Estudo geotécnico dos solos de erosões resultantes de intervenções em rodovias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14146 |
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Estudo geotécnico dos solos de erosões resultantes de intervenções em rodoviasErosãoMecânica do soloMecânica do solo - Aspectos ambientaisRodovias - UberlândiaBR-050ErodibilidadeMetodologia MCTCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisMestre em Engenharia CivilO presente trabalho apresenta resultados da caracterização geotécnica dos solos extraídos de quatro erosões existentes na rodovia BR-050 resultantes das intervenções nela realizadas. A realização deste trabalho teve como objetivo geral identificar e caracterizar e avaliar os fatores intrínsecos do solo que resultaram na evolução das erosões ao longo dessa rodovia, visando identificar o conjunto de procedimentos de análise que mais se aplica à avaliação da erodibilidade dos solos da região, e assim contribuir para os futuros projetos de engenharia que possam causar passivos ambientais gerados por processos erosivos. O desenvolvimento do trabalho deu-se, inicialmente, por meio de análise de dados geotécnicos pré-existentes no acervo do DNIT, do trecho rodoviário compreendido entre Uberlândia e Uberaba. Com o intuito de buscar uma correlação entre os parâmetros geotécnicos e a erodibilidade dos solos nos pontos amostrados, foram realizados os ensaios: massa específica aparente; massa especifica dos grãos; teor de umidade; granulometria (com e sem defloculante) e limites de Atterberg (LL, LP); ensaios da metodologia MCT, além dos ensaios alternativos para determinação da erodibilidade; e capacidade de troca catiônica (CTC); superfície específica e atividade de argilas pelos procedimentos propostos por Pejon (1992). Os resultados obtidos mostram que a classificação quanto à erodibilidade com base na carta de plasticidade, proposta por Silva (2009), se aplicou bem aos solos de comportamento não laterítico enquanto que os ensaios de erodibilidade propostos por Pejon (1992) deram resultados semelhantes aos obtidos pela dispersão entre as curvas granulométricas obtidas com e sem defloculante. Foi elaborada uma proposta para estudos geotécnicos preliminares.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em Engenharia CivilEngenhariasUFURezende, Maria Elisa Borgeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766080T5Nishiyama, Luizhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767753P3Acerbi, Joaquim Mário Caleirohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781689J4Lima, Euclides Antônio Pereira dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753969Z1Molinero Junior, João Andréa2016-06-22T18:37:13Z2011-05-172016-06-22T18:37:13Z2010-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMOLINERO JUNIOR, João Andréa. Estudo geotécnico dos solos de erosões resultantes de intervenções em rodovias. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14146porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-07-11T17:02:50Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/14146Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-07-11T17:02:50Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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