Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33873 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_b45355a6e7da7b118250812a28b14df0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/33873 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino SuperiorInclusion challenges: the vivence of people with deficiency on context in higher educationEducaçãoAprendizagemDeficientesLegislaçõesInclusãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A educação inclusiva é necessária para que as pessoas com qualquer deficiência tenham assegurado o seu direito à educação em todos os níveis de ensino, desde o básico até o superior. Ao considerar as particularidades de cada indivíduo, esse modelo pedagógico evita prejuízos no desenvolvimento intelectual dos educandos, além de favorecer a inclusão destes, durante e após o processo de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo compreender o contexto educacional na parte de acessibilidade física e metodológica dos alunos com deficiência e as dificuldades enfrentadas por eles no âmbito do Ensino Superior no Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Como objetivos específicos, essa pesquisa buscou descrever o histórico da deficiência e a sua relação com a educação, com o processo de ensino aprendizagem. Além disso, demonstrar a percepção dos alunos com deficiências inseridos no Curso de Graduação da Instituição em relação ao processo de ensino aprendizagem adotado, bem como o apoio prestado pela Instituição de Ensino a estes estudantes, através da Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (DEPAE). Para isso, foi realizado a partir da análise histórica-teórica da trajetória da educação especial, seguida da busca de legislações que direcionam a prática do ensino no país e, por último, foi considerada a vivência de dois estudantes especiais e de uma coordenadora do CEPAE. Tal estudo possui caráter exploratório com abordagem qualitativa. Nos resultados destacam-se as dificuldades enfrentadas pelos alunos da graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, devido à falta de acessibilidade e a dinâmica pedagógica, por vezes ineficaz, empregada pelos docentes. Ademais, foram apontados os desafios e os pontos positivos do suporte oferecido aos alunos segundo a visão da coordenadora do DEPAE. Logo, é fundamental discutir ações que preencham as lacunas ainda existentes nos meios teóricos e prático do campo da Educação, que impactam diretamente no processo de aprendizagem dos deficientes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilGeografiaMoura, Gerusa Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/6447527498768940Vilela, Maria Aparecida Augusto Sattohttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza Dehttp://lattes.cnpq.br/8227979773921564Ramos, Henrique2021-12-28T17:56:58Z2021-12-28T17:56:58Z2021-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRAMOS, Henrique. Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-29T06:21:29Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33873Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-29T06:21:29Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior Inclusion challenges: the vivence of people with deficiency on context in higher education |
title |
Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior |
spellingShingle |
Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior Ramos, Henrique Educação Aprendizagem Deficientes Legislações Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
title_short |
Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior |
title_full |
Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior |
title_fullStr |
Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior |
title_sort |
Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior |
author |
Ramos, Henrique |
author_facet |
Ramos, Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Gerusa Gonçalves http://lattes.cnpq.br/6447527498768940 Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza De http://lattes.cnpq.br/8227979773921564 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Aprendizagem Deficientes Legislações Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
topic |
Educação Aprendizagem Deficientes Legislações Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28T17:56:58Z 2021-12-28T17:56:58Z 2021-10-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAMOS, Henrique. Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33873 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Henrique. Os desafios da inclusão: as vivências das pessoas com deficiência no contexto do Ensino Superior. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711549176479744 |