Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33653 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_b262aea9dbec101fc4f518c7cd8748bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/33653 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno SurdoEducação especialSurdosAstronomiaLibrasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O trabalho dispõe sobre a Educação Especial, a qual deve ser executada levando-se em consideração os talentos dos alunos, respeitando a individualidade de cada um, visando incluir os alunos com necessidades especiais de maneira efetiva na sociedade escolar. É necessário que esse aluno tenha um acompanhamento diferenciado em sala de aula, não devendo ser excluído. Para tanto, é preciso olhar para os alunos visando aperfeiçoar seus potenciais, e não com vistas ao limite que sua deficiência impõe. O trabalho retrata questões relativas à aprendizagem dos alunos Surdos, expondo os principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na Educação Infantil. Tal temática justifica em razão da necessidade de conhecimento e inclusão do aluno Surdo na comunidade escolar, somada à necessidade de profissionalização docente para oferecer tal contexto a esse mesmo público. No trabalho, é analisada a diferença existente entre os termos “deficiente auditivo” e “Surdo”, que, embora constantemente usados como sinônimos, não determinam o mesmo grupo de pessoas. Também é destacada a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a educação e inclusão do aluno Surdo no ambiente escolar, seguidos da exposição de alguns métodos propostos por vários autores do Brasil e do mundo para a alfabetização e letramento desse mesmo aluno. Também é feita uma breve análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevista para a Educação Infantil, seguida da definição de “alfabetização científica” e possibilidades de aplicação com os alunos Surdos, utilizando a Astronomia. Foi escolhida a Astronomia como eixo de aprendizagem, principalmente por seu caráter interdisciplinar e pelo fascínio que o tema exerce sobre as pessoas. A autora desse trabalho entende que através da Astronomia é possível explorar várias áreas do conhecimento, tornando o ensino significativo e prazeroso para os alunos, bem como a alfabetização científica dos alunos Surdos pode propiciar sua inclusão na sociedade de modo eficaz e pacífico.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaLonghini, Marcos Danielhttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254x, xxx, xxAmaral, Glaucia Aparecida Silvério2021-12-01T21:46:19Z2021-12-01T21:46:19Z2021-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAMARAL, Glaucia Aparecida Silvério. Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-02T06:23:09Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33653Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-02T06:23:09Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo |
title |
Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo |
spellingShingle |
Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo Amaral, Glaucia Aparecida Silvério Educação especial Surdos Astronomia Libras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo |
title_full |
Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo |
title_fullStr |
Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo |
title_full_unstemmed |
Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo |
title_sort |
Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo |
author |
Amaral, Glaucia Aparecida Silvério |
author_facet |
Amaral, Glaucia Aparecida Silvério |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Longhini, Marcos Daniel http://lattes.cnpq.br/8422119886996254 x, x x x, x x |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Glaucia Aparecida Silvério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Surdos Astronomia Libras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação especial Surdos Astronomia Libras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01T21:46:19Z 2021-12-01T21:46:19Z 2021-11-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMARAL, Glaucia Aparecida Silvério. Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberlândia, Uberlândia, 2021. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33653 |
identifier_str_mv |
AMARAL, Glaucia Aparecida Silvério. Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Pedagogia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Pedagogia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711499629166592 |