História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Abílio Tomaz Coelho da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17367
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.354
Resumo: This dissertation presents a case study of ethnographic type about the use of History of Science in High School Chemistry classes at Uberlândia-MG. In order to choose the subjects of the research we applied fifteen questionnaires in six schools of this city. From the analysis of these questionnaires we chose two teachers that had their classes accompanied and recorded from April to June of 2011 and, after that the recordings were transcribed. We also verified some conceptions about science and about its teaching. The results demonstrated that the teachers have a varied range of concepts, from empiricist visions about science to the view that science knowledge is changeable. They used textbooks as their main source to prepare their classes and as consequence they use the History of Chemistry attached to the main subject as curiosities and biographies of some famous characters. The methodologies for this approach vary from the description of some experiments performed by some scientist to asking the student to search some biographical information about some characters such as Lavoisier and Proust.
id UFU_b00ae8c892766258b96ab02e80d3ae58
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17367
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?História da químicaNatureza da ciênciaConcepções de professoresEstudo de casoEnsino médioQuímica - Estudo e ensinoQuímica HistóriaQuímica (Segundo grau)History of chemistryNature of scienceTeachers conceptionscase studyHigh schoolCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAThis dissertation presents a case study of ethnographic type about the use of History of Science in High School Chemistry classes at Uberlândia-MG. In order to choose the subjects of the research we applied fifteen questionnaires in six schools of this city. From the analysis of these questionnaires we chose two teachers that had their classes accompanied and recorded from April to June of 2011 and, after that the recordings were transcribed. We also verified some conceptions about science and about its teaching. The results demonstrated that the teachers have a varied range of concepts, from empiricist visions about science to the view that science knowledge is changeable. They used textbooks as their main source to prepare their classes and as consequence they use the History of Chemistry attached to the main subject as curiosities and biographies of some famous characters. The methodologies for this approach vary from the description of some experiments performed by some scientist to asking the student to search some biographical information about some characters such as Lavoisier and Proust.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMestre em QuímicaEssa dissertação apresenta um estudo de caso do tipo etnográfico sobre o uso da História da Ciência em aulas de Ensino Médio de Química no município de Uberlândia-MG. Com o objetivo de escolher os sujeitos de pesquisa foram aplicados quinze questionários em seis escolas desse município. A análise dos questionários resultou na escolha de duas professoras que tiveram suas aulas acompanhadas e gravadas durante os meses de Abril a Junho de 2011, em seguida as gravações foram transcritas. Verificamos também algumas concepções sobre ciências e sobre seu ensino. Os resultados demonstram que as docentes possuem uma gama de concepções que vão desde visões empiristas sobre ciências até a consideração sobre a mutabilidade do conhecimento científico. As professoras utilizam como principal fonte para a preparação para suas aulas o livro didático e, por consequência, muitas vezes abordam a História da Química de forma anexa ao conteúdo, como curiosidades e biografias de personagens ilustres. As metodologias para essa abordagem vão desde a descrição de alguns experimentos realizados por alguns cientistas até trabalhos em que os alunos deveriam buscar informações biográficas sobre alguns personagens tais como Lavoisier e Proust.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em QuímicaCiências Exatas e da TerraUFUSilveira, Hélder Eterno dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761611H9Soares, Márlon Herbert Flora Barbosahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706110E7Marques, Deividi MárcioSilva, Abílio Tomaz Coelho da2016-06-22T18:48:31Z2012-12-072016-06-22T18:48:31Z2012-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Abílio Tomaz Coelho da. História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.354https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17367https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-11-03T17:21:08Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/17367Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-11-03T17:21:08Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
title História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
spellingShingle História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
Silva, Abílio Tomaz Coelho da
História da química
Natureza da ciência
Concepções de professores
Estudo de caso
Ensino médio
Química - Estudo e ensino
Química História
Química (Segundo grau)
History of chemistry
Nature of science
Teachers conceptions
case study
High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
title_full História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
title_fullStr História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
title_full_unstemmed História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
title_sort História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?
author Silva, Abílio Tomaz Coelho da
author_facet Silva, Abílio Tomaz Coelho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Hélder Eterno da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761611H9
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706110E7
Marques, Deividi Márcio
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Abílio Tomaz Coelho da
dc.subject.por.fl_str_mv História da química
Natureza da ciência
Concepções de professores
Estudo de caso
Ensino médio
Química - Estudo e ensino
Química História
Química (Segundo grau)
History of chemistry
Nature of science
Teachers conceptions
case study
High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic História da química
Natureza da ciência
Concepções de professores
Estudo de caso
Ensino médio
Química - Estudo e ensino
Química História
Química (Segundo grau)
History of chemistry
Nature of science
Teachers conceptions
case study
High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description This dissertation presents a case study of ethnographic type about the use of History of Science in High School Chemistry classes at Uberlândia-MG. In order to choose the subjects of the research we applied fifteen questionnaires in six schools of this city. From the analysis of these questionnaires we chose two teachers that had their classes accompanied and recorded from April to June of 2011 and, after that the recordings were transcribed. We also verified some conceptions about science and about its teaching. The results demonstrated that the teachers have a varied range of concepts, from empiricist visions about science to the view that science knowledge is changeable. They used textbooks as their main source to prepare their classes and as consequence they use the History of Chemistry attached to the main subject as curiosities and biographies of some famous characters. The methodologies for this approach vary from the description of some experiments performed by some scientist to asking the student to search some biographical information about some characters such as Lavoisier and Proust.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
2012-08-03
2016-06-22T18:48:31Z
2016-06-22T18:48:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Abílio Tomaz Coelho da. História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.354
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17367
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.354
identifier_str_mv SILVA, Abílio Tomaz Coelho da. História da ciência em aulas de química: o que revela a prática de professores?. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.354
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17367
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Química
Ciências Exatas e da Terra
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Química
Ciências Exatas e da Terra
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569688722210816