Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Henrique
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33873
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_b45355a6e7da7b118250812a28b14df0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33873
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino SuperiorInclusion challenges: the vivence of people with deficiency on context in higher educationEducaçãoAprendizagemDeficientesLegislaçõesInclusãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A educação inclusiva é necessária para que as pessoas com qualquer deficiência tenham assegurado o seu direito à educação em todos os níveis de ensino, desde o básico até o superior. Ao considerar as particularidades de cada indivíduo, esse modelo pedagógico evita prejuízos no desenvolvimento intelectual dos educandos, além de favorecer a inclusão destes, durante e após o processo de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo compreender o contexto educacional na parte de acessibilidade física e metodológica dos alunos com deficiência e as dificuldades enfrentadas por eles no âmbito do Ensino Superior no Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Como objetivos específicos, essa pesquisa buscou descrever o histórico da deficiência e a sua relação com a educação, com o processo de ensino aprendizagem. Além disso, demonstrar a percepção dos alunos com deficiências inseridos no Curso de Graduação da Instituição em relação ao processo de ensino aprendizagem adotado, bem como o apoio prestado pela Instituição de Ensino a estes estudantes, através da Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (DEPAE). Para isso, foi realizado a partir da análise histórica-teórica da trajetória da educação especial, seguida da busca de legislações que direcionam a prática do ensino no país e, por último, foi considerada a vivência de dois estudantes especiais e de uma coordenadora do CEPAE. Tal estudo possui caráter exploratório com abordagem qualitativa. Nos resultados destacam-se as dificuldades enfrentadas pelos alunos da graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, devido à falta de acessibilidade e a dinâmica pedagógica, por vezes ineficaz, empregada pelos docentes. Ademais, foram apontados os desafios e os pontos positivos do suporte oferecido aos alunos segundo a visão da coordenadora do DEPAE. Logo, é fundamental discutir ações que preencham as lacunas ainda existentes nos meios teóricos e prático do campo da Educação, que impactam diretamente no processo de aprendizagem dos deficientes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilGeografiaMoura, Gerusa Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/6447527498768940Vilela, Maria Aparecida Augusto Sattohttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza Dehttp://lattes.cnpq.br/8227979773921564Ramos, Henrique2021-12-28T17:56:58Z2021-12-28T17:56:58Z2021-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRAMOS, Henrique. Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-29T06:21:29Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33873Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-29T06:21:29Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior
Inclusion challenges: the vivence of people with deficiency on context in higher education
title Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior
spellingShingle Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior
Ramos, Henrique
Educação
Aprendizagem
Deficientes
Legislações
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
title_short Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior
title_full Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior
title_fullStr Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior
title_full_unstemmed Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior
title_sort Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior
author Ramos, Henrique
author_facet Ramos, Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Gerusa Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/6447527498768940
Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
http://lattes.cnpq.br/0767845397014319
La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza De
http://lattes.cnpq.br/8227979773921564
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem
Deficientes
Legislações
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic Educação
Aprendizagem
Deficientes
Legislações
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28T17:56:58Z
2021-12-28T17:56:58Z
2021-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Henrique. Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33873
identifier_str_mv RAMOS, Henrique. Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711549176479744