Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O Boticário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Filho, Arnaldo Ferreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34728
Resumo: Pesquisa sem auxílio de agências de fomento
id UFU_b5b5eef5197fe1e6deed02eaff244a79
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/34728
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O BoticárioComunidade LGBTQIA+LGBTQIA+ communityDiversidade sexualsexual diversityMídia socialSocial midiaInstagramInstagramCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Diversidade sexual vai muito além da existência de pessoas que se reconhecem como pertencentes à comunidade LGBTQIA+, vai além dos aspectos biológicos. Por isso, demonstrar esse grupo é fundamental para construção de uma sociedade mais justa e igualitária a todos, independente do que os padrões e as crenças sugerem. E pensando em oportunidades e representatividades, algumas empresas e marcas têm trazido grupos sociais excluídos como protagonistas de suas mídias sociais. Com base nisso, o presente estudo visa analisar as mídias sociais das marcas Calvin Klein e O Boticário, postadas na rede social Instagram, considerando a diversidade sexual como fator de engajamento. Para dar suporte à pesquisa, o referencial teórico contou com temas como: diversidade cultural, o movimento econômico realizado pela comunidade estudada e mídias sociais. Para cumprir o objetivo geral, bem como os específicos, foi utilizado como procedimento metodológico, o estudo de marcas que realizam tais mídias sociais, o estudo de redes sociais, para conhecer aquela que possui maior engajamento, além disso, realizou-se um grupo focal com consumidores de pelo menos uma das marcas estudadas, e contou com o método netnográfico. Diante da pesquisa, observou-se que as marcas realizam mídias sociais com o grupo estudado com maior frequência em junho, o que demonstrar haver interesse das marcas em representar esse grupo, porém é importante haver mais mídias para que essas marcas não sejam associadas apenas a um discurso vazio, de apropriação.2024-03-29Universidade Federal de UberlândiaBrasilAdministraçãoSilva, Jussara Goulart dahttp://lattes.cnpq.br/2105942822043040Freire, Denilson Aparecida Leitehttp://lattes.cnpq.br/0178588623724812Pacheco, Simone Beatriz Neveshttp://lattes.cnpq.br/1174989972794180Araújo Filho, Arnaldo Ferreira de2022-04-13T14:32:55Z2022-04-13T14:32:55Z2022-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAUJO FILHO, Arnaldo Ferreira de. Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O Boticário. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34728porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-04-09T15:36:39Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34728Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-09T15:36:39Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O Boticário
title Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O Boticário
spellingShingle Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O Boticário
Araújo Filho, Arnaldo Ferreira de
Comunidade LGBTQIA+
LGBTQIA+ community
Diversidade sexual
sexual diversity
Mídia social
Social midia
Instagram
Instagram
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O Boticário
title_full Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O Boticário
title_fullStr Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O Boticário
title_full_unstemmed Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O Boticário
title_sort Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O Boticário
author Araújo Filho, Arnaldo Ferreira de
author_facet Araújo Filho, Arnaldo Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jussara Goulart da
http://lattes.cnpq.br/2105942822043040
Freire, Denilson Aparecida Leite
http://lattes.cnpq.br/0178588623724812
Pacheco, Simone Beatriz Neves
http://lattes.cnpq.br/1174989972794180
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Filho, Arnaldo Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade LGBTQIA+
LGBTQIA+ community
Diversidade sexual
sexual diversity
Mídia social
Social midia
Instagram
Instagram
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Comunidade LGBTQIA+
LGBTQIA+ community
Diversidade sexual
sexual diversity
Mídia social
Social midia
Instagram
Instagram
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Pesquisa sem auxílio de agências de fomento
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-13T14:32:55Z
2022-04-13T14:32:55Z
2022-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO FILHO, Arnaldo Ferreira de. Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O Boticário. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34728
identifier_str_mv ARAUJO FILHO, Arnaldo Ferreira de. Comunidade LGBTQIA+ e mídias sociais: um estudo sobre o engajamento da Calvin Klein e O Boticário. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569575326056448