Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Glaucia Aparecida Silvério
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33653
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_b262aea9dbec101fc4f518c7cd8748bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33653
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno SurdoEducação especialSurdosAstronomiaLibrasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O trabalho dispõe sobre a Educação Especial, a qual deve ser executada levando-se em consideração os talentos dos alunos, respeitando a individualidade de cada um, visando incluir os alunos com necessidades especiais de maneira efetiva na sociedade escolar. É necessário que esse aluno tenha um acompanhamento diferenciado em sala de aula, não devendo ser excluído. Para tanto, é preciso olhar para os alunos visando aperfeiçoar seus potenciais, e não com vistas ao limite que sua deficiência impõe. O trabalho retrata questões relativas à aprendizagem dos alunos Surdos, expondo os principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na Educação Infantil. Tal temática justifica em razão da necessidade de conhecimento e inclusão do aluno Surdo na comunidade escolar, somada à necessidade de profissionalização docente para oferecer tal contexto a esse mesmo público. No trabalho, é analisada a diferença existente entre os termos “deficiente auditivo” e “Surdo”, que, embora constantemente usados como sinônimos, não determinam o mesmo grupo de pessoas. Também é destacada a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a educação e inclusão do aluno Surdo no ambiente escolar, seguidos da exposição de alguns métodos propostos por vários autores do Brasil e do mundo para a alfabetização e letramento desse mesmo aluno. Também é feita uma breve análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevista para a Educação Infantil, seguida da definição de “alfabetização científica” e possibilidades de aplicação com os alunos Surdos, utilizando a Astronomia. Foi escolhida a Astronomia como eixo de aprendizagem, principalmente por seu caráter interdisciplinar e pelo fascínio que o tema exerce sobre as pessoas. A autora desse trabalho entende que através da Astronomia é possível explorar várias áreas do conhecimento, tornando o ensino significativo e prazeroso para os alunos, bem como a alfabetização científica dos alunos Surdos pode propiciar sua inclusão na sociedade de modo eficaz e pacífico.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaLonghini, Marcos Danielhttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254x, xxx, xxAmaral, Glaucia Aparecida Silvério2021-12-01T21:46:19Z2021-12-01T21:46:19Z2021-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAMARAL, Glaucia Aparecida Silvério. Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-02T06:23:09Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33653Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-02T06:23:09Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo
title Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo
spellingShingle Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo
Amaral, Glaucia Aparecida Silvério
Educação especial
Surdos
Astronomia
Libras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo
title_full Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo
title_fullStr Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo
title_full_unstemmed Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo
title_sort Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo
author Amaral, Glaucia Aparecida Silvério
author_facet Amaral, Glaucia Aparecida Silvério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Longhini, Marcos Daniel
http://lattes.cnpq.br/8422119886996254
x, x
x
x, x
x
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Glaucia Aparecida Silvério
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Surdos
Astronomia
Libras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação especial
Surdos
Astronomia
Libras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01T21:46:19Z
2021-12-01T21:46:19Z
2021-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMARAL, Glaucia Aparecida Silvério. Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33653
identifier_str_mv AMARAL, Glaucia Aparecida Silvério. Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711499629166592