo Mineiro (IFTM), Campus Uberlˆandia, in partnership with students and professors of the Federal University of Uberlˆandia (UFU),Campus Santa Monica. For the data collected we used different researching tools: observation, photos and videos. These tools made studying and analyse collected data easier. We noticed in this research that, despite the frequent use of electronic devices in the classroom, our students do not have the suit of use them in their studies.FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho apresenta uma análise sobre uma prática educativa feita por um grupo que trouxe uma abordagem diferente sobre o ensino de função afim no Ensino Médio. Tal grupo era composto por alunos e professores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberlândia em parceria com alunos e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Santa Mônica. Para a coleta de dados utilizamos diferentes ferramentas de pesquisas: observação, fotos e vídeos. Tais facilitaram estudar e analisar os dados coletados. Percebemos nesta pesquisa que, apesar de frequente o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula, nossos alunos não têm o costume de usá-los em seus estudos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaSouza Júnior, Arlindo José dehttp://lattes.cnpq.br/9047733954063404Rafaeli, Fernando Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/1392629034647651Bronzi, Marcus Augustohttp://lattes.cnpq.br/5533638002071025Lima, Francisco Jonas Camilo2019-07-22T17:10:07Z2019-07-22T17:10:07Z2018-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Francisco Jonas Camilo. Trabalho com dispositivos móveis no processo de ensinar e aprender funções. 2018. 37 f. trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26242porhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-12-21T17:31:49Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26242Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-12-21T17:31:49Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho coletivo com dispositivos móveis no processo de ensinar e aprender funções
title Trabalho coletivo com dispositivos móveis no processo de ensinar e aprender funções
spellingShingle Trabalho coletivo com dispositivos móveis no processo de ensinar e aprender funções
Lima, Francisco Jonas Camilo
Dispositivos Móveis
Mobile Learning.
m-Learning
Tablet
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Trabalho coletivo com dispositivos móveis no processo de ensinar e aprender funções
title_full Trabalho coletivo com dispositivos móveis no processo de ensinar e aprender funções
title_fullStr Trabalho coletivo com dispositivos móveis no processo de ensinar e aprender funções
title_full_unstemmed Trabalho coletivo com dispositivos móveis no processo de ensinar e aprender funções
title_sort Trabalho coletivo com dispositivos móveis no processo de ensinar e aprender funções
author Lima, Francisco Jonas Camilo
author_facet Lima, Francisco Jonas Camilo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza Júnior, Arlindo José de
http://lattes.cnpq.br/9047733954063404
Rafaeli, Fernando Rodrigo
http://lattes.cnpq.br/1392629034647651
Bronzi, Marcus Augusto
http://lattes.cnpq.br/5533638002071025
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francisco Jonas Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos Móveis
Mobile Learning.
m-Learning
Tablet
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Dispositivos Móveis
Mobile Learning.
m-Learning
Tablet
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This paper is an analysis of an educational practice carried out by a group that defines a different approach to the teaching and learning of a affine function in High School. This group was composed of students and professors from the Federal Institute of Triˆangulo Mineiro (IFTM), Campus Uberlˆandia, in partnership with students and professors of the Federal University of Uberlˆandia (UFU),Campus Santa Monica. For the data collected we used different researching tools: observation, photos and videos. These tools made studying and analyse collected data easier. We noticed in this research that, despite the frequent use of electronic devices in the classroom, our students do not have the suit of use them in their studies.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
2019-07-22T17:10:07Z
2019-07-22T17:10:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Francisco Jonas Camilo. Trabalho com dispositivos móveis no processo de ensinar e aprender funções. 2018. 37 f. trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26242
identifier_str_mv LIMA, Francisco Jonas Camilo. Trabalho com dispositivos móveis no processo de ensinar e aprender funções. 2018. 37 f. trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569631827525632